O país é fruto do Governo. O Governo é feito de homens e eu quero acreditar que ainda existem homens que lutam pelo bem do próximo. Pensando assim, gostaria de discutir com você alguns pontos que acho importantíssimos para efetivar
a reviravolta de que precisamos no Brasil.
Foi por isso que resolvi passar para o papel (e para HTML) o que acredito ser um caminho. Por favor, leia e me diga se concorda, discorda plenamente ou tem algo a acrescentar.
Obs: esta seção ainda está em construção !!
Precisamos entender que a educação é a base de tudo. Uma população ativa, cobradora de seus direitos, é uma população informada, culta, conhecedora das leis e dos procedimentos de que dispõe para fazê-las valer. Uma pessoa que não tem acesso à educação básica, com poucas exceções, não adquire raciocínio lógico, necessário para que possa decidir se aquela informação que recebeu através da TV , Jornal, rádio ou de outra pessoa, tem real fundamento; qual seria a intenção do informante ou, até, que consequências futuras esta poderá trazer; enfim, analisar a fundo o teor da informação. A falta da educação básica, confere, ao cidadão, um sentimento de inferioridade capaz de fazê-lo confiar em pessoas mais instruídas e se anular diante de situações que lhe são estranhas e complicadas, exatamente pela falta de instrução. Isto se refletirá durante toda a sua vida, seja no trabalho, lazer, assistência médica, etc...
Cada vez mais precisamos nos especializar para obter um emprego. Uma faculdade, hoje em dia, não significa tanto quanto há 30 anos atrás. E daqui a 30 anos ? Precisaremos nos especializar mais e mais... O que podemos esperar de um país com uma história de sucateamento da educação básica como o nosso ? Pobreza, marginalidade, crescente sub-desenvolvimento do país, violência, fome, morte... Existe solução imediata para isto? Não !! Imediata, não! Mas, a longo prazo, sim !! E é assim que temos que pensar.
São necessários cerca de 20 anos de uma prestação educacional digna para sentirmos seus efeitos. São necessários, portanto, cinco mandatos de presidente da República. Como conseguiremos que os 5 presidentes mantenham o programa educacional em andamento? Simples. Exigindo! Cobrando! Indo às ruas, demonstrando nosso apoio ao programa e sua vital necessidade.! Uma prova de que o povo não sabe a força que tem, e nem como empregá-la na sua melhor forma, é aquilo que acontece, em alguns morros cariocas, quando o chefe do tráfico morre em confronto com a polícia: os moradores descem para as ruas, unidos, demonstrando sua revolta para com aqueles que tentavam defendê-los da violência. Por que não reclamam quando um presidente desvia milhões em dinheiro público? Ou quando o Governo gasta dinheiro com obras públicas de pouca importância, ao invés de investí-lo em saneamento, segurança, educação e, principalmente, em saúde ? Saúde é vida, sem vida não podemos andar por ruas bonitas; sem educação não podemos ler as informações das novas placas de sinalização; sem saneamento e obras de escoamento na cidade, a primeira chuva nos leva casa, bens, família; e todo o dinheiro que o governo gastou com embelezamento vai por água abaixo. Precisamos ter noção de quem é o causador da doença que nos atinge; e atacá-lo diretamente. Para isso, a educação é essencial.
Portanto, faça sua parte ! Lute por um ensino público gratuito e de qualidade. É seu direito, por isso, não peça, EXIJA !