Bioensaio

Bioensaio Visando Controle de Escorpionídeos (Tityus serrulatus), através do uso de Bendiocarb, Deltamethrin e Lambda-cyhalothrin

William Henrique Stutz - Médico Veterinário Sanitarista - SMS Uberlândia MG
Oscar Bendeck - Engenheiro Agrônomo - Assistente de pesquisa AGREVO
Edilson Medeiros de Macedo - Agente de Controle de Zoonoses - SMS Uberlândia MG
Júlio Cesar Ciriaco de Camargo - Estagiário AGREVO
Fernanda Santos Oliveira - Biologa - SMS Uberlândia MG
Rosuita Fratari Bonito - Médica Sanitarista - Dir. Vigilância em Saúde - SMS e docente da UFU - Uberlândia MG

RESUMO: Foi realizado biensaio visando estabelecer a eficiência e residual de três produtos domissanitários no controle de Tityus serrulatus. O ensaio foi desenvolvido em condições controladas. Foram utlizados 240 animais em três tratamentos distintos com intervalos de 15 dias entre as exposições

INTRODUÇÃO

O escorpionismo no Brasil ainda representa grande problema de saúde coletiva, os acidentes com estes aracnídeos tendem a aumentar nas grandes cidades principalmente naquelas onde a oferta de serviços básicos de saneamento, esgoto e coleta de lixo são precários.

A dispersão de espécies sinantrópicas vem sendo facilitada pelo aumento da malha viária do país e pela predominância do transporte de cargas das mais variadas feitas por esta via, além do forte fluxo migratório humano de áreas escorpioníferas para outras livres destes animais, esta população por muitas vezes traz em sua bagagem e objetos de mudanças além de esperança, escorpiões exóticos as cidades de destino.

Até o presente momento não foi definido de forma convincente a participação dos produtos químicos no controle escorpiônico principalmente por desconhecimento da biologia, da dinâmica populacional e do comportamento destes arcnídeos por parte das indústrias produtoras, básicamente por falta de pesquisas e ensaios bem conduzidos.

Na maioria das vezes o lançamento de novas moléculas no mercado, assim como a propalada eficácia destas objetivando eliminação de escorpiões não vem respaldada por experimentos realizados com animais tropicais ou são lançados com base no controle de outras espécies na maioria insetos ou mais raramente aranhas. Ilustrando o exposto podemos citar a ausência quase que absoluta, de registros de rótulo dos produtos no mercado nacional e internacional para tal finalidade .

As Prefeituras brasilieiras, em particular os órgãos de saúde através de seus Departamentos ou Centros de Controle de Zoonoses, enfrentam graves problemas em oferecer respostas adequadas à população quanto a infestações escorpiônicas, uma vez que uma minoria daquelas possui quadros de servidores suficientes para desenvolver ações no controle e manejo destes animais.

O presente bioensaio não visa em hipótese alguma eliminar os princípios básicos que regem o controle de animais peçonhentos, ou seja mudanças ambientais, educação em saúde, incremento de saneamento básico, captura ativa de animais e medidas anti-escorpiônicas mecânicas, mas sim determinar se os produtos químicos que integram este experimento podem ou não se tornarem mais um instrumento no controle de escorpiões, notadamente de Tityus serrulatus .

OBJETIVO GERAL

Determinar a viabilidade dos produtos químicos que compõem este bioensaio no controle de populações escorpiônicas.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Avaliar de maneira precisa em condições de laboratório, a eficácia de três produtos químicos no controle de populações escorpiônicas.

Os animais envolvidos neste Bioensaio eram procedentes do perímetro urbano de Uberlândia,Minas Gerais, Brasil, localizada de acordo com o Projeto Radam - Brasil - 1983,a 18º17’23” latitude sul, e 48º17’19” longitude W.GR a extenção do município é de 4.040 km2, 4,67% desta área (189 Km2) correspondem ao perímetro urbano. A precipitação pluviométrica vária de 60 a 1600 mm e as temperaturas médias variando de 20,9ºC a 29ºC. Com população estimada em 437.000 habitantes.

Uberlândia possui 99% de edificações servidas com água tratada e sistema de esgoto e coleta de lixo em 100% dos bairros quando são coletadas em média 240 toneladas de lixo domiciliar/dia. (Banco de Dados Integrados de Uberlândia - Secretaria Municipal de Planejamento).

Os escorpiões foram mantidos em criadouro do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Uberlândia, realizou-se quarentena dos animais em terráreos coletivos (máximo de 60 animais por terráreo) por períodos nunca inferiores a seis meses, com alimentação padronizada (larvas e pulpas de Tenébrios molito) provinda de criadouro também do Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, e observados diariamente. Aqueles que durante o período de quarentena apresentavam ectoparasitoses ou sintoma de alguma patologia eram isolados e tratados, não retornando mais ao terráreo de origem.

Os animais utilizados no presente bioensaio foram escolhidos aleatoriamente nos terráreos coletivos e submetidos a pesagem em balança analítica Marte Al-500.

METODOLOGIA

O delineamento estatístico foi Inteiramente ao acaso. Sendo que o ensaio constou de três tratamentos, quatro repetições e uma testemunha absoluta . Cada tratamento utilizou 20 animais.

A aplicação foi realizada no período da manhã e os substratos secos à sombra no local da aplicação antes de serem transferidos para condições laboratoriais. Foi utilizado pulverizador Guarany (Pioneiro), pressão constante 40 lbs/pol2 usando-se uma vazão de 10l/200 m2 de superfície com bico 8002. Os substratos utilizados, azulejos tratados na face lisa foram dispostos de forma a cobrir área de 1m2, gastando-se um volume de calda de 50ml/grupo.

Os azulejos correspondentes ao 15º e 30º DAT (Dias Após Tratamento) foram conservados em ambiente laboratorial e isolados de outros produtos químicos,empilhados face a face entre anteparos de forma que entre as superfícies tratadas não houvesse contato. As temperaturas ao nível dos azulejos,durante as aplicações variaram de 24ºC a 30ºC, e o tempo de secagem foi de uma (1) hora no local da aplicação antes de serem transferidos para ambiente laboratorial.

A tabela 1 apresenta Os tratamentos e as dosagens utilizados no presente ensaio além dos nomes comerciais e técnicos dos mesmos. As diliuições e as informações técnicas dos produtos foram aquelas recomendadas e fornecidas pelos fabricantes.

Os animais foram expostos durante 15 minutos, 24 horas após a aplicação dos produtos (tempo predeterminado para secagem do substrato). Foram realizadas leituras em intervalos de 5 minutos para avaliação de knock Down.

Posteriormente realizaram-se 2 leituras diárias (manhã e tarde) durante 8 dias, sendo que estes animais permaneceram em recipientes individuais isento de produto químico com água e alimento.

Os diagnósticos de morte eram sempre confirmados em lupa manual e posteriormente em lupa entomologia Cambrige Z-45-L com ocular de 10 X e objetiva de 45X .

Foram realizadas 3 exposições com grupos distintos de animais,sendo ao 1º, 15º e 30º dias após o tratamento ( DAT ) com o objetivo de se avaliar o efeito residual dos diferentes princípios ativos utilizados.

A porcentagem de eficiência dos produtos foi determinada através da formula de Abbot.

RESULTADOS

As exposições dos animais durante 15 minutos aos substratos tratados com leituras a intervalos de 5 minutos foram realizadas para se avaliar Knock Down(KD) e irritabilidade. Os resultados obtidos demonstram que nenhum dos produtos apresentou KD. Bendiocab apresentou o menor poder irritante dentre os produtos utilizados, seguido pela lambdacyhalothrina. A Deltamethrina foi a que mais irritação provocou nos escorpiões. Torna-se importante ressaltar que os efeitos irritantes não foram mais observados quando da transferência dos animais para os recipientes individuais de observação isentos de veneno.

Os pesos individuais dos animais assim como a média destes por repetição não foram estatisticamente representativos para que pudesse haver diferenças significativas na avaliação da relação veneno/massa corpórea ou biomassa dos tratamentos.

As leituras diárias das três exposições não apresentam distribuição significatica de mortalidade, à exeção do Bendiocab após a terceira exposição(30º DAT) onde o índice de mortalidade deste produto apresentou os melhores resultados quanto a mortalidade, fato este atribuido a alta umidade (>90%) no dia da exposição dos animais aos substratos e a forma de apresentação do produto,demonstrando também a existencia de poder residual dos três produtos após 30 dias em condições de laboratório.

Pôde-se observar também a capacidade de recuperação dos animais durante o período de leitura; varios animais altamente intoxicados encontravam-se sadios após o término do bioensaio. Dos produtos testados deltamethrina apresentou resultados mais equânimes de mortalidade após os três tratamentos em relação aos outros venenos, 45%, 55% e 40% respectivamente Lambdacyhalotrina conferiu maior mortalidade na segunda exposição (15º DAT).

Quanto as percentagens de eficiência as mesmas podem ser observados na tabela 2 , onde se confirma a constancia de atuação da deltemethrina.

CONCLUSÃO

Com base nas avaliações das perfomances dos três produtos envolvidos neste bioensaio conclui-se que nas dosagens indicadas pelos fabricantes os mesmos não apresentaram resultados favoráveis para controle de populações escorpiônicas (Tityus serrulatus). Propõe-se que sejam feitos ajustes nestas dosagens e o bioensaio repetido dentro da mesma metodologia com vistas a nova avaliação em laboratório.

TABELA 1

Tratamentos e Dosagens
 
 
 
Tratamento
Nome Comercial
Nome Técnico
mg i.a./m²
ml p.c./10l
ml p.c./3l
1 Ficam 80%W Bendiocarb
300
75g
22,5g
2 K-Othrine 50 CS Deltamethrin
15
60
18
3 Demand Lambdacyalothrin
30
300
90
4 Controle
***
***
***
***
Obs: Dosagens recomendadas pelos fabricantes dos produtos
 
 
 
 
 

TABELA 2

Porcentagem de Eficiência dos Produtos Utilizados

 
Produto
Coeficiente de Eficiência
1º DAT
Coeficiente de Eficiêcia
15º DAT
Coeficiente de Eficiência
30º DAT
FICAM 
31,5%
20,0%
 68,4% 
K-OTHRINE
 68,5%
  65,0%
 68,4%
DEMAND 
36,4%
 60,0% 
 73,6% 
CONTROLE
***
***
***

BIBLIOGRAFIA

___Banco de Dados Integrados de Uberlândia - Secretaria Municipal de Planejamento, Prefeitura Municipal de Uberlândia, 1997

___ Projeto Radam - Brasil - 1983

___Stutz W.H. - Ocorrência de Escorpionídeos em Uberlândia Minas Gerais - Monografia apresentada ao Curos de Saúde Coletiva para obtenção do título de Especialista , 1990