abertura os fatos textos wlj
os filmes
walter.doc
o tempo é sempre presente
Em cartaz na mostra "Inocência e Delírio -  O Cinema de Walter Lima Jr." - Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo, de 13 a 25 de novembro de 2001
Documentário sobre o pensamento, o processo de trabalho e a história de vida de Walter Lima Jr. Aborda a cultura cinematográfica do diretor e a influência que ela exerce no seu modo de pensar e fazer cinema.

A equipe acompanhou o cineasta desde o lançamento de
A Ostra e o Vento, em setembro de 1997, até outubro de 2000, quando ele preparava o roteiro de seu próximo longa-metragem, Os Desafinados. Registrou a passagem do tempo nesses três anos através do cotidiano familiar do cineasta, dando aulas para atores e diretores, dirigindo sua equipe numa sitcom e viajando para o Festival de Veneza, onde recebeu o prêmio Cinema d'Avennire.

É um documentário que procura flagrar o tempo que passa e percorrer vários tempos:  da infância à maturidade de Walter Lima Jr., incluindo cenas  dos filmes que realizou nos seus 35 anos de trabalho. Além de conversas da equipe com Walter, foram registrados encontros dele com seu biógrafo, o jornalista Carlos Alberto Mattos, em torno de vários de seus filmes. Walter discorre sobre sua vida e as relações entre suas experiências e o seu cinema. Revela sua formação cinematográfica e os principais conceitos que orientam seu trabalho. O documentário é centrado na palavra de Walter Lima Jr., na sua capacidade de narrar, na sua paixão pelo cinema e no entusiasmo pelo seu ofício.
Brasil, 2000
Direção: Beth Formaggini e Luís Felipe Sá
Câmeras: Luís Felipe Sá, Beth Formaggini, Rotsen Alves Pereira, Jorge Rocha de Lima
Pesquisa, roteiro e produção: Beth Formaggini
Colaboração na Pesquisa: Carlos Alberto Mattos
Edição: Adriana Borges
Videografismo: Rogério Costa
Assistente de edição: Dinah Kleve
Assistente de produção: Mariza Formaggini
Música: Aurélio Dias
Produção: Alô Vídeo, 4Ventos
Co-produção: Canal Brasil
Apoio: Labo Cine, Vídeo Fundição
Duração: 55 minutos
Cor   Vídeo
Leia resenha de Susana Schild
abertura os fatos textos wlj
os filmes