Portugal

 

 

E interessante falar sobre um lugar que sempre "viveu" dentro de mim, desde que eu nasci, e que eu so conheci realmente quando eu ja estava por volta dos meus 20 e poucos anos. Foi uma cultura que fez parte da minha educacao, dos meus costumes e do meu modo de interagir com o mundo. 

E da mesma forma que fantasiei como seria a minha vida se eu tivesse ficado em Mocambique, fantasiei como teria sido a minha vida caso o governo portugues tivesse conseguido planejar uma infraestrutura correta para as familias que voltaram das colonias . Enfim, isso nao aconteceu e apos a saida de Mocambique, eu e minha familia ficamos em Portugal (Coimbra) por volta de 8 meses e depois foi tomada a decisao de irmos morar no Brasil. 

Bom, mas quando voltei para visitar Portugal eu ja tinha uma visao de mundo diferente e pude apreciar cada detalhe daquilo que fazia parte de mim e confesso que me encantei.

Lisboa e uma cidade moderna sem ter perdido o charme dos seus comercios familiares com suas vitrines meticulosamente arrumadas e enfeitadas com vinhos, doces e produtos locais e de seus  Cafes recheados de doces caseiros deliciosos. Nao tive a sensacao de sufocamento das grandes capitais, muito pelo contrario, Lisboa e romantica, simples e bulcolica.

Os pontos importantes sao :

. Torre de Belem, de onde nos anos dos desobrimentos as caravelas sairam para descobrir um mundo novo e pode-se ter uma vista maravilhosa da baia e do Rio Tejo, que mais parece o mar de tao grande. Logo oposto a Torre, atravessando uma grande avenida pode-se conhecer um dos mais famosos cafes que fazem o mais tradicional pastel de Belem de Portugal, e que tem um sabor que eu jamais esquecerei. Proximo a este ponto pode-se chegar ao monumento dos Descobrimentos erguido ainda no governo de Salazar.

. Elevador de Santa Justa, que fica entre o Chiado (bairro que foi reconstruido apos um incendio e que eu pude apreciar a reconstrucao) e a Baixa; e este elevador vai leva-lo ao Bairro Alto .

. Proximo a Belem, encontra-se o Mosteiro dos Jeronimos, e um lugar para transportar-se no tempo para os anos 1500, um dos lugares que mais ficaram marcados na minha memoria em Lisboa, com jardins internos muito bem cuidados e a arquitetura da epoca, nao se pode perder.

E fui a um dos restaurantes onde eles fazem os Fados Vadios, onde ateh o cozinheiro e o dono do restaurante cantam fados para os clientes, imperdivel e maravilhoso.

Sintra, ahhh Sintra, se fosse morar em Portugal eu escolheria Sintra, tente imaginar uma terra de castelos com suas pedras rusticas e ajulejos enfeitando a frente das casas populares que sao particularmente lindas rodeadas de plantas trepadeiras, e o visual fica tao tipicamente portugues.

Saindo de Sintra, indo em direcao ao mar encontra-se Cascais uma antiga vila de pescadores que concentra casas pertencentes a grandes familias portuguesas e pode-se ir nao muito longe de Cascais ao Cabo da Roca, um marco do ponto mais proximo da Europa ao continente Americano.

Batalha, onde eu conheci o Mosteiro de Santa Maria da Vitoria (O Mosteiro da Batalha), que foi iniciado para cumprir uma promessa de Joao I para vencer a Batalha de Aljubarrota no ano de 1385 e apos a vitoria a construcao comecou em 1388 e durou um pouco mais de 100 anos para ser terminado e ate hoje existem salas inacabadas. E um patrimonio da UNESCO que nao pode de maneira alguma ser ignorado numa viagem a Portugal.

Coimbra, a cidade da Universidade e de meu pai, onde vale a pena visitar pois e a mais artistica e intelectual das cidades portuguesas, e ao mesmo tempo metropolitana e jovem.

 

Se tem muito mais para ver em Portugal do que isso e eu estou programando quem sabe numa proxima viagem conhecer a cidade do Porto, Algarve, Alentejo e muito mais.