INFORMAÇÕES   ATUAIS
                O Museu Ferroviário de São João d’El Rey funciona no antigo prédio das  oficinas e é visitado por milhares de turistas do mundo  inteiro. Consta de seu acervo a primeira locomotiva da EFOM – a número 1 que transportou o Imperador D. Pedro II por ocasião da inauguração da ferrovia, além de outras peças de rara beleza. Estão também no museu antigos documentos utilizados na ferrovia, ao lado de um acervo histórico de inestimável valor. Os prédios do antigo armazém e almoxarifado foram adaptados para Centro de Artesanato e Centro de Convenções.
                   
                A Rotunda, chamada também de coliseu, foi destruída há muitos anos em um incêndio, sendo totalmente recuperada, constituindo hoje, ao lado das igrejas coloniais, um dos mais belos monumentos arquitetônicos de São João d’El Rey.
                Em seu interior encontram-se vinte e cinco linhas, hoje ocupadas pelas centenárias locomotivas "Baldwins", permanentemente em exposição no seu antigo "habitat". Encontra-se também em exposição uma locomotiva a vapor cortada longitudinalmente ao meio, a fim de que se tenha uma visão completa sobre o seu funcionamento, além de um vagão fúnebre.
       
                O prédio da oficina de manutenção de locomotivas, totalmente recuperado, em cujas paredes está registrada a data de sua construção - 1882 (a mais antiga de toda a estrada) - guarda no seu interior as mesmas máquinas operatrizes importadas, há mais de um século, que ajudaram a manter e continuam reparando as locomotivas e vagões da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas - EFOM. Esta oficina  representa outro museu vivo de nossa história ferroviária.
           
                Todo o conjunto de prédios, dividido em seis módulos, além da ligação ferroviária entre São João e Tiradentes, foi recuperado e restaurado, com carinho e dedicação, observando-se todos os detalhes e minúcias no sentido de proteger e conservar as belas formas arquitetônicas das construções centenárias representativas do nosso passado ferroviário, que teve em São João d’El Rey as suas raízes.
         
                Foram necessários três anos de minucioso trabalho para a restauração e recuperação do Centro de Preservação da História Ferroviária de Minas Gerais. As obras foram executadas pela Superintendência Regional de Belo Horizonte, da RFFSA, com a coordenação do PRESERFE - Gerência de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário.
           
           
        HORÁRIOS DE VIAGEM E VISITAS
        - BITOLINHA: Circula às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.

        - Partida de São João d’El Rey – 10:00 e 14:15 hs
        - Partida de Tiradentes – 13:00 hs e 17:00 hs
        - Tempo de viagem: 30 min.
        - Distância: 12 km

         - MUSEU FERROVIÁRIO: sextas-feitas, sábados, domingos e feriados de 9:00 hs às 12:00 hs e de 13:00 hs às 17:30 hs
         

         MAIORES INFORMAÇÕES

        - RFFSA - Superintendência Regional Belo Horizonte
          Telefone: (031) 218-2046 -  Telex: (031) 1088
          FAX: (031) 218-2533  -  Belo Horizonte - Minas Gerais

        - RFFSA - Estação Ferroviária de São João d’El Rey
          Telefone: (032) 371-8485
          São João d’El Rey - Minas Gerais - Brasil
         
         Fonte: Folheto da Rede Ferroviária Federal S.A. (Superintendência Regional - Belo Horizonte/MG)

         

         
             
          (Retornar para página principal)