VILA VELHA NEWS ON LINE
Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

O Sítio histórico de Vila Velha compreende a área do Morro do Convento e a Prainha, onde estão localizados os principais monumentos históricos do município e do Estado. Dois tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Convento de Nossa Senhora da Penha e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a área do antigo Forte de São Francisco Xavier da Barra, hoje Forte de Piratininga, a casa da Cultura de Vila Velha e do casario colônia; e do Séc. XIX que ainda permanece em alguns pontos da área. Além disso, os pontos elevados, principalmente o morro do Convento de Nossa Senhora da Penha, proporcionam a visualização de vários cenários geográficos do nosso litoral.

CONVENTO DA PENHA

Construído sobre um penhasco de 154 metros de altitude, por Frei Pedro Palácios. Espanhol, eremita que chegou em Vila Velha em 1558, foi o primeiro missionário e encarregado da catequese dos índios locais. Com base no ideal eremita, instalou - se numa gruta na base do morro, (hoje conhecida como Gruta do Frei Pedro Palácios). Ao lado construiu um nicho (pequena capela), para painel de Nossa Senhora das Alegrias, existente até hoje ao lado da entrada do 38º BI.

Reza a lenda, que por três vezes, o painel de Nossa Senhora, apareceu no alto da Penha, sinalizando ao Frei, onde deveria ser construída a sua Capela. 
A construção só terminou em 1670. Em seu interior, grande acervo histórico, preserva séculos de história. Quadros do pintor Benito Calixto (1926) retratam às diversas fases e as agressões estrangeiras sofridas pelo Convento. 
Do lado de fora os visitantes encontram a Capela de São Francisco, onde o Frei Pedro Palácios foi encontrado morto. 


Clique aqui para enviar seu recado