O que é Mangá???
Mangá! Mas o que é isso?
Para nós q moramos no ocidente, mangá é simplesmente a palavra japonesa para "histórias em quadrinhos", mas no Japão o mangá é cultura, arte, emoção e os mais profundos sonhos de um povo com muitos séculos de história para contar.
É muito difícil falar sobre a origem do mangá, porque se confunde c a história do próprio japão. Os relatos sobre as primeiras "histórias desenhadas" vêm dos antigos monges budistas do século XII, q usavam pincéis e grandes rolos de papel para fazer histórias (chamados de E-Makimono). Mas a primeira pessoa a designar sua obra como mangá foi o artista Katsushita Hokusai. Ele utilizava a técnica de ukiyo-e (desenhos em madeira) para desenhar situações do cotidiano. Daí pra frente, essa nova forma de arte só evoluiu sofrendo influências de diversos artistas, sendo Osamu Tezuka o mais importante criador do estilo moderno do mangá.
Mangá versus HQ
O mangá é muito diferente das HQs q vc encontra atualmente no Brasil. Ele tem formas próprias, a começar pelas páginas em duas cores e o formato original invertido, q mantém o modo de leitura japonês. Mas a principal diferença é q os quadrinhos japoneses têm finais definitivos. Ou seja, quando uma série termina, é costume seus personagens nunca mais aparecerem em nenhuma outra história. Você vai ter uma história única.
E é por esse e outros motivos q, finalmente, vc terá a chance de descobrir porque os mangás são tão cultuados em todo mundo.
Características do Mangá
Quando se fala em mangá, a primeira característica lembrada são os olhos muito grandes dos personagens. A idéia original surgiu c o grande criador de mangá moderno Osamu Tezuka e até hoje os desenhistas seguem essa linha, pois, segundo eles, as feições ficam mais realçadas, causando maior impacto ao leitor e expressando toda a emoção sentida pelos heróis.
É muito importante também notar a diagramação desses quadrinhos, o uso de grandes onomatopéias e linhas de fundo para dar noção de velocidade, e a chamada linguagem cinematográfica, com perspectivas q exploram a ação e o sentimento dos personagens.
Mangá Atual
Atualmente, mais de 1 bilhão de revistas são consumidas no Japão por ano. Os mangás parecem-se com verdadeiras listas telefônicas, impressas em papel jornal. Algumas dessas revistas semanais possuem mais de 600 páginas! Se um leitor colecionasse apenas uma revista por semana e empilhasse sua coleção ao final de um ano, ele teria 2,65 metros de mangá!
Geralmente, os japoneses compram mais de uma revista por semana, e suas coleções duram muitos e muitos anos!
Por isso, geralmente os mangás são lidos, jogados fora e logo recolhidos para serem reciclados e transformados em novas revistas. Os fãs preferem colecionar os livros c coletâneas, q são bem menores.
Existem mais de 60 editoras japonesas, e atualmente podemos dividir os mangás em circulação entre Shojo mangá, para meninas, e o Shonen mangá, para garotos. Os mangás Shojo têm um desenho mais enfeitado c muito romance e fantasia. As heroínas são muito altas e magras e os heróis são delicados. O Shonen apresenta violência e aventura, c uma bela dose de drama e garotas bonitas.