Resenha dos Conceitos conhecimento, técnica, tecnologia, informação, virtual, trabalho cooperativo, interação, web 2

Resenha dos Conceitos conhecimento, técnica, tecnologia, informação, virtual, trabalho cooperativo, interação, web 2.0 e tecnologia digital.

 

Autores:

Ismael Moreira

Kelly Romero

Lúcia Grisólia.

 

 

Conhecimento

 

O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado, as descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a epistemologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é “aquilo que se conhece de algo ou alguém” – isso em um conceito menos específico. Contudo, falar deste tema é indispensável não abordar “dado” e “informação”.

http://dicionario.babylon.com/conhecimento – Wikipédia português (com hyperlink)

 

Conhecimento é o ato de compreender algo usando o raciocínio. É fundado com base na fé, na razão, na cultura ética e moral, na estética e na experimentação.

Pode ser compreendido pelo sujeito que conhece, pelo objeto a ser conhecido e pela imagem.

 

Há alguns tipos de conhecimento:

Conhecimento Empírico que é o modo comum de se conhecer sem que haja procura ou reflexão;

Conhecimento Científico que se preocupa em analisar e sintetizar explicações e soluções;

Conhecimento Filosófico que é adquirido quando se procura respostas para interrogações e questionamentos;

Conhecimento Teológico que é adquirido como revelação divina pela fé.

http://www.brasilescola.com/filosofia/conhecimento.htmBrasil Escola

 

 

Técnica

 

1. conhecimentos detalhados para resolução de um problema

* ele tem uma ótima técnica para abrir um radiador

2. a parte material de uma arte

* Rembrandt tinha uma técnica de pintura inigualável

http://pt.wiktionary.org/wiki/t%C3%A9cnicaWikicionário Lusófono

 

Técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade.

 

Estes procedimentos não excluem a criatividade como fator importante da técnica. como os conhecimentos técnicos e a capacidade de improvisação. A técnica não é privativa do homem, pois também se manifesta na atividade de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência. No animal, a técnica é característica de cada espécie. No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual. O indivíduo a aprende e a faz progredir. Só os humanos são capazes de construir, com a imaginação, algo que logo podem concretizar na realidade. Campos de ação: o campo da técnica e da Tecnologia responde ao interesse e à vontade do homem de transformar seu ambiente, buscando novas e melhores formas de satisfazer suas necessidades ou desejos. Esta atividade humana e seu produto resultante é o que chamamos técnica e Tecnologia, segundo o caso.

 

A palavra se origina do grego techné cuja tradução é arte. A técnica, portanto, confundia-se com a arte, tendo sido separada desta ao longo dos tempos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnicaWikipédia Português (com hyperlink)

 

técnica: conjunto de processos de uma arte, ciência ou ofício

http://pt.thefreedictionary.com/t%C3%A9cnicaTheFreeDictionary

 

 

Tecnologia

 

Tecnologia (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:

    * As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;

    * As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;

    * Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);

    * A aplicação de recursos para a resolução de problemas;

    * O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;

    * Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).

 

A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.

http://dicionario.babylon.com/tecnologiaWikipédia Português (com hyperlink)

 

técnica e máquinas modernas

"tecnologia de ponta": técnica mais moderna

http://pt.thefreedictionary.com/tecnologiaTheFreeDictionary

 

Um artigo sobre tecnologia:

http://www.gobiernoelectronico.org/?q=node/4652CONCEITO DE TECNOLOGIA

 

 

Informação

 

1 acto de informar

  * a informação do público

2 indicação, esclarecimento

  * pedir/dar uma informação

3 notícia

  * as informações

  * as notícias na rádio, na televisão

  * ouvir as informações

http://pt.thefreedictionary.com/informa%E7%E3oTheFreeDictionary

 

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente um acréscimo ao conhecimento da pessoa que a recebe.

 

Informação enquanto conceito, carrega uma diversidade de significados, do uso cotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento.

http://dicionario.babylon.com/informa%C3%A7%C3%A3oWikipédia Português (com hyperlink)

 

Disciplina da USP: MAC 333 - A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento

Tema 11 - O que é Informação? Como ela age? (versão 0.4 de 24mai99)

http://www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/aulas/tema-11-24mai99.htmlNotas da aula de 11/05/99 e 14/05/99

 

 

Virtual

 

Existente apenas em potencial, sem efeito real. Em informática é um termo usado para caracterizar um dispositivo que, na realidade, não existe, mas que é simulado pelo computador e pode ser utilizado por um usuário como se existisse.

http://dicionario.babylon.com/virtualWebDic

 

Há muitas concepções de virtual. Algumas das definições mais comuns são estas:

    * Algo que é apenas potencial ainda não realizado (a definição histórica). Virtual referir-se-ia a uma categoria tão verdadeira como a real. O virtual não seria oposto ao real. O virtual pode ser oposto ao atual, porque o virtual carrega uma potência de ser, enquanto o atual já é (ser).

    * Algo que não é físico, apenas conceitual.

    * Algo que não é concreto. Virtual é tudo aquilo que não é palpável, i. e., geralmente alguma abstração de algo real.

    * A simulação de algo, como em Realidade Virtual, Memória virtual, Disco virtual.

http://dicionario.babylon.com/virtualWikipédia Português (com hyperlink)

 

 

Trabalho cooperativo

 

Segundo Dees (1990), quando os alunos trabalham juntos com o mesmo objectivo de aprendizagem e produzem um produto ou solução final comum, estão a aprender cooperativamente. Quando os alunos trabalham cooperativamente «percebem» que podem atingir os seus objectivos se e só se os outros membros do grupo também atingirem os seus, ou seja existem objectivos de grupo.

 

Damon e Phelps (1989) fazem distinção entre trabalho cooperativo e trabalho colaborativo. No Trabalho colaborativo os alunos assumem diferentes papeis ao resolverem a tarefa proposta,ficando cada um encarregue de uma certa parte da mesma. Com esta subdivisão do trabalho, os alunos acabam por trabalhar, a maior parte do tempo, isoladamente. O elemento «competição» torna-se por vezes uma variável com muito peso e com efeitos psicossociais não muito salutares.

 

Quando se promove trabalho cooperativo os alunos trabalham sempre em conjunto num mesmo problema, em vez de separadamente em componentes da tarefa. Desta maneira cria-se um ambiente rico em descobertas mútuas, feedback recíproco e um partilhar de ideias frequente.

http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aps/v15n4/v15n4a04.pdf2. O QUE É O TRABALHO COOPERATIVO? (O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula)

 

“Sistemas Cooperativos” ou “Sistemas Colaborativos” são Sistemas de Informação que fornecem suporte computacional aos indivíduos que tentam resolver um problema em cooperação com outros, sem que todos estejam no mesmo local, ao mesmo tempo.

 

Com base nas pesquisas realizadas na área denominada, internacionalmente, CSCW (Computer Supported Cooperative Work), ou trabalho cooperativo suportado por computador, foram desenvolvidas diversas ferramentas de software para implantação de Sistemas Cooperativos. Estas ferramentas, denominadas groupware, aplicam conceitos de sistemas distribuídos, comunicação multimídia,  ciência da informação e teorias socio-organizacionais.

http://dicionario.babylon.com/trabalho%20cooperativoWikipédia Português (com hyperlink)

 

 

Interação

 

ação recíproca entre duas ou mais pessoas ou objetos

http://pt.wiktionary.org/wiki/intera%C3%A7%C3%A3oWikicionário Lusófono

 

[interacção] relação de comunicação entre indivíduos ou grupos

http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspxPRIBERAM Informática - Língua Portuguesa On-Line

 

1 Ação recíproca de dois ou mais corpos uns nos outros.

2 Atualização da influência recíproca de organismos inter-relacionados.

3 Ação recíproca entre o usuário e um equipamento (computador, televisor etc.). I. social, Sociol: ações e relações entre os membros de um grupo ou entre grupos de uma sociedade.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=intera%E7%E3oMICHAELIS Moderno Dicionário da Língua Portuguesa

 

 

Web 2.0

 

Web 2.0 é um termo cunhado em 2003 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, como wikis, aplicações baseadas em folksonomia e redes sociais. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores.

http://dicionario.babylon.com/web%202.0Wikipédia Português (com hyperlink)

 

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

 

Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtmlFOLHA ONLINE - Entenda o que é a Web 2.0

 

 

Tecnologia digital

 

Circuitos digitais são circuitos eletrônicos que baseiam o seu funcionamento na lógica binária, em que toda a informação é guardada e processada sob a forma de zero (0) e um (1). Esta representação é conseguida usando dois níveis discretos de Tensão elétrica. Estes dois níveis são frequentemente representados por L e H (do inglês low - baixo - e high - alto -, respectivamente). Os computadores, teelemóveis, Leitores de DVD, são alguns exemplos de aparelhos que baseiam a totalidade, ou parte, do seu funcionamento em circuitos digitais.

http://dicionario.babylon.com/tecnologia%20digitalWikipédia Português (com hyperlink)

 

Tecnologia Digital é o conjunto de aparelhos que utilizam os circuitos eletrônicos digitais, bem como as ferramentas virtuais por estes aparelhos disponibilizadas e também as formas de uso dos aparelhos e ferramentas digitais.

(definição criada pelo grupo, com base no seu entendimento - Ismael, Kelly e Lúcia).

 

 

» esta foi a aula número 2, de 09 de março de 2009.

1