1. 7

O Relacionamento Conjugal

Não há nada mais belo do que a intimidade do casal quando há amor e respeito. Quando cada um dá a sua vida pelo outro, e há um entendimento entre eles. Isto é maior do que as próprias palavras. Quando existe confiança intima se refletindo em todas as outras áreas da vida, isto produz uma profunda harmonia. Uma relação assim, fortalece e prepara o casal para enfrentar as lutas da vida, porque forma em cada um o vigor, ânimo e fé que os fazem se sentirem quase invencíveis.

Mas também podemos dizer o quanto e horrível a intimidade conjugal, quando a relação se deteriora. Quando a doçura se torna em amargura, e a devoção em abuso e egoísmo. Quando a estima e trocada pelo menosprezo. Quando os sonhos se convertem em pesadelos e a convivência se torna insuportável.

Para considerar este tema, veremos dois aspectos: 1 – A Harmonia no Casamento e 2 – A União Sexual.

Cremos de todo coração que nas escrituras encontramos a orientação para vivermos uma vida matrimonial feliz e termos um lar cheio de amor e paz.

  1. A Harmonia No Casamento
  2. Nossa sociedade exagerou tanto o valor do amor romântico, erótico e sentimental, que muitos, depois de se casarem, se decepcionam quando descobrem que o casamento não é uma continua lua-de-mel. Devemos considerar que:

    1. Considerações Importantes

  1. É Necessário Trabalho e Dedicação. Um casamento feliz não surge do nada, por magia, como nos sonhos ou nos filmes. É necessário dedicação e sabedoria que se adquire com a experiência e dependência de Deus. Também é necessário um carretar maduro, respeito e compreensão mútua. Nada disto se consegue facilmente. Mas isto é plenamente possível para um casamento fundamentado na palavra de Deus. Devemos edificar com fé e estar atentos as dificuldades que surgem.
  2. Problemas e Dificuldades Sempre Existirão. Isto é normal, porque somos humanos e falhamos. Nenhum casamento é perfeito no seu inicio. É importante ter este entendimento, para que ninguém se assuste quando as dificuldades surgirem, e para que haja fé e solução. Podem surgir diferenças quanto ao uso do dinheiro, reações diferentes diante das varias situações da vida, gostos sobre a comida, hábitos, horários, maneira de vestir, educação dos filhos, disciplina, etc.
    1. Problemas e Soluções do Relacionamento

  1. Existem Reações que São Inúteis:

  1. Há Uma Conduta Correta Para Resolver os Problemas.

A boa solução dos problemas fortalece o casamento. Encontrar juntos as soluções efetivas acrescenta confiança e mostra maturidade.

  1. A União Sexual
  2. Alguns se surpreendem quando descobrem que a bíblia tem muitas referencias a relação sexual. Estão acostumados a escutar conversas torpes ou piadas obscenas que rebaixam esta bela relação. Não percebem que esta uma área que Deus quer encher de sua santidade e beleza. Alguns até se escandalizam quando se trata deste assunto na igreja, como se este fosse um tema impróprio para vida cristã. Mas não é assim. Nosso compromisso com Cristo inclui todas as áreas de nossa vida. Vejamos, então, o que a bíblia fala sobre a relação sexual.

    1. Deus é o Autor do Sexo

Deus criou o homem e a mulher. Portanto, ele é o autor do sexo e da relação sexual. Ele determinou as diferenças entre homem e mulher, e estabeleceu a atração mútua. Mas ele reservou a relação sexual, como uma experiência unicamente para o casamento.

Para que se cumpra o propósito divino através do ato sexual, é indispensável que haja um compromisso total e uma entrega completa de um para o outro. Isto só e possível dentro do casamento. O fato de que duas pessoas se amarem, não lhes dá o direito de manterem relações sexuais. A intimidade sexual contém certos riscos e pode acarretar conseqüências para as quais somente o casamento oferece garantias e segurança. A bíblia diz que:

    1. O Propósito da Relação Sexual

O propósito de Deus ao instituiu a relação sexual, divide-se em 3 aspectos:

  1. Selar a união matrimonial. A relação sexual é que consuma o casamento.
  2. A procriação da raça. Isto está diretamente relacionado com o sexo, porque e pela relação sexual que nos procriamos. Existem duas atitudes errôneas entre os que ignoram a vontade de Deus:

  1. Para experimentar a mais profunda expressão de intimidade, amor e felicidade do casal. O ato conjugal, além de físico, envolve o mental, o emocional e o espiritual. Ajuda a superar desacordos, alivia tensões nervosas e contribui para a boa saúde. A relação sexual é uma dadiva de Deus que abençoa o casamento.
    1. Algumas Normas Importantes

  1. No ato sexual, cada um deve procurar a felicidade do outro. Não dar lugar ao egoísmo.
  2. Um não deve negar ao outro a satisfação do desejo sexual, nem tampouco abusar. Há situações de extremo cansaço ou de enfermidade onde deve haver respeito.
  3. A relação não começa na cama. A preparação é durante todo o dia, com uma conduta amorosa e afetiva.
  4. A vida intima deve ser pura, todos os detalhes devem ser dialogados para não agredir a sensibilidade e o pudor do cônjuge. Entre o casal toda a sensualidade é permitida, mas tudo deve ser feito de comum acordo.
  1. Até a Maturidade

Os que já são casados a bastante tempo, compreendem que a felicidade matrimonial não é uma "obra do acaso". É fruto da dedicação, trabalho, esmero, amor, paciência, disposição de aprender e o firme desejo de superar todas as dificuldades. Para que duas pessoas possam conviver em harmonia e amor, apesar de serem completamente diferentes no caráter e na personalidade, com debilidades e maus hábitos arraigados por anos, é necessário esforço e fé. Deus realizará isto guiando, orientando, guardando, apoiando, corrigindo e abençoando (Fp 1. 6). Bendito é seu nome.

Uma relação matrimonial madura e equilibrada, não se consegue da noite para o dia. Todavia se o marido e a mulher se dedicam a buscar entendimento e a fazer as mudanças necessárias, serão recompensados com muitos anos de felicidade. Seu lar brilhará com a graça daquele que prometeu abençoar a todas as famílias da terra (At 3.25).

Meditação e Estudo

  1. Quais são as áreas que geralmente provocam mais problemas no casamento?
  2. Que testemunho você pode dar de situações praticas e da maneira com que você venceu certos problemas que são comuns a todos os casamentos?
  3. Analisar o valor de cada um dos pontos considerados no subtítulo: "Há uma conduta correta para resolver os problemas" (página).
  4. O que pode tornar a relação intima deteriorada e insuportável?
  5. Porque Deus limitou a relação sexual exclusivamente ao casamento e a proibiu terminantemente fora dele?
  6. Qual e o propósito da relação sexual? Fala dos 3 aspectos.
  7. Quais são os benefícios de uma boa relação sexual no casamento?