Fabiana Donadel - Grupo Espírita Ramatís - Lages - SC

Apresentado no IV Congresso Brasileiro de Apometria

5 a 7 de setembro de 1997 - Porto Alegre - RS

 

"A grandeza de um homem consiste em sua decisão de ser mais forte que a condição humana"

(Albert Camus - Escritor francês)

 

Amigos do plano físico,

Paz e Bem em seus corações e mentes.

Não temos pretensão de ser considerados "experts" nas ciências da mente. Somos apenas estudiosos e pesquisadores que despidos do corpo físico permanecem na busca incessante de conhecer o ser humano, em sua origem espiritual e na sua caminhada evolutiva até os dias atuais. Sendo assim, queremos compartilhar com os amigos encarnados, um meio seguro e confiável para o diagnóstico de problemas cujos sintomas se manifestam no corpo físico, tanto a nível orgânico como a nível mental.

O ser humano ainda tem segredos ocultos em si mesmo que haverá de descobrir. Alguns desses segredos encontram-se na leitura do Mental Superior que está interligado aos demais corpos e, através de sua estrutura sutil é capaz de guardar preciosas informações acerca da personalidade encarnada.

Boa vontade, fé nas intuições, treinamento para visão psíquica e conhecimentos básicos da anatomia do Mental Superior são elementos essenciais para o diagnóstico através deste corpo detentor de muitas facetas capazes, se desordenadas, de prejudicar o concurso positivo dos ideais encarnatórios. Como os amigos podem ver, não se trata de tarefa difícil e, associando-a ao manancial de técnicas de tratamento já conhecidas, com absoluta certeza, transformar-se-á em poderosa ferramenta para os trabalhos anímico-espirituais, provendo maior eficiência e eficácia dos mesmos.

Está em suas mãos, a tarefa de efetivar esta técnica, levando-a ao conhecimento de um número maior de pessoas, a fim de que seja pesquisada e utilizada para o auxílio daqueles que se encontram em sofrimento.

Paz a todos,

MANTHANÁH

 

 

Nota:

Foi assim que este amigo de outras eras se apresentou no dia 07 de julho de 1997, quando busquei reordenar o trabalho de pesquisa sobre o Mental Superior para sua apresentação no IV Congresso Brasileiro de Apometria. Mais uma vez se fez presente com um grupo de entidades, conforme já fizera outras vezes. Este grupo é formado por três homens e três mulheres e faz parte da Equipe Mahadon do Templo da Paz, Amor e Fraternidade, dirigida pelo irmão Mahaidana.

Ele e seus cinco companheiros denominam-se como sendo parte integrante da Equipe Científica Holística. Cada componente tem uma especialidade mas conhece as outras áreas de atuação da equipe. São coordenadores deste apêndice da Equipe Mahadon que conta com a colaboração de inúmeros espíritos interessados nas ciências da mente.

Manthanáh configura-se como indiano. De aspecto jovem, sua pele escura é realçada por longa veste branca, debruada com azul índigo. No peito, leva um medalhão com a insígnia da Equipe Mahadon. Seu rosto tem traços que o definem como alguém muito determinado e tranqüilo. Esta tranqüilidade parece ampliada pelo halo de luz amarela e verde que emerge do seu chakra coronário.

Cada componente da equipe tem as vestes brancas debruadas com cor diferente - verde-jade, azul-celeste, laranja-claro, violeta e prata. Um dos espíritos femininos, vestes debruadas com a cor prata, intui os desenhos e descrições dos Mentais para que estejam de acordo com a realidade espiritual do paciente atendido. Ela ainda não me permitiu ver seu rosto, nem disse o nome que utiliza na equipe à qual pertence.

Manthanáh, obrigada pela confiança e paciência com as quais tem conduzido parte de meu aprendizado nesta e em outra existências pregressas.

Que Deus nos ilumine para prosseguir,

Fabiana Donadel

 

 

EVOLUÇÃO DO MENTAL SUPERIOR

Segundo os estudiosos, os primeiros seres humanos provieram de criaturas antropóides, isto é, parecidas com o homem, chamadas AUSTRALOPITECOS. Esses símios antropóides, surgiram inicialmente há mais de cinco milhões de anos. Com o passar do tempo, estruturas mais avançadas foram surgindo. Data de 1.200.000 anos AC a forma humana que os cientistas denominam HOMO ERECTUS (homem ereto). Seguindo-se ao homo erectus, surgiu o HOMO SAPIENS, por volta de 300.000 AC, apareceu uma subespécie conhecida como HOMO SAPIENS SAPIENS, da qual é exemplo, o Homem de Cro-Magnon.

Assim como o corpo humano evoluiu das formas mais primitivas até chegar à forma atual, o Corpo Mental Superior também passou por diversas fases, acompanhando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da forma e a evolução intelectual do ser. À medida que surgiam as necessidades, o Mental ia despertando suas capacidades e atributos até então adormecidos. Esse despertar, resultou na modificação anatômica deste corpo que tem por principais atributos, a vontade, o raciocínio criativo, a imaginação, o poder e o mando ou domínio do meio.

Para compreender a evolução do Mental Superior, precisamos regredir no tempo, até a Primitiva Idade da Pedra ou Período Paleolítico, há mais de três milhões de anos, quando os seres humanos começaram a fabricar suas toscas ferramentas de pedra. Viviam da caça e deslocavam-se permanentemente em grupos, buscando alimento. Permaneciam poucos dias no local escolhido, comendo os animais e plantas desta área. Construíam abrigos somente se houvesse alimento suficiente para algumas semanas ou até meses, acontecimento raro, pois sua permanência era muito curta. Em algumas regiões, chegavam a habitar cavernas.

Nesta época, segundo informações do Mundo Espiritual, o Mental Superior encontrava-se na forma de um botão de rosa (Figura A, desenho 1). Percebe-se, pelas descrições do período correspondente, que os atributos deste corpo, eram pouco utilizados, pois que ainda não eram exigidos pela consciência encarnada. Deste fato, advém a primeira forma de Mental Superior, cujas pétalas encontram-se recolhidas.

Seu desabrochar ocorreu gradativamente para que em torno de 750.000 anos AC, outras formas de Mental (Figura A - desenho 2). Data de 1.000.000 anos AC, a fabricação de machadinhas de mão e ferramentas de corte (rochas pequenas e planas, afiadas de ambos os lados). Essas ferramentas mostram maior criatividade e poder imaginativo, o que corresponde dizer que o corpo físico aproximava-se do potencial criador armazenado no Mental Superior.

Nos próximos 250.000 anos, percebe-se um aprimoramento do intelecto humano. No ano 5000.000 AC, verifica-se a descoberta do fogo, marco na história da humanidade. Neste período, a criatividade passou a pertencer à consciência humana. Por esta razão, vemos as quatro pétalas inferiores sendo formadas. As cores azul e verde, se observarmos melhor, já estavam presentes desde a primeira forma de Mental Superior.

A 3o forma (Figura A - desenho 3) , determina o princípio da auto-identificação e a forma mais concreta da personalidade, para que o homem conquistasse a plenitude de suas capacidades. Por mais um longo período de descobertas e modificações, dentre as quais podemos citar as primeiras demonstrações de religião e arte, ocorridas respectivamente em 60.000 anos e 50.000 anos AC, o Mental Superior foi desabrochando e levando à consciência, seu potencial. E, essa tomada de consciência, fez surgir a atual forma do Mental Superior, cujo ponto de partida ocorreu em 35.000 anos AC (Figura A - desenho 4).

Continuação em "ANATOMIA DO MENTAL SUPERIOR".