Sakuya é uma nova personagem introduzida em Tenchi in Tokyo, que também é conhecida como Shin Tenchi Muyo. Ela é a primeira personagem por quem Tenchi se apaixona. Como você pode imaginar, essa não é uma notícia que deixa as garotas muito contentes. Especialmente Ryoko e Aeka. Sakuya sendo uma humana normal, coloca-se em perigo ao se envolver com Tenchi. Afinal, eles é o principal na lista de muitos vilões extraterrestres. Sem mencionar o perigo de ficar no caminho de Aeka e Ryoko.
Ela estuda em um colégio em Tóquio. Ela é uma das garotas mais populares na escola e há muitos boatos na escola sobre o cara novo que roubou o coração da garota que todos os garotos querem impressionar.
Sakuya é a sombra (encarnação) de Yugi. Isso significa que Yugi e Sakuya são a mesma pessoa, algo como Sasami e Tsunami. Yugi mandou Sakuya interferir no vínculo entre Tenchi e as garotas. Fazendo isso, os cristais que conjuram a espada ficam mais fracos. Sakuya não tem memórias de sua infância, parentes ou mesmo como ela chegou a Tóquio, já que ela não experimentou essas coisas.
Sakuya