Oficina Móvel SPR
Fotos: autor
Modelo free-lance baseado em informações vagas de um protótipo que teria sido montado na SPR para trabalhos provisórios ao longo da linha. Consistia de um motor a vapor de 25 HP, montado em um vagão prancha, que acionava um torno mecânico, uma furadeira de coluna, um esmeril e um gerador elétrico, para iluminação.

O modelo foi construído sobre um vagão prancha antigo, da
Frateschi. A estrutura superior e paredes são de madeira ipê, cortada em pequenas ripas. O teto é de folha de latão,  articulado na extremidade para possibilitar a manutenção do mecanismo bem como uma visão do interior.
A energia para o funcionamento vem de uma bateria recarregável, de 1,2 VCC, montada  sob a plataforma do vagão. O recarregamento da bateria é automático, bastando que o vagão esteja sobre um trilho energizado, parado ou rebocado. Essa bateria alimenta o motor e a iluminação interna, que consiste de duas lâmpadas de 1.5 V, sob o teto.

O motor é do tipo can, montado verticalmente no WC do vagão. É um motor de 3 V, funcionando em 1.2V, porém com potência necessária para mover todos os dispositivos. A transmissão de potência é feita através de um eixo superior, movido pelo motor elétrico oculto, através de uma redução de sem fim e coroa, na proporção de 1:12. O eixo suspenso movimenta o motor a vapor, o esmeril, o gerador elétrico e o torno. Para as correias, entre o eixo suspenso e os dispositivos, foram utilizados anéis de vedação de relógios de pulso.

O motor a vapor, a caldeira vertical, o esmeril,  o torno, o gerador  e todas as mini polias foram construídos em latão, pelo autor.
Fotos do Modelo
Volta à página anterior >>