A História do Moutain Bike
 
 

        O mountain bike foi inventado na Califórnia no final dos anos 60 por uma turma de hippies que curtindo as  descidas de montanha (downhill) em alta velocidade, começaram a desenvolver acessórios e artifícios em  suas bikes para que ficassem mais seguras para as loucas empreitadas montanha abaixo.Gary Fisher, considerado o pai do esporte e que tinha sido recém-expulso da equipe de ciclistas de sua universidade, lançou a moda. O barato, segundo ele e a sua turma, era carregar as velhas bikes carinhosamente apelidadas de "lixomóvel" ou "tranqueiras", curtir a bela vista da Baía de São Francisco e depois, literalmente despencar pelas montanhas de Marin County, arriscando a vida e revivendo as emoções da infância. Os fabricantes de bicicletas, percebendo aí o nicho que se abria, começaram a desenvolver modelos especiais adaptados aos trancos e barrancos que a nova atividade exigia. Muitas dessas empresas já eram de propriedade desses ex-hippies que até hoje desenvolvem modelos cada vez mais sofisticados.

         Em 1980 já havia nos Estados Unidos uma indústria especializada em mountain-bikes. Em 1986, a
 novidade chegou ao Brasil, só acontecendo o primeiro evento oficial da categoria em 1988: O Cruiser das Montanhas, em Campos do Jordão (SP). Hoje o mountain bike é uma das atividades que mais crescem. Além do campeonato mundial que acontece uma vez por ano, existe também a "World cup", evento super conhecido entre ou mountain bikers, e que acontece em diversas etapas durante o ano em todos os cantos do planeta.

         As categorias do esporte são:

 Cross country ou XC (obstáculos e loucuras em um circuito fechado que é repetido diversas vezes);
 downhill ou DH (descida de montanha em provas de velocidade onde os competidores atingem até 90 km/h em suas bikes) e dual-slalon ou DS (descida de montanha com dois pilotos, lado a lado em pistas diferentes porém com características idênticas, que enfrentam obstáculos que devem ser contornados em alta velocidade).

         Além destes eventos mundiais, o mountain bike conseguiu um mérito muito grande em 1996 em Atlanta, que foi conquistar uma vaga no maior evento do mundo: as Olimpíadas, que certamente vai contribuir em divulgar e trazer novos adeptos ao esporte.