Ekos

Grupo de estudantes dos Liceus Passos Manuel e Pedro Nunes e da Escola Técnica Machado de Castro. O grupo foi formado em 1964, o vocalista era Zé Luís. Grupo que nasceu em Campo de Ourique, os Ekos com o vocalista Zé Luís. Foi no Algarve que José Luís recebeu um conselho de Cliff Richard: "Disse-nos para cantarmos em português, porque se queríamos conquistar o mundo tínhamos que agradar primeiro ao público nacional".

Os seus temas mais populares foram «Esquece» (de 1965, versão de Hold On, de P.J Proby), «Oh Isabel» e «Só» (de 1965). Os Ekos fizeram músicas novas em Angola, durante a tropa, e acabaram por conseguir gravá-las em 1970. «Habitat 736» trata dos dias que passaram no Ultramar - «Sou do Género Desprezado». «Senhora dos Tratados» não pôde ser gravado na sua versão original devido à censura. Foi publicado com nova letra e com o título «Sol e Paz».

Os "Ekos" participaram no "Grande Concurso Yé-Yé" realizado em Lisboa em 1966, no Teatro Monumental, tendo obtido o 5º lugar. A classificação final foi a seguinte:

1.° Claves, 55 pontos (pontuação máxima)
2.° Rocks (de Angola, com Eduardo Nacimento), 45
3.° Night Stars, 39,5
4.° Jets, 35
5.° Ekos, 29,5
6.° ChinchiIas, 29
7.° Espaciais, 18
8.° Tubarões, 18.
A canção «Esquece» foi incluída na colectânea «Os Reis do Ritmo», publicada em 2003 pela editora Valentim de Carvalho


Página inicial