Todd McFarlane

SPAWN: THE ANIMATED SERIES

Todd McFarlanePode nos dar um pequeno resumo de sua biografia e história no mundo dos quadrinhos e animação?
Eu entrei nos quadrinhos em 1985, começando na seção de cartas. Se você é um garoto com atitude, a partir daí começa a subir a escada. Eventualmente, após alguns anos, eu fiz um pouco de Hulk e Batman e então me colocaram em títulos do Homem-Aranha, onde eu quebrei um monte de recordes de vendas. Foi meio a partir daí que fiz minha carreira. Então, em 1992, alguns de nós deixaram a Marvel Comics e fundamos uma nova companhia. Quando você tem sua própria companhia e sua própria marca, você tem que ter um personagem, e o primeiro personagem que saiu da gaveta foi Spawn. E, como eu detenho todos os direitos sobre ele, todos tem que tratar comigo diretamente. Portanto todos os acordos sobre o quanto você quer que o personagem cresça depende de mim. Para mim, uma das maiores coisas que eu queria tentar era jogos eletrônicos, brinquedos, TV e filmes, portanto a animação é apenas parte dessa extensão.

Spawn tem sido um fenômeno. Como você se sente a respeito?
É difícil para mim analisar a mim mesmo, algo como, "legal, o que eu fiz é bom." Mas eu acho que parte do fenômeno nasceu quando começamos a Image Comics, onde não estávamos lidando com uma mentalidade de uma grande companhia. Eu estava com condições de levar tudo a um novo nível. Meu personagem faz coisas que, mesmo considerendo que estamos lidando com super-heróis, você e eu faríamos se tivéssemos os mesmos poderes. Batman nunca realmente gostou de ferir ou ameaçar alguém, ele faz coisas que na minha opinião são muito humanistas. Então eu acho que foi porque eu levei tudo a um novo nível a causa de tantos pais ficarem odendidos. Na verdade é uma versão verdadeira do que aconteceria se você tivesse uma grande quantidade de poder e responsabilidade.

Lendo algumas das cartas que você recebe, parece que muitos fãs se preocupam com a integridade do personagem. Suas palavras indicam que você também se preocupa. Você tem algum temor a respeito da série animada da HBO?
Você sempre teme quando você deixa seu personagem sair de casa, literalmente, mas eu acho que consegui o melhor dos dois mundos. Estou ciente do poder da HBO de de seu sistema, mas sou Produtor Executivo, possuo controle sobre todos os direitos de merchandising e tenho palavra final em tudo. Eu tive ofertas de outros estúdios. Eles queriam fazer algo como esses desenhos de sábado de manhã. Parece que eles iam dar a Spawn um cachorro falante ou coisa parecida. "Vamos lá, Spawn!" (imitando cachorro de desenho). E eu sabia que o conceito que eu tinha não era para uma criança de 5 anos e não era fácil deixar isso claro nos estúdios, pois era isso que dava audiência a Super-Homem e Batman e, para eles, isso é coisa de criança. Então o que tentei fazer foi considerar quase tudo errado, desse modo, o personagem pode não ser comercial, mas sua inegridade está garantida.

Quais são algumas das mudanças que você fez dos quadrinhos para a animação?
Mesmo que isso soe estranho, ao ir para a animação, na verdade, as histórias ficam mais difíceis. Eu diria que a minha revista é para o público de treze anos pra cima, enquanto o desenho é provavelmente mais próximo ao público adulto, apenas porque há violência, nudismo, palavrões e coisas assim. Nós estamos lidando com a Máfia, CIA, conspirações governamentais, morte de crianças... Há muitas coisas "sujas" dentre as quais estamos lidando, e é difícil limpar tudo isso para um público de menor idade. Assim, ao invés de tentar fazer isso, planejamos um drama, um drama de meia-hora, e colocamos a animação por cima. Então eu acho que as pessoas talvez se espantem em ver pessoas dizendo palavrões num desenho, mas não há muita diferença em assistir Spawn e Hill Street Blues. A única diferença é que uma é animada.

Todd McFarlanePoderia introduzir a história de Spawn para nós?
Rapidamente, é sobre um homem que era um assassino do governo, portanto ele não é um cara bonzinho. Ele não é Clark Kent em nenhuma hipótese. E ele morreu. E o único elemento que ele tinha dentro de si, que eu acho que todos nós temos, é que ele tinha alguém que amava muito. Então ele fez um "pacto", e em um instante ele voltou do túmulo, mas ele não leu as letras miúdas do contrato. Ele voltou para rever sua esposa, e tudo isso é sobre se ele vai ser capaz de voltar para sua esposa ou não agora que cinco anos se passaram e sua esposa está casado com um cara bonzinho. Agora, como ele tem esses novos poderes, há muitos obstáculos jogados em seu caminho, e fica algo como: "conseguirá ele algum dia superar essas barreiras para rever sua esposa?" Portanto ele não voltou por vingança. Ele apenas está tentando voltar à normalidade, mas o fato é que toda a sua vida saiu completamente do controle e agora está muito difícil se estabilizar.

Há alguma diferença entre Al Simmons e Spawn?
Creio que não. Um homem, que poderia ser você eu ou qualquer um, cuja vida sofreu uma completa reviravolta em um instante, e nos tornamos algo diferente. Como lidaríamos com isso? Mesmo considerando que ele tem seus incríveis poderes, ele ainda precisa descobrir: A) quais são eles? e B) o que eles podem fazer de bom? Ele não está sentado pensando "Oh, eu gostaria de morrer e voltar como um super-herói." Isso tudo caiu em cima dele e agora ele precisa se decidir, "Vou usá-las para meu próprio benefício, apenas? Devo tentar ajudar as pessoas? Vou me tornar um bandido? Devo ceder ao lado negro que anda me manipulando?" Portanto, é apenas sobre um homem tentando descobrir como lidar com seu dia-a-dia, considerando que ele está em um novo e fantástico nível.

Pode descrever o trágico dilema de Spawn?
Eu o coloquei numa situação que ele não pode vencer. Talvez não seja um final feliz a certa altura, mas nós todos lidamos com essas situações onde damos o melhor, e o melhor ainda vai ser péssimo. Então, com seus poderes, ele pode escolher apenas ignorar sua situação, "eu não me importo de ter poderes, eu sou apenas um homem e não vou fazer nada a respeito". Mas então seu coração se torna negro, pois, se ele não for fazer nada a respeito, quem vai? Se ele decidir agir a respeito de algo e impedir esse algo, com os novos poderes, ele provavelmente, ao invés de pedir aos responsáveis que parem, pode simplesmente matá-los. Se alguém está tentando estuprar uma mulher, ele não vai simplesmente dizer "Com licença, senhor, eu vou chamar a polícia." Ele na verdade vai acabar com ele. Isto beneficia o Diabo, pois mesmo que Spawn não se torne o oficial desejado pelo Inferno, ele está mandando almas para baixo, e o exército vai crescendo. Quem leva vantagem de qualquer jeito é o cara que lhe deu poderes, pois ele que vai se tornar o verdadeiro líder do exército para o apocalipse.

Então essa é a idéia; se ele fizer tudo de acordo com os desejos do Diabo, ele vai liderar...
Ele é escolhido não por ser alguém mau, é um conceito estranho. Ele tem a estrutura interna certa, e essa estrutura faz dele mais parecido com Genghis Khan. Ele era um cara decente. Apenas aconteceu de ele ser bom assassinando. Então, se essa estrutura interna for devidamente manipulada, ele se tornará um bom general no exército do Armageddon. Todo o conceito de Spawns é que eles existem a cada 400 anos, mas são colocados de volta na Terra para treinar. Se tiverem sucesso, se tornam generais no exército. Se falham, não importam, ainda servem de alimento para o exército ou mesmo para serem soldados, não sendo capazes apenas de liderar. É apenas uma questão de como eles lidam com cada situação que aparece na sua frente.

Vamos falar um pouco sobre os inimigos do Spawn.
Eu tento dividir entre dois tipos dramáticos de inimigos. Alguns são os pessoais, as pessoas com quem ele lidava antes de morrer, e aqueles com quem ele lida agora apenas por estar vivendo no beco e por ser o que é. E esses que vem do Céu ou do Inferno, em maior escala. Esses do Inferno e do Céu interpretam prematuramente o que ele é, porque o bem e o mal não são simplesmente preto e branco. São mais um cinza. Apenas porque aconteceu de ele ser chamado para o lado negro não significa necessariamente que ele seja mau, assim como se você trabalha para o Céu não faz de você alguém bom. Portanto um monte de informações erradas são dadas a pessoas diferentes, e nesse contexto, ele é pego no meio de coisas que são fantásticas demais para ele tentar compreender. Ele concentra-se mais na CIA, conspirações governamentais e espionagem, e tenta descobrir porque pessoas seguem sua esposa e seu melhor amigo, que agora está casado com ela. Ele vai e rouba armas para resolver seus problemas e a CIA diz que somente três ou quatro pessoas sabem onde estas armas estavam. Suspeitam de seu melhor amigo, então, num instante, ele colocou o melhor amigo numa péssima situação. Estou querendo mostrar que para cada ação dele há uma reação, há um efeito a cada movimento seu.

Esta é uma série em andamento, você tem o final na cabeça?
Na verdade não. Eu dou a mim mesmo a escalada que comecei antes, que foi na história dos quadrinhos. Deus diz que o preto e o branco não são o bem e o mal, mas há muito cinza, e ele é o escolhido. Agora, o que "o escolhido" significa? Ele poderia ser o Senhor. Ele poderia ser o próprio Satã. Ele poderia ser uma reencarnação de Jesus. Há muita brincadeira nisso. Não sei o que isso significa, mas é bem dramático quando pessoas dizem coisas desse tipo, portanto haverá alguma solução para sua situação. É apenas uma questão de se essa solução é o fracasso completo, sucesso ou algo intermediário. Deve continuar no nível dramático, então novamente eis uma razão pela qual eu escolhi contar uma história sobre este Spawn comparado com os outros que existiram através do tempo.

Todd McFarlaneDo ponto de vista gráfico, qual é a essência da personalidade de Spawn?
O que estou tentando conseguir aqui na animação é algo que não é possível com atores (e em alguns casos nem nos quadrinhos por ser bidimensional), que é que Spawn seja uma coisa e uma criatura. Eu quero que ele seja visto nas sombras 90 por cento do tempo, e eu quero que ele seja apenas uma forma misteriosa nas sombras. Ele é um homem? Sim, nós eventualmente descobrimos isso. E possui dois braço e duas pernas? Sim, possui. Mas ao invés de se mostrar como um homem nas "proporções corretas", ele fica nas sombras. E sua capa realmente faz dele o que é. Como a capa está viva, quando você o vê é apenas essa coisa vermelha que faz "whoosh" e se move de sombra para sombra. Ele se movimentaria e você diria "Oh, onde ele está?". Então você se vira, whoosh, ele está ali. Sempre teremos na história essa idéia de "Certo, ele na verdade é um homem. Mas para mim, eu apenas quero que ele seja essa misteriosa criatura das trevas que ninguém entende direito."

Há alguma qualidade visual que distingue Spawn dos outros personagens da história?
Ele é definitivamente o maior cara em termos de "pessoas normais" ali, por isso, quando ele fica parado, ele deve estar parado com o peito pra fora. Mesmo que alguém diga "Oh, vai chover amanhã" quando ele está parado, ele ainda parece com um rei. Mesmo quando ele está andando no beco com a capa e tudo, ainda haveria uma certa regalia ao se dirigir a ele, então, sem dúvida nenhuma, mesmo que você enxergue todos na tela, ele permanece como o cara que, quando você o olha, você pensa que ele é o líder da turma, por causa apenas de sua presença, estando ele parado ou estando ele andando sempre com um ar majestoso, mesmo que ele próprio não o perceba.

O que difere Spawn de outros super-heróis de quadrinhos?
Ele é uma criatura da noite. Batman, em certo nível, é isso, um morcego, mas também é um atraente playboy que pode arranjar um encontro no dia seguinte, certo? A partir do momento em que Al Simmons tira a máscara, você percebe que toda a sua indentidade foi tirada. Mesmo a sua pele foi arrancada. Mesmo que ele diga sua indentidade, ninguém acreditaria. Ele não pode regenerar sua pele, portanto, ao contrário de Bruce Wayne, é que ele não possui nenhum dinheiro, não tem indentidade e precisa viver nos becos. Então, não possui todas essas coisas boas que Clark Kent, Peter Parker e todos os alter-egos clássicos tem.

Todd McFarlaneE quanto aos olhos de Spawn?
Os olhos são verdes. Você precisa fazer as coisas rapidamente, é algo arbitrário. Eu escolhi verde porque o Diabo que o criou recebeu olhos vermelhos de mim. O Violador também possui olhos vermelhos, e todos que vem do Inferno possuem olhos vermelhos, porque eu presumi que, como Deus, o Diabo faz suas crias à sua própria imagem. Isso é a razão do Violador se parecer com Malebólgia e ter olhos vermelhos. Mas Spawn tem olhos verdes porque os Hellspawns são todos feitos de o que chamamos de Necroplasma. É uma palavra interessante, mas o que significa? Eu não sei. Não existe. Mas é algo que forma o Spawn. Na verdade é só a energia. Eu vejo como se você abrisse uma abóbora, colocasse uma vela lá dentro e então tivesse uma luz vinda de dentro. Isto é o que ser um Spawn é na verdade; uma energia vinda de dentro de você. A vela ainda está acesa dentro dele, fazendo um belo efeito no qual, quando ele está nas sombras, você não vê nada a não ser um par de olhos brilhantes como se estivessem em chamas.

Há um clima meio caótico nos quadrinhos. Sente-se o mesmo na série animada?
Eu espero que sim. Para mim os pontos fortes que eu posso trazer aqui são o fato de que eu posso responder a quase todas as perguntas, e se não puder, posso fingir, como pode ver. Eu acho que uma das coisas que fez Spawn fazer tanto sucesso foi a qualidade do design e o ambiente onde ele vive. Parte disso vem do modo como você apresenta. Você pode simplesmente estabelecer os marcos, aqui fica Spawn, ele está no beco, fim de papo. Ou então você pode começar num beco, se aprofundando do meio do lixo, está ventando forte e, de repente, você para no meio da escuridão e a audiência se pergunta "porque paramos no meio da escuridão"? Vento forte, carregando papéis e, num instante, um pedaço de jornal bate no meio da escuridão. Bem, porque ele bateu no meio da escuridão? Porque assim que ele bate, whoosh, eis que aparecem dois olhos verdes brilhantes. Então os olhos se movem para cima, então era algo negro sentado no meio das sombras que agora se levantou, então começa a andar para fora das sombras, metade dele ainda está nas sombras, mas você já pode ver que o jornal se prendeu em seu braço, seu joelho ou qualquer outro lugar, e, finalmente, "Ohhh, aí está." São esses tipos de jeito de sair e entrar de situações onde você pode fazer um pouco mais de apelo visual mesmo numa cena onde tudo o que dizem é "mãe, passe a sopa." Alfred Hitchcock fez cenas onde ele filma através de janelas e por baixo de xícaras de café. Você não precisa imitá-lo, senão tudo fica tão estilizado que perde o sentido, mas eu acho que devemos desenvolver esses momentos, e não ficar apenas na pessoa falando, corta, pessoa falando, corta, pessoa falando, corta, pessoa falando, corta. Há maneiras de se cortar a cena e olhar a mesma cena através de, digamos, um buraco na madeira da parte de trás dos becos e, de repente, um gato pula ali perto, sem ter nada a ver com a história. Tudo isso apenas nos mostra que há uma outra vida acontecendo ali nos becos. É isso que eu quero trazer no meu trabalho, que tenhamos ainda algo que se é bom de olhar.

Pode falar sobre cores?
Eu queria tudo negro, mas, pensando bem, nem tudo pode ser negro. Spawn existe à noite. Intencionalmente ou não, eu acho um ambiente melhor. Mas quando mudamos para os detetives ou mudamos para sua esposa, principalmente, raramente você a vê de noite. A menos que ela esteja se preparando para dormir ou algo assim, mas geralmente é um lindo e ensolarado dia e isso significa que há bondade em torno dela. Ela tem um sorriso nos lábios. Então a cena muda para o cara da Máfia, e, mesmo sendo um dia lindo e ensolarado, ele meio que se protegeu do sol, mostrando algumas sombras em seu rosto. Spawn, para todos as intenções e propósitos, existe à noite. Ajuda a enfatizar sua situação negra e funciona como uma metáfora. Mas vamos ter muita sombra e muita escuridão no desenho, e só depois vamos ter um pouco de cor. Definitivamente, se colorirmos pelo jeito que eu quero, você vai precisar desligar as luzes ao assistir ao show, porque as luzes serão uma distração. Você não consegue ver tudo, então grita "desligue a luz da cozinha, por favor, eu preciso ver o que está acontecendo!" Então a pessoa desliga o interruptor e você finalmente vê "Oh, entendi, esta é a luz vindo entre esses dois prédios, e ali está o Spawn andando. Certo, isso é interessante". Então eu espero que o desenho tenha uma espécie de característica de cinema. Você quer que as luzes estejam apagadas. Quero dizer, vi um pouco da qualidade da cor e o negócio é realmente "oh, sim, isso é legal, eu gosto." Pode ser muito escuro para as pessoas, mas eu acho que isso é porque eles estão colocando o desenho na categoria de "Contos da Cripta". Eu acho que o público que eu quero atingir vai pelo menos dar uma olhada. Isto é realmente legal. Por exemplo, haverá alguma família que liga a tevê e o desenho está passando. E alguém no desenho diz "Parado, cuzão!" E os pais logo irão "Ponha as crianças na cama, droga, mude o canal aqui!". E os filhos então falam com outra pessoa, a pessoa certa que eles procuram, que falará "ele disse cuzão! Telefone a ele! Telefone a ele! Dga para ligar a tevê no canal 26! Isso é legal!" E esses são os garotos que vão assistir. E os garotos de oito anos eventualmente também vão, pois querem ser como os seus irmãos mais velhos, certo?

Todd McFarlaneO que torna a roupa de Spawn especial?
Para todos os propósitos, Al é como um homem. Agora ele está vestido com o uniforme. Essa roupa realmente vem do Inferno. Então, a energia está dentro dele, mas a roupa serve pra protegê-lo. Ele não quer e não pode usar os poderes, porque se usar os poderes, ficará cada vez mais próximo de uma segunda morte. A capa é como um mão e as correntes ligadas a ele são como uma língua. E os espinhos por todo o seu corpo são dentes. Eles se movem e estão em constante fluxo. Portanto, se alguém o agarra pelo braço, de repende, phooph, um desses dentes vai sair e atingir o cara que o está agarrando, então tudo isso realmente se trata da roupa protegendo seu hospedeiro. O uniforme que ele usa não é uniforme natural comum. Vem do Inferno e, portanto, possui os elementos do lugar de onde veio. Como o uniforme está vivo e com pensamentos próprios, está lá para proteger o hospedeiro. Por causa disso, cada parte do uniforme significa alguma coisa. A capa, para mim, é realmente uma "grande coisa" com dedos e espinhos, dando a ilusão de uma garra que pode te agarrar. Em outras ocasiões a capa se abre parecendo um morcego gigante, batendo as asas, dando uma aparência impressionante mesmo que Spawn não tenha que dizer nada. Ele também tem as correntes, é difícil de animá-las, mas você as ouve muito. Você não vê tanto no desenho as correntes como gostaria, mas para mim as correntes são mais como uma língua. Se você vê um lagarto que vai te capturar a qualquer momento, você vai ouvir ele chegando de mansinho e, de repente... Assim como a capa, as correntes podem ir e voltar agarrando tudo o que quiser. Os espinhos, ele possui espinhos por todo o corpo, nos braços e nas pernas e tudo, parecendo com botas e luvas, mas na verdade são os dentes. Os dentes podem crescer, assim como os nossos. Se alguém aparece e tenta agarrá-lo pelo braço, mesmo que o espinho mais próximo esteja no ombro, os dentes podem crescer ao longo do braço e acertar a pessoa que o está agarrando. Assim como podem fazer a mesma coisa os espinhos que estão em sua mão. A composição de tudo o que está nele, seus espinhos, sua capa, suas correntes, qualquer coisa, são um visual forte. Ele pode estar literalmente dormindo, eu posso colocá-lo sentado dormindo nos becos, e ainda assim você se assusta com todas essas coisas se movimentando.

Corrente do Spawn

Todd McFarlane