O ESOTERISMO CRISTÃO II
Nashar
Dando continuidade ao artigo anterior, queremos analisar agora um símbolo muito importante, e que diz respeito ao Esoterismo Cristão. Tal símbolo foi transmitido por Eliphas Levi Zahed na sua obra "A Chave dos Grandes Mistérios", como sendo a Chave do Grande Arcano. Temos certeza, que os nossos comentários a este símbolo nada revelaram àqueles que não forem dignos, uma vez que o símbolo é apenas um meio para se alcançar a Verdade, e esta não se pode atingir sem que sacrifiquemos o nosso eu exterior através das quatro provas iniciáticas.
Neste símbolo podemos observar que o Hexagrama Central formado pelo entrelaçamento entre o Triângulo Macrocósmico e o Triângulo Microcósmico representados na figura simbolicamente por um Homem Branco e um Homem Negro respectivamente tem a sua parte central coberta pelo conhecido quadrado mágico SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS, que é segundo a "Chave de Salomão" o quadrado mágico de Saturno. Ora , Saturno é a influência planetária que rege o Tempo e a Putrefação, a necessária Morte Mística.
Sabemos por outro lado que Deus se revela ao homem através do triângulo formado pelas sephiroth de Kether, Chochmah e Binah.Estas sephiroth não são Deus, são apenas a forma como Ele se revela ao homem.DEUS ETERNO se encontra no EN-SOPH.
Quando o ser humano se tornar um triângulo perfeito unificando os tres aspectos de sua alma(Nephesh, Ruach e Neshmah), o entrelaçamento dos dois triângulos lhe conferirá o direito de afirmar sem blasfemar contra a UNIDADE, "eu e o Pai somos UM".