Tenchi Masaki

Tenchi é o principal personagem. Ele tem 18 anos, filho de Nobuyuki e Achika. É alto, tem cabelos pretos e olhos castanhos. Ele treina junto com seu avô Katsuhito(Yosho) artes marciais e manejo de espada. Katsuhito também preparou Tenchi para a grande confusão que viria a aparecer. Tenchi pode gerar uma espada de luz(aquela que ele usou contra Ryoko). Tenchi também representa a herança o poder da Terra e é o mais poderoso de Jurai.

Tenchi é gentil e cheio de compaixão. Ele guarda emoções muito profundas, principalmente entre Ryoko e Ayeka, mas ele ama a todas as outras garotas, do mesmo jeito que seu pai e avô, (o que foi demostrado em um dos capítulos).
Embora ele pareça um pouco desajeitado, é o jeito dele. Ele é tímido, e não sabe com o lhe dar com a atenção dada pelas garotas. Mas quando há alguma encrenca, ou alguma coisa a ser feito, ele sempre está lá e fará o que é certo, mesmo ele querendo ou não.

Na série OVA, Tenchi tem a habilidade de invocar as Three Wings of the Light Hawk , a última forma de proteção oferecida por Tsunami, tendo a habilidade de transformá-la na Light Hawk Sword, uma espada mais forte do que a Tenchi-ken.
A Light Hawk Wings também forma uma espécie de propulsor espacial, ou nave, que é tão poderosa capaz de sair de um buraco negro. Sendo descendente da família real de Jurai, ele também possui o poder de Jurai. Tenchi também possui uma espada de Jurai chamada de Tenchi-ken. Ela é conhecida como a chave mestra que também tem a habilida de controlar a mais poderosa das três naves de Jurai, a Tsunami.