Revista do Bola
 

             A Revista do Bola com o tema “O Vale Encantado” foi elaborada pelas professoras Jacqueline Baumgratz e Márcia Toledo com a contribuição dos músicos Celso Pan e Beto Quadros.

             Durante o processo de elaboração diversos foram os colaboradores que se somaram para a concrecitazação deste registro, entre eles destacamos uma amiga moradora de Monteiro Lobato - SP, Béatrice Reichen V.Costa, que gentilmente trouxe até o Grupo Musical Bola de Meia algumas de suas pesquisas, que acrescentamos em curiosidades, você sabia e outros lugares ao longo da revista.

             Béatrice elaborou anteriormente a esta revista, um material didático e lúdico para seus sobrinhos na Suiça e muito do que ela havia escrito lá utilizamos neste material, assuntos  e curiosidades sobre: o Sabiá Laranjeira, o João de Barro, a Onça, o Cachorro, etc.

             Destacamos também a colaboração da Associação de Defesa do Meio Ambiente - Vale Verde, que elaborou e distribui um material de pesquisa sobre fatores ambientais, geográficos e do meio ambiente para diversas escolas da região, material este que também nos serviu de fonte de pesquisa.

             Ainda entre os destaques, vale falar do amigo Ocílio José Azevedo Ferraz que através de sua experiência e pesquisa, talvez mesmo sem saber, colaborou com nossa pesquisa, pois ele participou da eloboração de um material importantíssimo de registro histórico cultural sobre a região do Vale do Paraíba juntamente com o Centro Educacional Objetivo, UNIP - Universidade Paulista, Prefeitura de Caçapava e a Fundação Nacional do Tropeirismo. Eram os Cadernos Culturais do Vale do Paraíba com o título “A alma índia no Vale” de autoria de Maria Aparecida de Oliveira.

             Não podemos deixar de falar daqueles amigos que se somaram a nós e ofereceram inspiração e transpiração para a realização concreta deste material:

             – O incansável pensador, físico e escritor Paulo Núbile, revisando uma, duas, três ou mais vezes e nós sempre inventando uma idéia nova e aí não dá para deixar de jogar os confetes, pois se ele gosta da nossa música nós adoramos seus escritos;

             – Patricia Moreira, que de foto em foto, acompanhando sempre que possível os trabalhos do Bola de Meia nas oficinas pedagógicas, apresentações, motivando-nos a escrever projetos, sem perceber, acabamos por aproximá-la mais diretamente da música;

             – O casal  Dyer, Cristina e Celso, ela pacientemente digitando, diagramando, bolando um jeito de organizar as idéias no papel e ele desenhando, criando caricaturas, corrigindo e palpitando.

             O registro de uma pesquisa demanda muito trabalho, mas podemas dizer que a nossa maior fonte de pesquisa foi e é o povo piraquara, estes que moram próximos ao Rio Paraíba do Sul, estes que nasceram, viveram ou mesmo escolheram o Vale para viver.

             Foi através de nossas andanças por estas cidades que compõe o Vale do Paraíba como: São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Paraibuna, Santa Isabel, Cunha, Silveiras e outras, que obtivemos um conhecimento maior sobre nossas riquezas culturais.

             Foi aprendendo a dançar moçambique com o mestre Geraldino da Cia de Moçambique do Parque Bandeirantes de Taubaté, a gostar de folia com o mestre Waldomiro, a pontear a viola e a dançar o catira com o mestre Zé Mira, a socar pilão  com o vô Chicão e assim por diante. Estas coisas que se aprende passando de pai para filho e assim por diante, que fomos aos poucos, escrevendo a nossa própria história.

             É importante conhecermos nossa história, pois é através dela que construimos nossa identidade cultural, ela sinaliza nossos caminhos, desde o ponto de partida até o ponto de chegada, todo o trajeto que ainda iremos trilhar.
 
 
Volta a Página Inicial
E-mail