Escola Secundária Dr
Voltar

O Meio

 


Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida em Espinho








1. Caracterização espaço-temporal e histórica da escola
 
 

A escola, que vai ser alvo de investigação, foi criada em 1956 pelo Decreto n.º 40 725 do Ministério da Educação Nacional (Direcção - Geral do Ensino Técnico Profissional), como escola técnica profissional com o nome de Escola Industrial e Comercial de Espinho, conforme Diário do Governo n.º 168 - I Série - de 8 de Agosto de 1956.

Neste diploma apontava-se, como razão para a sua criação, o facto de Espinho ser "o centro de convergência de uma região de alta densidade populacional", onde "vivem e trabalham, pelo menos, 60 000 almas". Da população activa com profissão, 10% dedicava-se à agricultura e 90% distribuía-se pela indústria, comércio e serviços.

Esta, entrou em funcionamento em Janeiro de 1957 com aproximadamente 150 alunos e 17 professores, numa casa alugada no Gaveto das Ruas 21 e 30.

Era o seguinte o seu plano de estudos:

- Ciclo preparatório;

- Formação Geral de Comércio;

- Formação de Serralheiro;

- Cursos complementares de aprendizagem: Carpinteiro - Marceneiro

As obras para um novo edifício - o actual - iniciaram-se em 18/01/66 situado a nascente e sul da cidade de Espinho, com uma área de terreno de 21 500m2, uma área coberta de 6 300m2. Tinha, então, 40 salas de aula e capacidade para cerca de 1 200 alunos distribuídos por um número máximo de 49 turmas diurnas.

O custo da obra elevou-se a 14 500 contos, e as novas instalações foram inauguradas em 19/06/68. Nelas se ministravam os seguintes cursos:

- Formação Geral do Comércio;

- Formação de Serralheiro;

- Formação Feminina;

- Formação de Montador Electricista;

- Secções Preparatórias para os Institutos Comercial e Industrial;

e ainda, em regime de aperfeiçoamento, os cursos nocturnos:

- Geral de comércio

- Serralheiro;

- Montador Electricista

Em 22/11/79, por publicação no Diário da República, a Escola passou a denominar-se Escola Secundária de Espinho.

A designação actual data de 02/04/87, altura em que adoptou, como patrono, o Dr. Manuel Gomes de Almeida, eminente cardiologista, antifascista e opositor ao regime anterior.

De início vocacionada para o ensino técnico, a Escola acompanhou as sucessivas reformas do sistema educativo, oferecendo hoje, aos alunos, uma variada gama de opções que se enquadram nos Cursos Predominantemente Orientados para o Prosseguimento de Estudos e para a Vida Activa.
 
 

2. Caracterização da Escola
 
 
 
 

2.1. O Espaço físico

O edifício escolar é constituído por vários blocos:

2.1.1.- bloco central

Aqui localizam-se as salas do Conselho Directivo, a sala dos Professores, a Papelaria, os Serviços Administrativos, a Biblioteca, o P.B.X., o Refeitório, o Bufete, o Polivalente, a sala de Audio-visuais, uma sala de Directores de Turma/Associação de Pais e a sala da Associação de Estudantes;
 
 
 
 

2.1.2. - blocos A1, A2 e A3.

No Bloco A1, as salas de aula distribuem-se por dois pisos, desde a sala 1 até à sala 11. Também aí se localizam as salas de Estudo e de Convívio, uma sala de Informática, a Reprografia e o gabinete do Psicólogo.

No Bloco A2, as salas de aula normais, desde a 12 até à sala 22, distribuem-se por dois pisos. Nele se encontram ainda o laboratório de Biologia e o Arquivo da Escola.

O Bloco A3, com três pisos, está equipado com duas salas de Informática e os Laboratórios de Física e Química para além das salas de aula normais desde a 23 até à 43;

2.1.3. - bloco oficinal

Surgem aí as oficinas de electricidade, o Laboratório de Electrónica e uma sala de Educação Tecnológica, as salas de Desenho Esquemático, na Oficina de Mecânica, e o Laboratório Multimédia do Projecto Nónio Século XXI.

2.1.4.- Ginásio

e três campos de jogos.

2.1.5. A circundar todos estes espaços físicos existe uma razoável área de recreios.
 
 
 
 
 

A3. s infra-estruturas da Escola
 

As infra-estruturas da Escola, como a Biblioteca, a Papelaria, o Bufete, as Salas de Estudo e de Convívio, o Refeitório, o Ginásio e a Sala de Audiovisuais, funcionam ao longo de todo o ano lectivo servindo a comunidade escolar.
 

3. Material didáctico e outro equipamento
 

Relativamente a material didáctico e outro equipamento, a Escola dispõe de material audiovisual distribuído pelos diversos blocos e salas, nomeadamente, retroprojectores, projectores de diapositivos, vídeos, televisores, rádio-gravadores, câmaras de vídeo, equipamento de informática, equipamento específico das diversas disciplinas dos cursos tecnológicos e dos Laboratórios de Biologia, Química e Física, equipamentos especiais de compensação para os alunos com necessidades educativas especiais. Dispõe, ainda, de equipamento específico para Electrotecnia, Electrónica e Mecânica, Educação Física , Oficina de Artes e Informática e equipamentos especiais de compensação para os alunos com necessidades educativas especiais,(material didáctico especial e equipamento informático).

Esta escola tem usufruído de alguns apoios, nomeadamente :

4. Funcionamento da Escola

A Escola funciona, ininterruptamente, de 2ª a 6ª feira das 8:00 horas às 24:00 horas.

As aulas lectivas decorrem em três turnos:

1º turno 8:30h - 13:15h
2º turno 13:30h - 18:15h
3º turno 19:30h - 23:35h
O funcionamento da Biblioteca, Bufete, Refeitório, Reprografia e sala de Audiovisuais encontra-se em Regulamento Interno, aprovado recentemente em Assembleia Eleitoral, expressamente criada para o efeito, conforme de termina a legislação em vigor.

O Conselho Directivo tem o seguinte horário de funcionamento:

    • 9:30h 
  • 12:30h;
  • 14.30h 
  • 17.30h
  • 19:30 - 
  • 22:30h
Os Serviços Administrativos estão abertos ao público nos seguintes períodos:
    • 9:30h 
    • 12:00h;
    • 14.00h 
    • 17.00h
    • 19:30 - 
"
    • 22:30h (às 5as. Feiras)
    • 19:30h
    • 20:30 (no período nocturno)
  •  

  •  

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

    Dado que esta escola se encontra no período de transição para o novo modelo de gestão, é ainda que, quem convoca as reuniões do Conselho Pedagógico é a Presidente da Comissão Executiva Instaladora.

    As reuniões dos Conselhos de Grupo são convocadas pelos respectivos Delegados de Grupo que estabelecem a respectiva Ordem de Trabalhos.

    As reuniões do Conselho de Directores de Turma são convocadas pela Comissão Executiva Instaladora, sob proposta da Professora Coordenadora dos Directores de Turma.

    As reuniões dos Conselhos de Turma para avaliação dos alunos e para tratar de assuntos relacionados com a Área-Escola e com procedimentos disciplinares são convocadas pela Comissão Executiva. Outras reuniões podem ser convocadas pelo respectivo Director de Turma.
     
     
     
     
     

    Estrutura académica ou curricular

    Actualmente, ministram-se, na Escola, os seguintes cursos:

    Ensino diurno

    - 3º ciclo - básico

    7º, 8º, 9º anos com a área opcional:
     
     
     

    Área Tecnológica









    Opção Françês
     
     



     
     
     
     
     
     
     
     

    Agrupamento : Dominante: Científica e Natural

    Agrupamento 2: Dominante: Artes

    Agrupamento 3: Dominante: Económica e Social

    Agrupamento 4: Dominante: Humanidades
     
     














    - Cursos Secundários Predominantemente Orientados para a Vida Activa (CSPOVA) - anos: 10º, 11º, 12º

    Agrupamento 1: Dominante: Científica e Natural

    Agrupamento 3: Dominante: Económica e Social Agrupamento 4:Dominante: Humanidades












    Ensino nocturno

    - 12º ano de escolaridade - via ensino

    - 3º ciclo - básico ( por unidades capitalizáveis ) - Ensino secundário ( por unidades capitalizáveis )










      Topo


     
     

    O meio onde a escola está inserida

    A Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, está implantada na Rua 35, em pleno centro da cidade de Espinho. Espinho é um dos concelhos do distrito de Aveiro e aquele que tem menor área (21,4 Km2). É constituído por cinco freguesias - Espinho, Anta, Guetim, Silvalde e Paramos - e a sua população ronda os 36 000 habitantes.

    Situa-se na orla marítima, a cerca de 50 Km a norte de Aveiro e a 20 Km a sul do Porto. A Norte é limitado por Vila Nova de Gaia, a Sul e interior por Ovar e Santa Maria da Feira e a Oeste confronta com o Oceano Atlântico.

    O concelho, sobretudo a sua sede, está satisfatoriamente servido por uma rede rodo-ferroviária.

    O sistema rodoviário assenta prioritariamente na EN 109, como eixo principal de atravessamento no sentido N-S, na 109-4 e na variante à I C 1 .

    No domínio dos transportes ferroviários, Espinho é servido pela linha do Norte, no eixo Porto - Lisboa e pela linha do Vouga. Este modo de transporte assume uma grande preponderância nas deslocações nos sentidos N-S e S-N, constituindo um relevante factor de desenvolvimento do concelho.

    Durante a década de 60-70, assistiu-se a um forte crescimento da população, na generalidade do concelho, ao contrário do que aconteceu um pouco por todo o país, devido ao grande fluxo da emigração. No entanto, durante a última década, a freguesia de Espinho perdeu população em relação às freguesias do concelho que a envolvem.

    A maior parte da população do concelho é absorvida pelas actividades dos sectores secundário e terciário. O sector secundário tem um peso fundamental no desenvolvimento socio-económico do concelho.

    Apesar duma ligeira tendência para o envelhecimento, a população apresenta ainda características de uma população jovem. Nos últimos anos, o peso da população jovem tem vindo a diminuir, prevendo-se uma certa estabilidade.

    Espinho é um atractivo e crescente pólo de turismo da região da Costa Verde.

    A sua actividade turística resulta das suas condições naturais, da melhoria progressiva das acessibilidades e da existência de infra-estruturas e equipamentos. Alguns destes - Casino, Golfe, Actividades desportivas e outras - alimentam o fluxo turístico ao longo de todo o ano.

    No que concerne aos recursos culturais, Espinho oferece um leque bastante diversificado desde o folclore, as festas, as romarias, a sua feira semanal, até ao teatro, aos concertos e ao Festival Internacional de Cinema de Animação (CINANIMA), o qual projecta além-fronteiras o nome da cidade.

    As manifestações de tipo cultural, embora distribuídas um pouco ao longo de todo o ano, concentram-se predominantemente na época de Verão.

    Ponderando a relação área geográfica / população escolar podemos afirmar que Espinho-concelho e sobretudo Espinho-cidade dispõe de uma rede escolar satisfatória.

    Dispõe de vários estabelecimentos dos ensinos pré-escolar, básico, 2° e 3° ciclos e de dois do ensino secundário: a Escola Sec. Dr. Manuel Laranjeira e a ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL GOMES DE ALMEIDA.
     
     

    Objectivos Gerais do Ensino e a escola

    A Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida como instituição oficial e, enquanto tal, deve seguir os objectivos gerais do ensino, definidos pelo Ministério da Educação, e consignados na Lei de Bases do Sistema Educativo (L.B.S.E.), visando a transmissão de um saber comum à totalidade dos cidadãos portugueses, a sua realização individual, a interiorização de valores fundamentais e a sua progressiva autonomia.

    Nesse sentido, a Escola deverá:


     

    Objectivos Específicos

    Esta comunidade escolar, com um passado e experiência singulares, mas também com realizações e projectos, tem vindo a consolidar uma identidade própria ao longo destes anos. Com base em experiências passadas, mas sobretudo a pensar em projectos futuros concretizáveis, traçou alguns objectivos específicos, sub-divididos nos seguintes âmbitos ou domínios: Cognitivo, Operatório, Pessoal e Social.

    Embora os objectivos de âmbito pedagógico sejam os mais interferentes no crescimento educativo dos jovens, não podemos esquecer que os outros objectivos concorrem igualmente para a sua formação integral.

    Objectivos de Âmbito Pedagógico

    No Âmbito do Ensino-Aprendizagem

    Domínio Cognitivo:

    a) Procurar a aquisição e estruturação dos saberes básicos, numa perspectiva interdisciplinar e integrada, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade do aluno.

    b) Promover o sucesso educativo, adequando os conteúdos programáticos à realidade de cada aluno e aos seus ritmos de aprendizagem.

    c) Proporcionar a aquisição dos conhecimentos necessários, assegurando uma formação geral comum a todos e permitindo uma progressão na aprendizagem ou a inserção na vida activa.

    d) Fomentar a aquisição de um saber, cada vez mais aprofundado, assente no estudo, na reflexão crítica, na observação e na experimentação.

    e) Assegurar aos alunos com necessidades educativas específicas, condições adequadas ao seu desenvolvimento e pleno aproveitamento das suas capacidades.

    Domínio operatório:

      1. Facultar processos de "aprender a aprender" e condições que despertem o gosto pela aprendizagem permanente.
      2. Assegurar o inter-relacionamento do saber e do saber-fazer, da teoria e da prática, da cultura escolar e da cultura do quotidiano, nomeadamente através do conhecimento da realidade local e regional.
      3. Proporcionar condições para a aplicação dos saberes a novas situações, estimulando a observação e a experimentação.
      4. Favorecer a formação profissional dos alunos, através de orientação vocacional e preparação técnica, proporcionada em articulação com as empresas do Meio
      5. Facultar contactos e experiências, aproximando a Escola da Comunidade, nomeadamente no âmbito da Área-Escola.
    Domínio Pessoal e Social:

    a) Desenvolver, a par das instituições familiares e sociais, o apreço pelos valores da cidadania que conduzam à formação de jovens civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida comunitária.

    b) Promover a formação pessoal em harmonia com os valores da justiça, da liberdade, da solidariedade e do respeito pelos outros.

    c) Fomentar um ambiente de coeducação sem qualquer discriminação social.

    d) Incentivar as relações pessoais entre todos os intervenientes na comunidade escolar ( alunos, professores, auxiliares de acção educativa e pessoal administrativo).

    e) Desenvolver atitudes de reflexão metódica, de abertura de espírito, de sensibilidade e de disponibilidade para uma constante adaptação à mudança.

    f) Incentivar o gosto pela conservação e embelezamento do espaço escolar.

    g) Estimular o conhecimento e o apreço pelos valores característicos da identidade nacional - língua, história e cultura portuguesas.

    h) Desenvolver um conjunto de valores éticos conducentes ao respeito pelo meio ambiente .

    Objectivos de Âmbito Institucional

      1. Estabelecer as componentes curriculares locais que respondam às solicitações do Meio - Turismo, Tapeçaria, Gastronomia e Folclore.
      2. Promover actividades de informação e orientação vocacional para alunos e encarregados de educação.
      3. Dinamizar actividades de complemento curricular - desporto escolar, visitas de estudo, intercâmbio escolar e actividades culturais.
      4. Estabelecer protocolos com entidades empregadoras do Meio, no sentido de proporcionar formação profissional, facilitando a integração no mundo do trabalho.
      5. Proceder a uma escolha criteriosa do Director de Turma no sentido de responder às solicitações dos alunos, nomeadamente a informação dos seus direitos, o aconselhamento, o acompanhamento, a compreensão dos problemas individuais ou do grupo e a transmissão de confiança.
      6. Procurar manter o mesmo Director de Turma ao longo de um ciclo de estudos.
      7. Formar turmas com número de alunos adequado à aquisição dos objectivos no âmbito do Ensino-Aprendizagem .
    Objectivos de Âmbito Relacional

    No sentido de dar consecução aos objectivos mencionados anteriormente e com base nas sugestões apresentadas pelos intervenientes no processo educativo, a Escola intenta:

    a) Criar condições de promoção do sucesso escolar e educativo a todos os alunos.

    b) Desenvolver uma atitude generalizada de saber ouvir, pensar e agir.

    c) Promover o cuidado com a linguagem, comportamentos e atitudes.

    d) Estimular a realização de actividades de ocupação de tempos livres condizentes com os interesses dos alunos.

    e) Apoiar iniciativas que contribuam para alargar o âmbito cultural e artístico dos jovens - Clubes, Intercâmbios, Viagens...

    f) Desenvolver, na Escola, espaços e actividades que proporcionem o convívio e o diálogo entre todos os elementos da comunidade escolar.

    g) Dinamizar a sala de convívio, no sentido de desenvolver a componente lúdica e cultural, promovendo o convívio dos alunos.

    h) Rentabilizar a sala de estudo, no sentido de apoiar, orientar e ,ajudar os alunos a superarem dificuldades.

       #top

    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
    - Autonomia e Gestão das Escolas -
    Decreto Lei n.º 115-A/98
     



     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

      1. - Inventário dos recursos
        1. - Os recursos humanos: Professores os Auxiliares da Acção Educativa e outros
    Os professores da Escola, agora em número de 171, encontram-se assim distribuídos:
    Grupo
    Disciplinar
    N.º de professores
    1997/98
    1998/99
    P. Q. N. D.
    Provisórios
    P. Q. N. D.
    Provisórios
    16
    3
    14
    6
    2º A e B
    5
    0
    5
    0
    4º A e B
    13
    0
    14
    2
    2
    2
    2
    3
    6
    1
    6
    2
    3
    1
    4
    2
    8º A
    10
    5
    11
    7
    8º B
    9
    2
    10
    3
    13
    5
    11
    2
    10ª A
    7
    5
    7
    4
    10ºB
    3
    2
    6
    4
    11ºA
    4
    0
    5
    1
    11ºB
    7
    0
    7
    1
    12º A e B
    5
    0
    5
    0
    12º C e D
    6
    0
    6
    0
    Educação Física
    8
    4
    8
    6
    Informática
    0
    6
    0
    7
    Totais        
    Há, também, um Professor do Apoio Educativo (P. A. E.), que tem como função primordial colaborar com os Órgãos de Gestão e Coordenação da escola , com os professores do ensino regular, apoiar os alunos cuja avaliação determine o recurso às modalidades de apoio educativo consideradas necessárias, bem como apoiar os pais e encarregados de educação, e há ainda, uma professora de Educação Moral e Religiosa.

    Os Funcionários:

    Integram os Serviços Administrativos, 10 funcionários:

    - a Chefe dos Serviços Administrativos;

    - uma 1º Oficial;

    - três 2º Oficiais;

    - uma 3º Oficial;

    Sectores
    Nº de Salas
    N.º de funcionários
    Formação académica
    Obs.
    Do quadro
    Contratados
    Bloco A1
    10
    0
    2
    Ensino Básico (4ª Classe)  
    Bloco A2
    12
    3
    1
    Ensino Básico (4ª Classe)
    Bloco A3
    14
    3
    0
    Ensino Básico (4ª Classe)  
    Bloco Oficinal
    6
    1
    0
    Ensino Básico (4ª Classe)  
    Biblioteca
    2
    1
    1
    2º Ciclo do Ensino Básico

    Curso Geral do Comércio

    Curso de formação em informática (utilitários: Base de dados)
    Reprografia  
    1
    0
    Ensino Básico (4ª Classe) Curso de formação em equipamento reprográfico.
    Bar  
    3
    0
    Ensino Básico (4ª Classe  
    Papelaria  
    1
    1
    Ensino Básico (4ª Classe  
    Cantina  
    3
    2
    Ensino Básico (4ª Classe  
    Recepção  
    1
    1
    Ensino Básico (4ª Classe  
    Chefia do pessoal  
    1
    0
    Ensino Básico (4ª Classe  
    Laboratórios
    4
    1
    1
    Ensino Básico (4ª Classe  
    Ginásio
    3
    1
    1
    Ensino Básico (4ª Classe  
    Total
    51
     
    8
       

    a) Dada a necessidade , e porque a lei o permite, encontram-se no presente ano nesta escola, 4 funcionários contratados a termo certo que desempenham funções de auxiliares de limpeza e jardinagem.

    Como Auxiliares de Acção Educativa exercem funções, neste estabelecimento de ensino, 31 funcionários, dos quais 23 são do Quadro e 8 contratados a prazo, sendo 2 destes ajudantes de cozinha e 6 exercem tarefas de Auxiliares de Acção Educativa.
     
     
     
     
     
     

    Outros membros da comunidade educativa

    A Escola tem em funcionamento um Gabinete de Psicologia e Orientação Profissional. Nele trabalha um Psicólogo que faz o acompanhamento dos alunos e presta apoio psicológico e individual sempre que necessário.

    A Associação de Pais desenvolve actividade sistemática e intervém, regularmente, no Conselho Pedagógico onde legalmente tem assento.

    A Associação de Estudantes intervém em diversas actividades escolares e mantém diálogo contínuo com as diversas estruturas da Escola.

        1.  Os recursos educativos multimédia
    É do senso comum dizer que o emprego de recursos informatizados em acções educativas, por si só, não é indicador de qualidade, pois caso representem um paradigma instrucionista – cada vez mais reconhecidamente em vias de superação -, estarão preservando e expandindo velhas fórmulas, sem reflectir sobre os significados e sobre as necessidades de novas práticas pedagógicas que utilizem esses instrumentos.

    O potencial efectivamente novo e aberto, para novas possibilidades de apropriação das novas tecnologias às práticas pedagógicas, somente poderá ser avaliado no momento em que os referenciais forem confrontados com acções concretas para, em vista dos resultados obtidos, serem confirmados ou redireccionados. È nesse sentido que se orienta o presente projecto.

    Mas, para melhor compreensão do termo recursos informáticos, diremos que este é aqui empregue como sendo aqueles meios oferecidos pela tecnologia microelectrónica por meio de micro-computadores pessoais, permitindo armazenamento, recuperação e manuseio de dados e informações. Incluem recursos multimedia como texto, imagem, áudio, animação, realidade virtual, simulação, etc., podendo ser acedidos remotamente por redes de comunicação electrónica (linha telefónica, fibra óptica, satélites de comunicação).

    Aqueles que a escola neste momento dispõe, e que se encontram distribuídos pelas diversas salas, são:
     
     

    Sala 7 – Sala de informática dos Cursos Tecnológicos


    Modelo/Marca
    caracterìsticas
    1 Computador EUROSYS 6x86 – P 166 a 133 Mhz

    16 Mb RAM

    1,7 Gb HDD

    Rato (2 botões)

    CD-ROM Compact Disc

    2 colunas Multimédia Speker/Active 85

    Monitor SAMPO

    2 Computador EUROSYS 6x86 – P 166 a 133 Mhz

    16 Mb RAM

    1,7 Gb HDD

    Rato Eurosys (3 botões)

    CD-ROM Compact Disc

    Monitor SAMPO

    3 Computador EUROSYS 6x86 – P 166 a 133 Mhz

    16 Mb RAM

    2,6 Gb HDD

    Rato Eurosys (3 botões)

    CD-ROM Compact Disc 5x

    2 colunas Multimédia Sepeker/active 85

    Monitor SAMPO

    4 Computador Laser Expression + 520 P Pentium- S a 200 Mhz

    16 Mb Ram

    850 Mb HDD

    Rato

    CD-ROM creative

    Monitor LASER

    5 Computador Laser Expression + 520 P Pentium- S a 200 Mhz

    16 Mb Ram

    1,28 Gb HDD

    256 Kb Cache

    Rato Microsoft (2 botões)

    2 colunas Multimédia Speker/Active 85

    CD-ROM 

    Monitor LASER

    6 Computador Laser Expression + 514 P Pentium- P54C a 133 Mhz

    16 Mb Ram

    1 Gb HDD

    256 Kb Cache

    Rato Microsoft (2 botões)

    2 colunas HiTex Lx5585

    CD-ROM 

    Monitor LASER

    7 Computador Laser Expression + 514 M Pentium- P54C a 133 Mhz

    16 Mb Ram

    540 Mb HDD

    256 Kb Cache

    Rato Microsoft (2 botões)

    CD-ROM 

    Monitor LASER

    8 Computador Laser Expression + 575 M Pentium- P54C a 133 Mhz

    16 Mb Ram

    %40 Mb HDD

    256 Kb Cache

    Rato Microsoft (2 botões)

    CD-ROM Creative

    Monitor LASER

    9 Computador Laser Expression + 514 M Pentium- S a 75 Mhz

    8 Mb Ram

    849 HDD

    Rato Microsoft (2 botões)

    2 colunas Multimédia Speker/Active 85CD-ROM Creative

    Monitor LASER

    10 Computador Laser Expression + 520 P Pentium- S a 200 Mhz

    16 Mb Ram

    1,28 Gb HDD

    256 Kb Cache

    Rato Microsoft (2 botões)

    2 colunas Multimédia Speker/Active 85

    CD-ROM 

    Monitor LASER

    11 Computador Laser Expression + 520 P Pentium- S a 200 Mhz

    16 Mb Ram

    1,28 Gb HDD

    256 Kb Cache

    Rato Microsoft (2 botões)

    2 colunas Multimédia Speker/Active 85

    CD-ROM 

    Monitor LASER

    12 EUROSYS 6x86 – P 166 a 133 Mhz

    16 Mb RAM

    1,28 Gb HDD

    256 Kb Cache

    Rato (3botões)

    CD-ROM 

    2 colunas Multimédia Speker/Active 85

    Monitor SAMPO

    13 Computador Sem Marca – (UPGRADE) 6x86 MX –166 

    16 Mb RAM

    1%$$ Mb HDD

    256 Kb Cache

    Rato (3botões)

    CD-ROM Creative

    Monitor SAMPO

      Impressora HP 690C  
      Scanner HP Scanjet Iip  
      Scanner AvecColour (Avec2412)  
      Impressora Epson EPL - 43  
      Plotter HP 7475 A "Tinteiro com 6 cores"
      Data Show  
      Data Switch  
      Power Lab 600 ONDYNE "Acumulador de energia"
      EUROLUM  
      TV PHILIPS  
      VIDEO VR 161

    Sala 39

    – Sala de informática dos Cursos Tecnológicos e outros. Sala de opção da disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação do 10º, 11º e 12º anos das opções dos Cursos Secundários orientados para o prosseguimento de estudos ou para a vida activa.
     
    N.º
    Modelo/Marca
    caracterìsticas
    1 Computador PCX 386 a 33 Mhz

    8 Mb RAM

    120 HDD – "SERVER"

    Rato (2 botões)

    Monitor PCX Policromático

    2 Computador PCX 386 DX4 a 40Mhz

    4 Mb RAM

    125 Mb 

    Rato Eurosys (3 botões)

    Monitor PCX Policromático

    3 Computador EUROSYS 486 DX4 a 40Mhz

    4 Mb RAM

    Rato Genius

    Monitor SAMPO - Policromático

    4 Computador PCX 386 SX a 40 Mhz

    4 MB RAM

    Rato Genius

    Monitor PCX - Policromático

    5 Computador FOCO 486 DX2 - S a 66 Mhz

    4 Mb RAM

    515 Mb

    256 Kb Cache

    Rato (3 botões)

    Monitor EMC

    6 Computador PCX 386 SX a 40 Mhz

    3,7 MB RAM

    120 Mb HDD 

    Rato (3 botões)

    Monitor PCX - Policromático

    7 Computador PCX 386 SX a 40 Mhz

    3,7 MB RAM

    125 Mb HDD 

    Rato Genius

    Monitor PCX - Policromático

    8 Computador EUROSYS 486 DX4 a 100Mhz

    7,8 Mb RAM

    610 Mb HDD

    Rato Genius(3 botões)

    Monitor SAMPO - Policromático

    9 Computador Laser Expression + 575 M Pentium- S a 75 Mhz

    8 Mb Ram

    540 MbHDD

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor LASER

    10 Computador Laser Expression + 575 P Pentium- S a 75Mhz

    8 Mb Ram

    630 Mb HDD

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor LASER

    11 Computador Laser Expression + 575 M Pentium- S a 75 Mhz

    8 Mb Ram

    541 Mb HDD

    256 Kb Cache

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor EMC

    12 Computador FOCO 486 DX2 - S a 66 Mhz

    3,7 Mb RAM

    420 Mb HDD

    256 Kb Cache

    Rato (3 botões)

    Monitor EMC

    13 Computador Laser Expression + 575 M Pentium- S a 75 Mhz

    8 Mb Ram

    130 Mb HDD

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor LASER

     

      Data Show INFOCUS Preto/Branco (A4)

    Sala 43

    N.º
    Modelo/Marca
    caracterìsticas
    1 Computador PCX Corporation 386 a 40 Mhz

    4 Mb RAM

    125 Mb HDD

    CD-ROM Creative

    Rato Genius(3 botões)

    Monitor PCX Policromático

    2 Computador JLM 386 DX4 a 40Mhz

    2 Mb RAM

    30Mb HDD

    Rato Agiler (3 botões)

    Monitor PHILIPS

    3 Computador EUROSYS 486 DX4 a 40Mhz

    4 Mb RAM

    Rato Genius (3 botões)

    Monitor SAMPO - Policromático

    4 Computador OLIVETTI 386 a 40 Mhz

    2 Mb RAM

    125 Mb HDD

    CD-ROM Creative

    Rato (3 botões)

    Monitor OLIVETTI

    5 Computador PCX Corporation 486 DX2 - S a 66 Mhz

    4 Mb RAM

    256 Kb Cache

    Rato (3 botões)

    Monitor EMC

    6 Computador PCX 386 SX a 40 Mhz

    3,7 MB RAM

    120 Mb HDD 

    Rato (3 botões)

    Monitor PCX - Policromático

    7 Computador EUROSYS 386 SX a 40 Mhz

    3,7 MB RAM

    125 Mb HDD 

    Rato Genius(2 botões)

    Monitor PCX - Policromático

    8 Computador EUROSYS 486 DX4 a 100Mhz

    7,8 Mb RAM

    610 Mb HDD

    Rato Genius(3 botões)

    Monitor - LASER Policromático

    9 Computador EUROSYS Pentium- S a 75 Mhz

    8 Mb Ram

    540 MbHDD

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor SAMPO

    10 Computador EUROSYS Pentium- S a 75Mhz

    8 Mb Ram

    630 Mb HDD

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor LASER

    11 Computador EUROSYS Pentium- S a 75 Mhz

    8 Mb Ram

    541 Mb HDD

    256 Kb Cache


     
     

    Laboratório Multimédia - Projecto Nónio Século XXI

    Nota: Esta sala apresenta uma ocupação que roda os 22%, como se pode verificar pela mancha horária apresentada em mapa anexo.

    É considerada , pelo equipamento que possui, um laboratório para trabalhos de projecto e multimedia.
     
    N.º 
    de 
    Unid.
    Modelo/Marca
    caracterìsticas
    1
    Scanner  HP 6100C
    1
    Placa de Aquisição de Imagem  
    1
    Gravador Yamaha 400 CD Writer 

    4/12 TEAC – 

    1
    Máquina fotográfica  Digital

    MVC – FD7

    6
    Auscultador  
    1
    Microfone  
    1
    Tripé para Microfone  
    1
    Tripé para Microfone  
    1
    Câmara de filmar  
    1
    Digitalizador de películas EPSON  
    2
    Impressora EPSON  
    1
    Computador EUROSYS 233 MMX

    64 Mb

    Placa de Som

    Colunas

    CD-ROM 24X 

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor EMC

    1
    Computador EUROSYS Pentium 2 

    233 MMX

    64 Mb

    Placa de Som

    Colunas

    CD-ROM 24X 

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor EMC

    1
    Computador EUROSYS Pentium 2 

    233 MMX

    64 Mb

    Placa de Som

    Colunas

    CD-ROM 24X 

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor EMC

    1
    Computador EUROSYS Pentium 2 

    233 MMX

    64 Mb

    Placa de Som Monitor EMC

    Colunas

    CD-ROM 24X Rato Microsoft (2 botões)

    1
    Computador EUROSYS Pentium 2 

    233 MMX

    64 Mb

    Placa de Som

    Colunas

    CD-ROM 24X 

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor EMC

    1
    Computador EUROSYS Pentium 2 

    233 MMX

    64 Mb

    Placa de Som

    Colunas

    CD-ROM 24X 

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor EMC

    1
    Computador EUROSYS Pentium 2 

    233 MMX

    64 Mb

    Placa de Som

    Colunas

    CD-ROM 24X 

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor EMC

    1
    Computador EUROSYS Pentium 2 

    233 MMX

    64 Mb

    Placa de Som

    Colunas

    CD-ROM 24X 

    Rato Microsoft (2 botões)

    Monitor EMC


    Voltar

    1