Review dos mangás

      Nesta sessão do site você poderá ver um pequeno resumo sobre todas os mangás que já foram lançados pela JBC no Brasil.

 

                            Mangá 1

Capa:  
N° de atos: três

        Resumo:    

PS: O resumo aqui, quase num é um resumo sabe... -_-'' é pq eu achei importante dar uma boa introdução da história do primeiro mangá afinal, é a base de tudo...

    Há 140 anos, quando kyoto estava no centro do turbilhão caótico chamamado "bakumatsu" criado com a chegada dos navios negros, havia um samurai real chamado Battousai, o Retalhador. Battousai era o espadachim mais poderoso e retalhava as pessoas promovendo verdadeiras carnificinas e limpando o caminho para uma nova era, a Era Meiji. Mas logo depois do tumulto ele sumiu repentinamente.

Enquanto seu desaparecimento continua um mistério, o nome Battousai, o Retalhador, se tornou uma lenda.

E essa história se inicia no ano 11 da Era Meiji (1878), em Shitamachi (Distrito próximo ao monte Ueno, zona leste de Tóquio), Tóquio....

Tudo se encontra em extrema agitação em Shitamachi, há rumores de que Battousai, o Retalhador esteja aos redores e matando pessoas utilizando o estilo Kamiya Kasshin

em nome do dojo Kamiya.

Numa noite de perseguição ao Battousai, um andarilho aparece em meio a confusão, esse seria Kenshin Himura, o verdadeiro Battousai, que abandonou a vida de assassinatos para uma pacata vida como andarilho... usando como arma apenas uma sakabatou (espada de lâmina invertida)

Depois de uma série de acontecimentos Kenshin decide ajudar a professora do dojo Kamiya, Kaoru Kamiya, a resolver esse caso q envolve o Battousai e estilo Kasshin... o "caso do falso Battousai"...

Bom, durante a história descobrem q esse falso Battousai matando em nome do dojo seria tudo uma armação para pegar o terreno do dojo das posses de Kaoru, herdeira do estilo de seu pai. Os responsaveis por toda essa armação eram Kihee Hiruma e seu irmão mais novo Gohee Hiruma.

Kenshin derrota Kihee, Gohee e todo seu bando, revelando q o estilo usado por battousai não era o estilo Kasshin e sim o estilo Hiten Mitsurugi Ryuu, o estilo usado por ele... a surpresa é geral ao descobrirem q Kenshin, é na verdade o Battousai lendário.

Depois desse tubilhão de acontecimentos, Kaoru convida Kenshin a ficar uns tempos no dojo, Kenshin aceita o convite de Kamiya ... e ela não se preocupa nem um pouco em esconder a simpatia por ele...

Uma semana se passou, Kenshin se adaptou a rotina do dojo, ele se sente feliz ali, mas na cidade sempre aparecem problemas para ele por causa do uso da espada (proibidas na Era Meiji), mesmo ela sendo uma Sakabatou.

Numa dessas confusões, pelo uso da espada, Kenshin é encontrado pelo ex-comandante do Kiheitai e atual ministro do exército, monarquista Aritomo Yamagata. Yamagata oferece a ele cargos no governo, Kenshin recusa alegando q aquilo era contra o antigo ideal dos monarquistas, q não visava cargos no governo, nem poder político, mas sim um mundo melhor para as pessoas viverem, Yamagata sente q realmente não conseguiria fazer Himura trabalhar pro governo, e parte.

Dá-se inicio então à outro ato... Na rua Kenshin e Kaoru conhecem Yahiko, um garoto ladrão. Depois de uma "pequena confusão", onde Yahiko havia roubado o dinheiro de Kenshin, ele se mostranão um mero ladrãozinho, mas um garoto de muita honra e força de vontade, de uma família de ex-samurais de Tóquio q apenas roubava pq era obrigado. Isso pq tinha uma dívida c um bando de ladrões... estava ali, trabalhando naquilo relutante, para pagar o q tinha em haver.

Kenshin e Kaoru ajudam Yahiko a se livrar do bando de ladrões trapaceiros depois q Yahiko descobre q a dívida q eles cobravam era uma mentira só pro garoto trabalhar pra eles.

Quanto tudo isso tem um fim e kenshin literalmente dá uma lição nos panacas aproveitadores, Yahiko se junta ao dojo Kamiya, virando aluno (completamente relutante por causa do seu temperamento difícil!!!!!!!) do estilo Kamiya Kasshin....

Assim é o início das aventuras contadas em Rurouni Kenshin!!!!

 

PS2: Espero q com essa introdução um pouquinho ( -_-''''''') mais elaborada se torne mais fácil entender o resumo das outras edições........

                            Mangá 2

Capa:  
N° de atos:  três e o especial 1

        Resumo:

      No início desse número, é apresentado aos leitores o comportamento de Yahiko no dojo e o relacionamento explosivo dele com Kaoru.

Sanosuke Sagara, um lutador de aluguel, aparece nessa edição, contratado por Gohee e Kihhe Hiruma com a finalidade de eliminar Battousai Himura. Sanosuke aceita o convite interessado apenas na luta, não no trabalho sujo, porque a batalha tinha a promessa de ser uma das mais emocionantes já tidas por ele.

Depois de uma série de acontecimentos não relevantes, a batalha se dá inicio, realmente mostrando-se excitante. Sanosuke finalmente mostra sua arma contra a sakabatou de Kenshin, uma Zanbatou, espada gigante (literalmente) e muito pesada, traduzindo ao pé da letra, teriamos: "Espada q corta cavalos". A próxima edição promete...

                            Mangá 3

Capa:  
N° de atos: cinco

        Resumo:

    A batalha de Kenshin e Sanosuke continua, mas Sano não tem muito sucesso com sua espada pesada e de difícil manejo contra a agilidade e precisão da de Kenshin.

O vencedor da luta já era claro... mas Sanosuke se mostrou forte e resistiu até mesmo a golpes poderosissímos de Kenshin, Sano não aceitava a derrota para um monarquista, e ainda mais o mais forte deles, além de que Sano havia sido participante do Sekihoutai*, mais um motivo para odiar o mais poderoso dos monarquistas...

Mas de qualquer modo Kenshin vence depois de provar a Sanosuke q apenas lutou no passado por uma nova era,q sonhava com ela... e esses eram os mesmos principíos do Sekihountai e de Capitão Sagara (tutor de Sano no Sekihountai).

Depois de tudo isso Sano acaba se juntando ao grupo.

Mais um ato se inicia, cheio de mistério, sobre o aparecimento de um assassino frio e mortal q tinha por suas vítimas políticos de altos cargos no governo. Ele se revela sendo Jin-e Udou, o Chapéu Negro.

O Delegado então convida Kenshin a ajudá-lo a resolver esse caso.

Ocorre então o encontro entre Kenshin Himura e Jin-e Udou. E o alvo do assassino sofre uma mudança, agora... era Kenshin, ou melhor... O Battousai dentro de Kenshin, e pra fazer o Battousai voltar a vida era necessário algo q realmente machucasse profundamente o andarilho... Foi aí q Jin-e raptou Kaoru.

                            Mangá 4

Capa:  
N° de atos:  Quatro

         Resumo:

    Nesta edição, começa a verdadeira luta de Kenshin contra Jin-E Udou. Jin-E prende a respiração de Kaoru com uma técnina especial para que Kenshin libere a fúria de Battousai para ter uma verdadeira luta, já que o único meio de desfazer esta técnica é matando a pessoa que a usou. Isso faz com que Kenshin fique com medo pois não quer voltar a ser o retalhador sanguinário de antigamente.

    O fim desta edição marca o começo da perseguição de Kanryuu Takeda à Megumi Takani, a única pessoa que sabe fazer um tipo especial de ópio que Kanryuu contrabandeia. Ao lado de Kanryuu está a Oniwabanshuu que veremos melhor em outra edição

                            Mangá 5

Capa:
N° de atos:  cinco

        Resumo:

    Kenshin descobre quem é o líder da Oniwabanshuu - Aoshi Shinomori. Três guerreiros da Oniwabanshuu (Hyottoko, Beshimi e Hannya) atacam o dojo Kamya em busca de Megumi que agora estava hospedada lá. Hyottoko ataca primeiro, mas não é paréo para a perícia e força de Sanosuke. Então Beshimi entra em cena e joga um dardo envenenado em Megumi, mas Yahiko se joga na frente para que o dardo atinja ele. Quando Kenshin vai atacar Beshimi, Hannya aparece e o salva. E logo depois fere Kenshin e foge carregando Beshimi e Hyottoko.

    É agora que Megumi se mostra útil com seus dotes médicos. Ela faz uma receita de um antídoto para que o médico do dojo o fizesse para Yahiko.

    Após essa difícil situação, Megumi resolve se entregar para Kanryuu pois não quer que Kenshin e os outros se machuquem por causa dela. Então Kenshin resolve invadir a mansão de Kanryuu, e com ele vão Sanosuke e Yahiko.

                            Mangá 6

Capa:
N° de atos: dois, e o Especial 2

        Resumo:

   Os três invadem a mansão derrotando todos os seguranças que encontram pelo caminho. Kanryuu tenta subornar Kenshin e o deixa furioso com tal proposta. Aoshi posiciona seus guerreiros na mansão para impedir Kenshin de salvar Megumi. Assim que invadem a mansão, encontram-se com Hannya.

        Especial 2:

   Neste especial, a história é um pouco diferente de Rurouni Kenshin, mas possui praticamente os mesmos personagens, apenas alguns que não aparecem pois é só um "esboço" da história que conhecemos, pois Nobuhiro a fez seis meses antes do primeiro Especial do mangá (edição 2). E também, nesta história, Kaoru, Yahiko e Megumi são irmãos.

        "Andarilho - crônicas de um espadachim na Era Meiji"

   Kenshin é peseguido pela polícia e acaba se encontrando com Yahiko enquanto se escondia. Então Yahiko o leva para sua casa e Kenshin conhece Kaoru e Megumi. Kenshin descobre que o pai deles pai fora um espadachim e também que Megumi estava sendo perseguida por Nishiwaki pois ele queria o dojo Kamya. Se ele se casasse com Megumi (a mais velha) iria herdar o dojo e o estilo kamya-kashin. Então, os homens de Nishiwaki invadem o dojo e Yahiko e Kaoru os atacam. Então Nishiwaki interrompe seus homens e vai embora. No dia seguinte Megumi se entrega para não criar problemas. Mas Kaoru, Yahiko e Kenshin invadem a casa de Nishiwaki para pegá-la de volta. Kenshin então mostra o seu estilo Hiten-mitsurugi e derrota todos.

 

                            Mangá 7

Capa:
N° de atos:  cinco

        Resumo:

   Kenshin começa a lutar com Hannya. Ele é enganado pelas listras do braço de Hannya que causam uma ilusão de ótica. Depois que Kenshin descobre o segredo desta técnica (conhecida como Shinwan No Jutsu), ele derrota Hannya e segue pela mansão. Logo após eles se deparam com Shikijou. Sanosuke o enfrenta e Kenshin e Yahiko seguem para encontrar Aoshi. Sanosuke encontra muita dificuldade para vencê-lo e no meio da luta Shikijou conta como conseguiu as inúmeras cicatrizes que possui no corpo. Sanosuke enfim consegue derrotá-lo, mas também está fraco e cai. Kenshin acha a sala onde está Aoshi e começa a luta. Ele encontra muita dificuldade para atingir Aoshi, pois sua espada é uma Kodachi (ver na sessão espadas) o que aumenta sua defesa e velocidade. Kenshin empunha sua espada na lâmina para conseguir uma velocidade parecida com a da Kodachi, enquanto isso Kanryuu pensa num modo de matar os dois ao mesmo tempo. Aoshi utiliza a técnica "Kaiten Kenbu", e mesmo utilizando a bainha de sua espada para se defender, Kenshin sofre três grandes ferimentos no peito. Então quando Aoshi utiliza esta técnica novamente, Kenshin larga sua espada e se defende dos golpes com a mão. Logo após isso ele atinge o pescoço de Aoshi com o punho da própria espada.

    Esta luta ainda não acabou e continua no próximo mangá.

                            Mangá 8

Capa:
N° de atos:  três

        Resumo:

    Kenshin dá dois golpes na garganta de Aoshi, e mesmo assim leva um soco e os dois caem. Depois de muita conversa, Kanryuu aparece com uma metralhadora manual chamada de Gatling Gun. Hannya ouve os barulhos de tiro e resolve ver o que está acontecendo com Aoshi; chama Shikijou e vai para a sala onde ouviram os tiros, Sanosuke vai com eles. Hyottoko e Beshimi também escutam os tiros e vão verificar. Shikijou utiliza seu corpo para salvar Aoshi dos tiros. Hyottoko e Beshimi fazem o mesmo terntando acertar Kanryuu, mas falham. Então Hannya destrai Kanryuu enquanto Kenshin parte para atacá-lo. A munição de Kanryuu acaba e Kenshin o ataca com sua sakabatou. Após toda essa luta, eles partem para encontrar Megumi, que tenta se matar com uma adaga, mas Sanosuke a impede a tempo. Eles fogem e a polícia chega e leva Kanryuu. Mas Aoshi foge com a cabeça de seus guerreiros.

                            Mangá 9

Capa:
N° de atos:  cinco

        Resumo:

    Neste número, basicamente, Yahiko começa a trabalhar no restaurante Akabeko para juntar dinheiro e comprar uma sakabatou futuramente. Ele se mete numa briga contra uns ladrões que estão utilizando Tsubame (também trabalha no Akabeko) para conseguirem o dinheiro no restaurante. Mas Yahiko impede que eles continuem fazendo isso.

    Agora, outra história no mesmo mangá. Kenshin conhece Raijuuta Isurugi, um samurai que quer formar um grupo para dominar o Japão e com isso, os samurais retornariam à ativa. Então, Raijuuta vence o líder do dojo em que estava Kenshin. Esta história continuara no próximo número.

                            Mangá 10

Capa:
N° de atos:  quatro

        Resumo:  

      O confronto entre Kenshin e Raijuuta está cada vez mais próximo. O espadachim está decidido a fazer uma verdadeira revolução para unificar todos os estilos de kenjutsu. O problema é que, para isso, ele pretende desafiar – e se possível matar – todos os mestres dos principais dojos. Porém, ele se depara com Battousai, e percebendo a força de seu adversário, Raijuuta tenta convence-lo a aliar-se a ele, porém, diante da recusa de Kenshin, torna-se seu grande rival. O discípulo de Raijuuta, Yutarou, acaba se tornando rival de Yahiko, mas como na verdade ele não sabia nenhuma técnica, Kaoru passa a dar aulas para o garoto, que estava no dojo para vigiar Kenshin Essa fase do manga mostra um novo ponto de divergência entre o mangá e o anime Samurai X, com diferenças na personalidade de Raijuuta e suas intenções.

                            Mangá 11

Capa:
N° de atos:  cinco

        Resumo:

    Chegou a hora do duelo final entre Kenshin e Raijuuta. O vilão perde totalmente a cabeça e só pensa em matar o lendário Battousai, o Retalhador. Talvez com isso ele acredite que ficará mais próximo de concretizar seu plano de impor sua técnica de Kenjutsu como a única do Japão – mesmo sendo uma técnica assassina. O grande problema dessa luta é Yutarou. Ele realmente acredita que seu sensei é uma pessoa digna e que seria um grande mestre, mesmo indo bem com as aulas de Kaoru. É importante salientar que o desenrolar da trama e o desfecho do combate contra Kenshin são diferentes do anime. Kenshin vence o espadachim assassino, porém Raijuuta fere Yutarou, que precisará de tratamento e despede-se de seus amigos do dojo, partindo para a Alemanha, mas promete voltar para uma luta contra Yahiko.

                            Mangá 12

Capa:
N° de atos:  três e o especial 3

        Resumo:

    Este volume das aventuras de Kenshin é um pouco diferente dos demais. Para começar, ao invés de mais uma aventura do herói, temos uma história com Sanosuke como protagonista. Nela, o ez-lutador de aluguel se encontra com seu velho amigo e companheiro de guerra Tsunan Tsukioka. Os dois lutaram juntos quando faziam parte, ainda crianças, do exército Sekihoutai, e eram grandes admiradores de Sagara. Apesar do Bakumatsu ter acabado há dez anos, Tsukioka, que vivia como artista, passou esse tempo todo se preparando para vingar-se dos monarquistas que estavam no governo Meiji. Claro que, ao reencontrar Sano, o rapaz trata de coloca-lo na história. Assim, os dois decidem atacar o governo e Kenshin vai atrás do amigo para tentar evitar que ele fizesse alguma besteira. Em relação ao anime, esta seqüência tem um desenrolar um pouco diferente. Fechada esta história, tem a primeira narrativa de Nobuhiro Watsuki – é o próprio autor que a apresenta. Ela se chama “A Lua Crescente da Guerra Civil” e conta a história de um destemido samurai conhecido como Isshinta, que se vê obrigado a lutar na guerra.

                            Mangá 13

Capa:
N° de atos:  cinco

        Resumo:

    Kenshin tem um sonho da época do Bakumatsu, onde ele entra em combate com  Hajime Saitou, como uma premonição. Hajime Saitou, um antigo inimigo de Battousai, está atrás dele para a luta decisiva. Saitou não é fraco não, foi o Comandante do 3º Batalhão do Shinsengumi, um verdadeiro exército do Xogunato que lutava contra os monarquistas. Durante o fim do Xogunato, Saitou enfrentou Kenshin diversas vezes, porém nunca houve um vencedor. Dez anos depois do fim das lutas, o espadachim quer revidar e resolver de vez a briga. Mas, até conseguir encontrar Kenshin, Saitou, que agora mudou de nome e trabalha na polícia, acaba cruzando com Sanosuke. Para chamar a atenção de seu arquiinimigo, ele causa um ferimento mortal no amigo do Retalhador. Por sorte, Megumi visitava o dojo Kamiya – ainda que a Kaoru não vá muito com a cara da garota – e agora tenta salvar a vida de Sano. Enquanto isso, Kenshin enfrenta Akumatsu, um lutador enviado por seu rival. Usando correntes, o inimigo tenta a todo custo dar um fim em Kenshin, mas não é páreo para ele, que agora terá que enfrentar Saitou.

Capa:
N° de atos  cinco

       Resumo:

   Começa a luta entre Saitou e Kenshin. Kaoru fica preocupada pois depois dessa luta Kenshin pode nunca mais ser o mesmo. Saitou fere Battousai várias vezes, que fica furioso com isso.

    Quando os dois iam praticamente se matar, entra no dojo o Ministro Toshimichi Ookubo. Ele mandou Saitou para medir a força de battousai. Ookubo revela que fez isso para ver se Kenshin o poderia derrotar Makoto Shishio. Kenshin tem uma semana para decidir se irá ou não para Kyoto enfrentar Shishio.

    Depois de passada uma semana, o ministro Ookubo é assassinado pelo fiel servo de Shishio, Soejiro. Então, depois do assassinato, Kenshin decide ir para Kyoto matar Shishio. É agora que as coisas começam a esquentar.