Chinchilas

Banda de Filipe Mendes que actuou no Festival de Vilar de Mouros de 1971 extra concurso ("à borla").

O grupo durou de 1965 a 1970. Grupo liderado pelo guitarrista Felipe Mendes [que chega a tirar um curso de guitarra no Chicago School of Music ], apelidado de "Mendrix" devido à admiracão que tinha por Jimi Hendrix. Outros elementos foram Victor Mamede (bateria, mais tarde ligado à televisão), Zé Chopin (que mais tarde foi director da programação musical do Casino Estoril) e o baixista dos Ferro & Fogo. O maior sucesso do grupo foi uma versão de «I'm a Believer»dos Monkees.

Gravaram vários ep's e participaram em duas colectâneas. [Os Chinchilas venceram o Concurso Barbarella'70, em Palma de Maiorca, com muitas bandas de prestígio à mistura. Por causa disso fizeram uma canção, «Barbarella», cuja letra só tinha duas linhas: «Barbarella Road, dibididu dibididá/Waiting for the girls, in Barbarella Road». Espírito hippie (Manuel João Vieira)]

Os "Chinchilas" participaram no "Grande Concurso Yé-Yé" realizado em Lisboa em 1966, no Teatro Monumental, tendo obtido o 6º lugar. A classificação final foi a seguinte:

1.° Claves, 55 pontos (pontuação máxima)
2.° Rocks (de Angola, com Eduardo Nacimento), 45
3.° Night Stars, 39,5
4.° Jets, 35
5.° Ekos, 29,5
6.° Chinchilas, 29
7.° Espaciais, 18
8.° Tubarões, 18.

Página inicial