LINK PARA REBRA
Foto da Autora ESPAÑOL
ENGLISH



MARIA CONSUELOCUNHA CAMPOS



LIVRO

Biografia

Natural de Porto Quebracho,MS, reside,desde os 8 meses, na cidade do Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Santa Rosa de Lima ( religiosas dominicanas).Graduou-se em Letras (Português-Francês) na atual Universidade Santa Úrsula e é mestra e doutora em Letras pela PUC-RJ.

Professora de Literatura Brasileira da UERJ, nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras, integra também o corpo de pesquisadores do ProAfro-CCS/UERJ .

Ensaísta, poeta e contista.Membro de associações científicas internacionais e nacionais,(International Comparative Literature Association, Associação Internacional de Lusitanistas, Associação Brasileira de Literatura Comparada).

Foi membro do Conselho da Associação Nacional de Pós -Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística e coordenadora do Grupo de Trabalho de Literatura Comparada desta associação; membro dos Grupos de Trabalho A mulher na literatura e Literatura Comparada.

Como co-coordenadora (com Doris Sommer) da 1a parte do 3o volume da obra coletiva "Culturas literárias na América Latina" e autora de um de seus ensaios, integrou o projeto "Rethinking Latin American Literature", da Universidade de Toronto,Canadá, sob a coordenação de Mário Valdés.Publicações no Brasil, Estados Unidos e Canadá. Comunicações, mesas-redondas e oficinas em congressos e seminários no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Portugal,Holanda, Itália.Recebeu prêmios literários nacionais em ficção, poesia e ensaio.Fala inglês, espanhol, alemão e francês.


Bibliografia

1 ­ LIVROS INDIVIDUAIS

1.01. SOBRE O CONTO BRASILEIRO (ensaio) .Rio de Janeiro, Gradus, 1977.
1.02. MINEIRIDADE (poesia).Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal para melhor livro de poesia publicado.Rio de Janeiro, Achiamé, 1980.
1.03. INÁCIO DE LOYOLA, O POEMA DE DEUS.(poesia).São Paulo, Loyola, 1986.

2 ­ LIVROS COLETIVOS

2.01. GLOSSÁRIO DE DERRIDA.Coordenação de Silviano Santiago.Rio de Janeiro, Editora Francisco Alves, 1975.
2.02. PALAVRAS DA CRÍTICA.Coordenação de José Luiz Jobim.Rio de Janeiro, Imago, 1990.
2.03. ORO OBINRIN.Prêmio Lélia Gonzales para ensaio.Organização de Conceição Evaristo.Rio de Janeiro, 1996.
2.04. NOTA: Artigos publicados em periódicos especializados, no Brasil e no Canadá e em jornais brasileiros,comunicações em atas de congressos, no Brasil e nos Estados Unidos.Artigos on- line .



Poema da Autora




ÍNDICE DE ESCRITORAS PRÓXIMA ESCRITORA REBRA LINKS PESSOAIS











E- MAIL DA AUTORA LIVRARIA REBRA