Estrela

Jaguariúna

Feldman atropela a Justiça

O deputado federal, Fábio Feldman, atropelou a Justiça quando era secretário de Meio Ambiente de São Paulo e determinou à Prefeitura de Jaguariúna que continue realizando o licenciamento para a construção do aterro sanitário na cidade.

Feldman desrespeita a decisão da juíza de Pedreira, Flávia Beatriz Gonzalez, que exigiu o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) para a obra. Em ofício encaminhado a Zica, o secretário afirma que a exigência constitucional de realização de EIA-RIMA só é válida para obras de potencial impacto ambiental e que o aterro será de pequenas proporções.

A Juíza informou ao deputado que mantém sua posição e que o secretário não pode desautorizá-la. Foi Zica quem encaminhou um parecer à juíza alegando que o EIA-RIMA é uma exigência constitucional.

O despacho da juíza toma por base a argumentação, apresentada por Zica, de que o parágrafo 1º inciso IV do artigo 225 da Constituição Federal exige o EIA-RIMA para a construção de aterros sanitários. Zica também alegou à juíza os riscos de se construir um aterro naquele terreno.

O local escolhido para a obra fica próximo ao leito do Rio Camanducaia, um dos poucos rios não contaminados da região. Além disso, o terreno é degradado por mineração e o aterro traz grandes riscos de contaminar o lençol freático. O terreno também está dentro da área prevista para a APA da Bacia do Rio Camanducaia, proposta por Zica.


Veja também

Criação da Política Nacional de Resíduos
Criação da APA da Bacia do Rio Camanducaia

 


4082.gif (1595 bytes) Deixe sua mensagem no Mural

4082.gif (1595 bytes) Leia as mensagens do Mural

mail3373.gif (4196 bytes) Fale com o Zica: zica@mpc.com.br


Volta (965 bytes) volta   continua Continua (965 bytes)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Esta página está hospedada em