A «campanha nacional de promoção da pedofilia»



por

Ricardo Gaio Alves



J. César das Neves (JCN) anuncia ironicamente –na sua coluna de opinião de 10/02/03– que está em curso uma «campanha nacional para a promoção da pedofilia».

Através da argumentação escolástica a que nos habituou, JCN procura desta vez a equiparação ética da pedofilia a todas as formas de relacionamento sexual que não tenham por finalidade a procriação ou que tenham lugar fora do matrimónio. Esta espantosa operação sugere que JCN não vê diferença de monta entre a violência sexual exercida por um adulto sobre uma criança, e relações sexuais –livremente consentidas– entre adultos. Parece causar-lhe o mesmo asco a violação de uma criança e o uso de um preservativo; a coacção de menores e a busca do prazer mútuo; o sexo sob terror e o sexo saudável…

JCN ignora obviamente que adultos –bem formados por uma escola pública que aborde a educação sexual sem complexos de seminário– podem conduzir-se responsavelmente, encontrando na sexualidade uma forma de enriquecimento das suas vidas.

JCN perdeu uma boa oportunidade para se distanciar da tradicional indulgência da Igreja Católica para com a pedofilia dos seus sacerdotes, bem demonstrada pela ausência de reacção aquando do caso do padre Frederico, ou mais recentemente pelos escândalos pedófilos nos EUA e na França.


Nota: esta carta foi publicada na secção «Meu Caro DN» do «Diario de Notícias» de 18/02/03.



Associação República e Laicidade