Urano
raio equatorial = 26320 km
massa = 8,70E25 kg = 14,56 massas terrestres = 1/22869 massas solares
densidade = 1,1 g/cm^3
período de rotação = 17 h 14 min
inclinação do equador = 97,9°
achatamento = 0,023
temperatura = 65 K
albedo geométrico = 0,51
magnitude absoluta = -7,19
número de satélites conhecidos = 15
Urano foi descoberto em 1781 pelo astrônomo amador William Herschel, que pensou inicialmente que se tratava de um cometa. O movimento lento indicava que o corpo estava além da órbita de Saturno. Baseado nas primeiras observações, o astrônomo Anders Lexell calculou a órbita do corpo como sendo circular. Quem sugeriu o nome Urano ao planeta foi Johann Bode, mas passaram cinco décadas até que o nome fosse completamente aceito.
Urano se encontra a uma distância média de 19 UA do Sol e leva 84 anos para completar uma revolução em torno do Sol. A inclinação de seu eixo de rotação é de 98°, o que faz com que um dos polos fique iluminado e o outro não por décadas. Seu período de rotação é 17.3 horas.
Quando visto através de telescópio, o planeta apresenta uma coloração esverdeada, esta cor se deve a existência de metano em sua atmosfera.
A estrutura interna de Urano é prevista como sendo diferente dos outros planetas gasosos. Há um núcleo rochoso e ao redor deste há uma camada de água, esta por sua vez fica envolta por um manto formado por hidrogênio e hélio. Urano possui campo magnético, a existência deste é devido a existência da mistura de água, metano e amônia no interior do planeta, que devido a alta pressão se dissociam em íons, fazendo com que o meio se torne um eletrólito; as correntes de convecção existentes neste meio são as geradoras do campo magnético. A intensidade do campo magnético no topo das nuvens é similar ao terrestre, mas como Urano é maior que a Terra, a força de seu campo magnético é maior. O campo magnético de Urano está inclinado 60° com relação ao eixo de rotação, sendo o planeta onde esta inclinação é máxima.
Urano possui anéis, estes foram descobertos em 1977 durante uma ocultação estelar. Hoje conhecemos 10 aneis ao redor do planeta, 9 descoberdos da Terra e um pela sonda Voyager2. Todos anéis são escuros e pequenos, com metros ou alguns kilometros de espessura. A sonda Voyager2 mostrou que estes são constituidos de poeira muito fina, assim como os de Júpter e Saturno. A poeira é mais escura que qualquer material conhecido e a origem de sua coloração é desconhecida.
Urano possui 15 satélites naturais, sendo que 10 foram descobertos pela sonda Voyager2. A composição dos satélites é similar a dos planetas gasosos e sua densidade média é próxima a da água. Miranda ocupa a órbita mais interna dos maiores satélites de Urano, possui formações geológicas em forma de 'V', é possivel que isto indique que estas formações resultem de uma colisão com outro corpo. Umbriel é outra lua, que apresenta uma coloração escura, sua superfície é coberta por crateras sem sinais de atividade geológica.
São os satélites de Urano: Ariel, Umbriel, Titania, Oberon, Miranda, Cordelia, Ophelia, Bianca, Cressida, Desdemona, Juliet, Portia, Rosalind, Belinda e Puck.
