LINK PARA REBRA
ESPAÑOL
ENGLISH


HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA


VELHICE

Quando a velhice se aproximar, dê-lhe boas-vindas.

Ela é um bem que nem todas as pessoas conseguem alcançar. Daí o seu caráter precioso que merece um cuidado especial para que se possa dela usufruir na sua plenitude. Quando ela se instala é inexorável! Ai daquele que a tratar com displicência!

Ela demanda uma certa preparação e também a disposição de aceitá-la como época de colheita, de disponibilidade para a descoberta de aptidões até então desconhecidas. Lembre-se dos muitos caminhos sondados na sua juventude. Muitos deles eram extremamente atraentes, mas não lhe garantiriam a independência econômica tão desejada e necessária nessa fase da vida. Por isso, foram abandonados. Na maturidade, para ter status e respeitabilidade na sua profissão, você optou por uma especialização. Não bastava ser bom na sua profissão. Precisava ser ótimo! Com isso, o restante do seu potencial foi apenas arranhado, só superficialmente explorado.

É na Terceira Idade que se pode dar ao luxo de “borboletear”, experimentar... Que tal voltar a estudar? Já pensou no desafio que é prestar um novo vestibular? De enveredar por algum ramo da arte? Escrever? Pesquisar? A Informática está aí acenando um mundo de possibilidades. Aventure-se!

Você está livre para dispor do seu tempo e dinheiro. Os filhos criados já se bastam. O seu compromisso é manter-se saudável. Os cuidados com a saúde são essenciais. Já os antigos apregoavam: “Mens sana in corpore sano”. Programe-se. Faça caminhadas, alimente-se adequadamente, esteja atento para qualquer sintoma que fuja à norma, alargue seu círculo de amizades, participe das atividades da família...

Ah! Se tiver netos, desfrute da companhia deles, mas tenha sempre presente que os tempos são outros... Esse convívio será bom. É uma oportunidade impar para você transmitir coisas boas de seu tempo e que estão desaparecendo... Devolva à criança de hoje a riqueza de uma verdadeira infância. Contar, inventar histórias para os netos é simplesmente maravilhoso. Pode-se dar a eles a possibilidade de imaginar a história a seu modo, desenvolvendo sua capacidade criativa. Dê-lhes a oportunidade de cada um ter a sua Cinderela, de acordo com as suas preferências. Não será aquela que os “enlatados” lhe ofereceram, igualzinha à de todo o mundo. Esse relacionamento será encantador para ambos os lados... Experimente!

A preocupação em manter-se atualizado, a busca em compreender as constantes mudanças do mundo, faz do velho um moço. Tenha uma atitude positiva e não se lamurie pelo que já passou e nem pelos problemas que surgem. Enfrente-os e viva! Só assim a velhice se tornará rica e prazenteira.

Menção Honrosa – Concurso de Crônicas – Jornal do Servidor Publico do Estado de São Paulo – Jan.Fev. 2001



Biografia da Autora




ÍNDICE DE ESCRITORAS PRÓXIMA ESCRITORA REBRA LINKS PESSOAIS


E-MAIL DA AUTORA