SITE DO ZHEREAL-ESPECIAL A TABELA ABAIXO MOSTRA O PERCURSO DAS ESCOLAS DE INFORMÁTICA E CIDADANIA (EICs) QUE ATUAM DENTRO DE INSTITUIÇÕES PSIQUIÁTRICAS COLOCANDO USUÁRIOS DA SAÚDE MENTAL COMO PROFESSORES (EDUCADORES).

ANO 2000Inseridas Escolas de Informática e Cidadania no Instituto Philippe Pinel e no Instituto Nise da Silveira. Era a primeira vez que algo parecido acontecia em instituições psiquiátricas! Cerca de 95% das vagas são reservadas aos usuários da saúde mental.Até os últimos cursos as turmas viviam lotadas e os cursos eram (e ainda são) muito requisitados, muito procurados. Ambas as escolas dispõem de internet para os usuários da saúde mental. Quase 100% dos alunos (educandos) são pessoas que fazem tratamento psiquiátrico.
ANO 2002Inseridas EICs no CAPs Rubens Corrêa-Irajá e no CAPs Simão Bacamarte-Santa Cruz. Cinqüenta por cento das vagas são reservadas aos usuários da saúde mental!A procura pelos cursos é grande, mas há evasão, pois as pessoas sentem falta de internet. O CAPs Simão Bacamarte até tem internet que tem sido compartilhada com a EIC e com os usuários da saúde mental, mas é internet discada, portanto, lenta. O CAPs Rubens Corrêa tem internet banda larga. Em 2007 essa internet começa a ser compartilhada com a EIC e com os usuários da saúde mental finalmente (pois durante 4 anos a internet não chegava aos clientes usuários do CAPs). Cerca de 40% a 70% das vagas são preenchidas por usuários da saúde mental!
ANO 2004É inserida uma nova escola de informática e cidadania no CAPs Profeta Gentileza-Inhoaíba. PORÉM OS CAPs Ernesto Nazareth-Ilha do Governador e Lima Barreto-Bangu, dificultam a inserção de eics. porém o projeto continuou com as EICs sendo instaladas em instituições fora da saúde mental, mas com educadores usuários da saúde mental. Metade das vagas são reservadas aos usuários da saúde mental.Resultado: a EIC Profeta Gentileza-Inhoaíba não tem internet. A evasão dos educandos (alunos) era grande, mas isso quando 100% dos educandos eram usuários da saúde mental. Em 2007 a EIC Profeta Gentileza começou a receber pessoas da comunidade. Continuou a evasão de usuários de saúde mental, mas agora a EIC passou a lotar de pessoas da comunidade em geral. AS EICs Ernesto Nazareth e Lima Barreto contam com internet, tem mais procura e pouca evasão, mas quase não tem educandos usuários da saúde mental (menos de 5%). parece evidente que a distância dificulta o acesso dos usuários dos CAPs às Escolas de Informática e Cidadania. A EIC Profeta Gentileza-Inhoaíba tem mais educandos usuários da saúde mental que as EICs Ernesto Nazareth e Lima Barreto juntas!

NATURALMENTE EU CONSEGUI ESSES DADOS POR SER EDUCADOR EM UMA DAS ESCOLAS E CONSELHEIRO DO PROJETO. PORÉM ME COLOCO COMO ÚNICO RESPONSÁVEL PELO QUE DECLARO AQUI. ESTOU APENAS DEFENDENDO OS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE MENTAL, NADA MAIS. GOSTARIA DE SALIENTAR QUE AQUI EU NÃO ESTOU REPRESENTANDO, NEM DEFENDENDO NENHUMA ONG, MAS APENAS O BOM TRABALHO. OBSERVE QUE QUANDO OS CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) DIFICULTAM A IMPLANTAÇÃO DE NOVAS ESCOLAS QUEM SAI PERDENDO É O USUÁRIO DA SAÚDE MENTAL. EU COMO USUÁRIO DA SAÚDE MENTAL E EDUCADOR DO PROJETO POSSO GARANTIR QUE ATIVIDADES COMO INFORMÁTICA E TECNOLOGIA ATRAVÉS DA INTERNET FAZEM UM BEM QUE NENHUM REMÉDIO PSIQUIÁTRICO JAMAIS PODERÁ FAZER.

COMO ACONTECE O PROJETO:

A ONG CDI (Comitê Para a Democratização da Informática) fornece computadores e treinamento para pessoas que fazem tratamento psiquiátrico. Pessoas que fazem tratamento psiquiátrico e que foram treinadas pelo CDI dão aulas para outros que fazem tratamento e para qualquer outra pessoa que queira fazer o curso nas instituições psiquiátricas. Das pessoas que fazem os cursos nas instituições psiquiátricas, os mais aplicados e interessados fazem um curso para dar aulas e se tornarem educadores. As instituições têm como dever acolher bem o projeto (o que infelizmente não tem acontecido nos CAPS do Instituto Franco Basaglia).CLIQUE AQUI E VEJA O QUE É GESAC
VÁ PARA O SITE DO GESAC CLICANDO AQUI! VAMOS DEFENDER NOSSOS DIREITOS!!

ESTE É UM SERVIÇO ESPECIAL PRESTADO PELO SITE DO ZHEREAL PARA AS PESSOAS QUE FAZEM TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO. UM SERVIÇO EM PARCERIA COM O BLOG PSIQUIATRIA POR DENTRO CLIQUE E ACESSE! http://pacientepsiquiatrico.blogspot.com