Plutão

raio equatorial = 1120 km
massa = 1E22 kg = 0,0023 massas terrestres = 1/150000000 massas solares
densidade = 2,1 g/cm^3
período de rotação = 6 d 09 h 17 min
inclinação do equador = 118° ?
achatamento = 0
temperatura = 45 K
albedo geométrico = 0,3
magnitude absoluta = -1,0
número de satélites conhecidos = 1

Plutão é o planeta mais externo do sistema solar. Foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh, mas a busca se iniciou no início do século XX por Percival Lowell baseando-se nas perturbações que ocorriam em Urano e Netuno. Mas após sua descoberta verificou-se que as perturbações observadas não eram devidas a Plutão e sim a erros obseracionais.
Visto da Terra através de instrumentos, Plutão se assemelha a uma estrela, com aspecto puntual, isto ocorre porque o diâmetro de Plutão é de 2300 km. Plutão possui densidade de 2100 kg/mE3, pois Plutão possui constituição rochosa, ao contrario dos planetas proximos a ele, que possuem constituição basicamente gasosa. A massa de Plutão é apenas 0,2% da massa da Terra
A órbita de Plutão é diferente dos outros planetas porque por vinte anos Plutão fica mais próximo ao Sol que Netuno, mas não há perigo de colisão entre estes corpos pois Plutão fica acima do Plano da ecliptica nestas ocasiões. A órbita de Plutão possui excentricidade de 0,25 e uma inclinação de 17°.


comparação entre as órbitas de Netuno e Plutão

Plutão possui um único satélite natural conhecido, Caronte, descoberto em 1978. Caronte possui um diâmetro de 1500 km. Os diâmetros de Caronte e Plutão só puderam ser determinados através de ocultações mutuas entre os dois, ocorridas em 1985-87.
Atualmente se discute se Plutão deve ser considerado um planeta ou um objeto do 'cinturão de Kuiper', também conhecido como 'cinturão transnetuniano'. Isto se deve a alguns fatores, dentre eles: estrutura rochosa do planeta, ao contrário de seus vizinhos de estrutura basicamente gasosa; o fato do diâmetro de seu satélite ser grande quando comparado ao do planeta, o que não ocorre nos demais planetas; a inclinação de sua órbita ser bem maior que a de qualquer outro planeta
(a inclinação da órbita de Plutão é 17°, a maior excluindo-se Plutão é a de Saturno com 2,5°).

Netuno

astronomia