Fonte: Jornal A Tarde da Bahia

Flávio salva o Vitória aos 45 minutos
Um gol de Flávio, assinalado aos 45 minutos do segundo tempo, deu ao Vitória o triunfo suado de 2x1 sobre o América-RN, ontem, à noite, no Barradão, e a vantagem de atuar por um simples empate em Natal, no próximo dia 4 de junho, para conquistar o bicampeonato do Nordestão. Com bastante chuva, falta de energia elétrica no estádio e um futebol que irritou o torcedor, sobretudo no segundo tempo, o rubro-negro conseguiu o resultado positivo a base de muito sacrifício.
Sobrou para o técnico Hélio dos Anjos, que foi chamado de “burro” pela torcida na hora das substituições e ainda encarou o constrangimento de ver o nome do treinador adversário, Arthurzinho, gritado em coro pelos torcedores rubro-negros. Nem no final da partida, com a concretização do triunfo, o público poupou o time do Vitória, vaiando a fraca exibição diante da esforçada equipe do América, que jogou a maior parte do jogo completamente recuada, saindo apenas nos contra-ataques.
Foi um bom ensaio para o Vitória, visando o Ba-Vi do próximo domingo, às 17 horas, no Barradão, quando o rubro-negro precisará vencer o Bahia pela diferença de dois gols para conquistar o segundo turno do Campeonato Baiano. Ontem, contra o América, o time voltou a pecar nas finalizações, desperdiçando inúmeras oportunidades e parando nas defesas do goleiro Gabriel.
No primeiro tempo, Evando tabelou com Kléber que driblou o adversário e passou para Alex chutar forte, mas Gabriel fez boa defesa. Desde o começo até o final da partida, a chuva não parou de cair no Barradão, dificultando ainda mais o toque de bola da equipe do Vitória, apesar do gramado estar em perfeitas condições.
Depois foi a vez de Esquerdinha cruzar na área e, no toque de primeira de Evando, Gabriel tocou à escanteio. Na cobrança de Petkovic, o zagueiro Flávio cabeceou sobre o travessão. Paulo César cruzou da direita e Alex colocou de cabeça para fora. Esquerdinha recebeu na área e chutou cruzado.
A bola passou pelo goleiro, mas Alex chegou atrasado.
Finalmente, aos 30 minutos, Petkovic cobrou falta, a bola bateu na barreira e sobrou para Evando cabecear no canto esquerdo de Gabriel, fazendo 1x0 para 0 Vitória. Logo depois, Preto cobrou falta na área e Fábio Bilica cabeceou fraco para o goleiro Gabriel quase tomar um “frango”, mas a bola passou por debaixo de suas pernas e foi para fora.
A luz faltou Evando tocou para Alex se livrar de Gabriel e chutar para o gol vazio, mas Célio salvou em cima da linha. Aos 36 minutos, a luz faltou no Barradão, devido a um curto-circuito na casa de força da Toca do Leão. O árbitro Francisco Dacildo Mourão esperou até às 22h05, quando o problema foi
solucionado e os refletores reacenderam, após 53 minutos de “blecaute”. O Vitória retornou logo ao campo, mas o América demorou um pouco mais, alegando seus dirigentes que a partida deveria ter sido transferida para hoje. Às 22h18, o árbitro recomeçou o jogo, com bola ao alto. Esquerdinha entrou na área com a bola dominada e foi derrubado por Paulo Roberto, mas Dacildo Mourão não assinalou o pênalti, marcando a falta fora da área.
No início do segundo tempo, aos 3 minutos, o América chegou ao gol de empate. Moura cobrou falta com força, o goleiro Sérgio defendeu parcialmente e a bola foi tocada para Leonardo chutar rasteiro. A partir daí, o Vitória perdeu uma série de oportunidades, mas, aos 45, Petkovic cobrou falta na área e Flávio fez de cabeça o gol salvador. “Louvado seja o nome de Jesus”, disse o zagueiro rubro-negro, que é atleta de Cristo.