ðHgeocities.com/Vienna/Strasse/1346/metodo.htmgeocities.com/Vienna/Strasse/1346/metodo.htm.delayedxF§ÕJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈ@å¾A(OKtext/html€CmoA(ÿÿÿÿb‰.HThu, 15 Mar 2001 11:35:22 GMT¾Mozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *F§ÕJA( MÉTODO
     
 
MÉTODO
 
   
 

O Método Escoteiro se define como um sistema de auto-educação progressiva e que constitui um todo integrado em que se combinam diversos elementos:

Lei e Promessa. O elemento fundamental do Método Escoteiro é o convite aos jovens para que livremente aceitem a Lei, expressando essa aceitação por meio de uma Promessa que define os princípios em que se baseia o Movimento Escoteiro. Assim, a Lei e a Promessa não só formulam princípios, mas traduzem um compromisso com um estilo de vida, com um código de ética livremente assumido pelo jovem ante um grupo de companheiros.

Aprender fazendo. A educação pela ação é outro componente do Método, que valoriza o aprendizado pela prática, os hábitos de observação, dedução e indução e o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e na iniciativa.

Vida em equipe. A integração a pequenos grupos é o terceiro elemento-chave do Método Escoteiro. Esses grupos aceleram a socialização, possibilitando a identificação de todos os seus membros com objetivos que lhes são próprios, permitem o profundo conhecimento de outras pessoas e facilitam a apreciação mútua, a liberdade e a espontaneidade, criando uma atmosfera privilegiada para que o jovem cresça e se desenvolva. O pequeno grupo possibilita a descoberta e a aceitação progressiva de responsabilidades e prepara para o autocontrole, por meio da disciplina assumida voluntariamente, além de desenvolver a capacidade tanto para cooperar como para liderar.

Atividades progressivas, atraentes e variadas. O Método se destina ao cumprimento de um Programa centrado em uma combinação equilibrada de atividades variadas, voltadas para os interesses e necessidades dos participantes. Os jogos, a vida ao ar livre em contato com a natureza, o domínio de técnicas e habilidades úteis, a interação com a comunidade e a participação em seu desenvolvimento, a mística e o ambiente fraterno, motivam a participação do jovem e explicam porque é tão elevado o índice de comparecimento às atividades escoteiras.

O jogo como instrumento de educação. O jogo e a aventura são os meios pelos quais a criança e o jovem se relacionam com a vida que os cerca. Do ponto de vista educativo, o jogo lhes permite descobrir sua própria identidade, facilitando o conhecimento dos demais e a exploração do mundo.

A vida ao ar livre. É na vida ao ar livre que o jovem desenvolve e equilibra o seu corpo, sua saúde e suas capacidades físicas, fatores essenciais para sua futura qualidade de vida. Os desafios da natureza devolvem ao jovem o seu ritmo normal e estimulam a criatividade, pouco desenvolvida em função da vida excessivamente organizada das grandes cidades. Esses mesmos desafios criam fortes vínculos entre os membros do grupo e possibilitam a melhor compreensão da vida em sociedade. A natureza é um ambiente em que a liberdade pode ser exercida espontaneamente e uma profunda formadora de conceitos estéticos, por oferecer um sentido natural de beleza. A natureza também desempenha um papel relevante no desenvolvimento espiritual do jovem, não como uma forma de adoração ou como um substituto para a religião, mas como um testemunho da Criação, como uma mensagem do Criador por meio de sua obra e como um convite à participação na criação. Esta significativa valorização da natureza confrontada com os danos que o homem contemporâneo impõe à sua harmonia, assegura ao Escotismo a primazia entre os movimentos ecológicos: desde a sua origem, o Escotismo defende e promove a conservação da natureza, consciente de que o espaço vital da humanidade e dos seres vivos constituem um sistema interdependente, onde o prejuízo a qualquer parte se comunica ao sistema como um todo.

As técnicas e habilidades práticas. A educação pela ação implica habilidades práticas e técnicas atraentes que só podem ser dominadas pela execução. Além de permitir que o jovem adquira experiências pessoais e desenvolva sua criatividade, essa espécie de aprendizado o leva a descobrir a realidade exterior, a conhecer suas afinidades e aptidões e o inicia em sua vocação.

A interação com a comunidade. Os serviços à comunidade e a participação no seu desenvolvimento são uma expressão real dos princípios do Movimento e uma técnica educativa específica. Aprender servindo é uma forma de conhecimento de si mesmo, de integração social efetiva, de estímulo à iniciativa e de assimilação de valores como justiça, respeito aos direito alheios e solidariedade.

A tradição e o ambiente fraterno. As tradições, que conduzem à reflexão, e o ambiente fraterno, que propicia e incentiva, são recursos educacionais amplamente explorados pelo Escotismo. Trata-se de uma reflexão motivada pela ação e que, depois de realizada, retorna sob a forma de uma nova ação, aperfeiçoada e aprofundada. É só por meio dessa reflexão que as demais atividades do programa se traduzem em crescimento e enriquecimento pessoal.

Desenvolvimento pessoal pela orientação individual. A peculiaridade do Método se evidencia na forma como se considera a realidade e o ponto de vista de cada jovem, em cujas potencialidades se deposita a mais absoluta confiança. O educador adulto, mantendo-se como tal, se incorpora alegremente à vida juvenil, prestando o seu testemunho pessoal de respeito aos valores preconizados pelo Movimento e ajudando a descobrir e revelar, orientando, nunca dirigindo ou controlando. Este estilo de presença facilita o diálogo e a cooperação entre gerações diferentes e a autoridade adulta existe como um serviço à liberdade dos jovens.