Batman/Spawn
HISTÓRIA: Guerra Infernal
Esse é o outro crossover entre Spawn e Batman, publicado pela DC, que provavelmente não será publicado no Brasil por causa da cronologia. Embora o superior crossover da Image tenha o argumento do inigualável Frank Miller, com uma história boa e cheia de ação, e os desenhos do próprio McFarlane; Moench, Dixon, Grant e Janson conseguiram surpreender com uma história muito interessante e desenhos razoáveis.
O mais interessante da revista é que ela revela mais um pouco do passado de Al Simmons, que esteve relacionado a Batman. E o conflito central é muito mais místico, diferente da história de Miller, completamente urbana.
A história começa na Ilha Roanoke, na Carolina do Norte, em 1587. Um grupo de noventa e nove colonizadores celebram o nascimento da centésima alma da futura cidade que ali ergueriam. Essa nova alma foi batizada de Virginia Dare. Logo após o nascimento, o navio partiu para voltar em breve com mais pessoas e suprimentos.
Três anos depois, em 13 de Agosto de 1590, o navio carregado chegou ao mesmo local, mas aportou numa praia vazia, e descarregou pessoas e suprimentos num vilarejo ainda mais vazio. Alguns dizem que até as sepulturas estavam vazias. Entretanto, o clima continuava bom, as plantações cresciam e os nativos continuavam amistosos, portanto uma civilização pôde se erguer dali.
Quanto ao desaparecimento da antiga população, só havia uma pista, uma palavra gravada no alto de uma árvore tão alta que ninguém podia alcançar. A palavra "Croatoan". Havia outra pista, mas ninguém podia vê-la: um enorme pentagrama marcado na floresta, cercando o vilarejo.
Gotham City, cerca de 400 anos depois. Batman está procurando desvendar um plano misterioso que se desenrola na cidade, envolvendo o empresário Virgil Dare, um carregamento de explosivos que chegaram ao porto de Gotham, a compra de diversos prédios da Waynecorp e um cérebro por trás de tudo.
Ao mesmo tempo, em Nova York, Spawn tenta desvendar seu passado, lembrar de coisas importantes, encontrar sua verdadeira face e colocá-la de volta. Voltar a ser Al Simmons.
Batman segue Virgil Dare e o encontra entrando num prédio incompleto, o sonho de um homem, Simon Vesper, que queria completar a Gotham Tower, mas acabou morto. Spawn encontra um jornal falando da mesma construção, e se lembra do passado, ainda como Al Simmons, quando foi contratado para assassinar Simon Vesper, pois não queriam que a Gotham Tower fosse terminada. Spawn não se lembra quem o contratou e qual o motivo do assassinato, mas sabe que a resposta está em Gotham.
Virgil Dare, na torre, revê os planos com seus homens. Planos de uma grande explosão. Batman percebe que um caso que o assombrava há seis anos retornou: o assassinato de Simon Vesper, no qual Batman presenciou o desaparecimento tanto do assassino como do corpo. O homem-morcego invade o local da torre onde Dare está. Virgil diz que trabalha para Simon Vesper, que deixou para ele um detalhado plano de seis anos para ser posto em prática caso ele morresse ou desaparecesso. O plano termina na reabertura da gotham Tower.
Spawn chega em Gotham, sem saber direito por onde começar. Tudo o que ele sente é um mal pairando sobre a cidade. Num cemitério de Gotham, o corpo de Simon Vesper renasce e seu reaparecimento logo vira notícia em todos os canais. Tanto Batman como Spawn ficam surpresos, e ambos sabem que a resposta está na torre.
No porão da torre, Vesper corta a garganta de Virgil Dare e usa seu sangue para desenhar um pentagrama. Quando Batman chega na torre, ele encontra sangue no elevador e, no porão, o corpo de Virgil Dare, pentagrama e uma palavra escrita com sangue: Croatoan.
Ao chegar na torre, Spawn vê Batman saindo e pensa que ele é um dos servos de Malebólgia, enviado para atormentá-lo. Com essa conclusão apressada, Spawn cai em cima de Batman e tenta destruí-lo, mas seus poderes falham e ele leva uma surra histórica de Batman. Ao cair, percebe que Batman é humano, não demônio. Quando ambos explicam suas investigações, se aliam.
Enquanto isso, Simon Vesper faz os preparativos finais para sete explosões incendiárias programadas. Sozinho, ele pondera como vai enviar milhares de almas em troca de seu canto particular no Inferno...
Batman da a Spawn um mapa indicando od locais que Vesper comprou recentemente. ao mesmo tempo, ele descobre sobre a relação da palavra Croatoan com a colônia desaparecida 400 anos atrás. Batman então pergunta: "E o mapa?". E Spawn, com o mapa recortado nos locais indicados, na forma de um pentagrama: "Parece familiar?"
De repente, toda a cidade entra num blecaute quase total. Apenas alguns prédios, os que foram comprados por Vesper, continuam iluminados, e as luzes formam um pentagrama, junto com os incêndios. Na Gotham Tower, também iluminada, Vesper começa seu discurso de inauguração da torre, dizendo que ainda há alguns convidados prestes a chegar. Nesse momento, nos cemitérios de Gotham, os mortos começam a sair de seus túmulos...
Enquanto a cidade mergulha no caos e os mortos saem do cemitério, Batman vai enfrentar Vesper pessoalmente e Spawn invade o porão da torre. Batman enfrenta Simon, que logo revela sua forma monstruosa e dá uma surra no homem-morcego. Spawn, enquanto isso, finalmente descobre que o pentagrama de sangue é na verdade uma passagem para o Inferno! Spawn usa seus poderes para fechar o buraco e em seguida aprisiona Vesper.
Vesper revela a Spawn que ele próprio o havia contratado para matá-lo. Em seguida, ele revela sua verdadeira forma: a do demônio CROATOAN!
Croatoan explica que a morte de Vesper seis anos atrás foi um sacrifício de sangue para a abertura para o Inferno começar. Com o portal aberto, 100.000 almas descerão até o Inferno, como ele havia feito com a colônia Roanoke 400 anos atrás, e Spawn serve como um bônus do plano. Spawn, mesmo usando seus poderes, é superado pelo demônio. Então percebe que precisa usar uma palavra. Uma palavra que ele mal sabe como dizer: socorro.
Batman distrai Croatoan com algumas granadas e Spawn consegue drenar a essência dele, fechando o portal definitivamente. Para terminar, Spawn usa seus poderes para fazer os mortos voltarem a seus túmulos.
Batman pergunta: "O que aconteceu lá?"
"Algo maligno", responde Spawn. "Se preferir, um... terrorismo da alma".
Olhando para as luzes que formavam o pentagrama, agora na forma de um rosto sorridente, Spawn diz: "um sorriso num mundo sombrio. Tinha a ver. Você conhece as trevas, Batman. O que faz um homem ser bom e o outro ruim?"
"Não sei. Mas já disseram que bem e mal não são determinados pelo contato social, mas pelas relações de alguém consigo mesmo. Se me der licença, a cidade precisa de mim.."
E, enquanto observa Batman ir embora, Spawn pensa: "Uma cidade. Almas invisíveis, perdidas em números. Ele ajuda sem nada pedir. Alguém que conhece seu verdadeiro rosto e o usa sem se envergonhar."
"Ainda vou ser assim."