Notícias de Jornais Electrónicos, via Internet
ÍNDICE ACTUALIZAÇÕES
em 26-OUT-1998
Bissau "Nino" Vieira e Mané aceitam falar de paz
Mediação de Jaime Gama produz efeitos, tendo dado origem a encontro entre as partes desavindas ainda durante esta semana
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Jaime Gama, conseguiu convencer o presidente guineense, "Nino" Vieira, e o líder da Junta Militar rebelde, brigadeiro Ansumane Mané, a calarem as armas e a sentarem-se à mesma mesa para falarem de paz.
O porta-voz da Junta Militar guineense, comandante Zamora Induta, revelou ontem à Lusa que o encontro entre o presidente "Nino" Vieira e o brigadeiro Ansumané Mané se efectua ainda durante esta semana. Zamora Induta, que falava após ter participado com os restantes membros do comando da Junta revoltosa num encontro com o ministro português Jaime Gama, não precisou nem o dia nem o local do encontro.
Afirmou, no entanto, que o cessar-fogo se iria manter. O ministro Jaime Gama mais uma vez não quis comentar a fase actual das negociações com as duas partes do conflito armado guineense, remetendo os jornalistas para declarações que iria proferir antes da sua partida para Lisboa, o que sucedeu à hora do fecho desta edição.
Depois de um encontro que durou cerca de 50 minutos com os principais membros da Junta Militar, entre os quais se encontravam o brigadeiro Ansumane Mané e os tenentes-coronéis Emílio Costa e Veríssimo Seabra, Jaime Gama deslocou-se para a Embaixada de Portugal em Bissau, onde se reuniu, durante meia hora, com o ministro dos Negócios Estrangeiros guineense, Delfim da Silva. Este, questionado pelos jornalistas, afirmou que "existem progressos" nas negociações, mas "está tudo ainda muito frágil".
Depois deste encontro, Jaime Gama reuniu-se com o primeiro-ministro guineense, Carlos Correia, estando previsto ainda _ antes da partida para Lisboa _ um encontro com o presidente "Nino" Vieira. Entretanto, Bissau estava ontem privada de luz eléctrica, havendo ainda falta de gasóleo. Um responsável governamental guineense disse à Lusa que a central eléctrica de Bissau somente iria produzir energia para abastecimento considerado de urgência, nomeadamente a rede de água pública. Entretanto, a Rádio Bombolom, controlada pela Junta Militar, tem emitido com frequência acusações caluniosas, algumas de carácter pessoal, contra o chefe de Estado, "Nino" Vieira.
As suas emissões são acompanhadas de música de carácter marcial. Saliente-se que o dia do ministro dos Negócios Estrangeiros português, que chegou a Bissau no sábado, foi extremamente atarefado. Assim, logo de manhã, Gama reuniu-se com o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Malam Bacai Sanhá.
No encontro, o primeiro que Jaime Gama realizou ontem na sua missão de contactos com vista a desbloquear o processo de paz na Guiné-Bissau, estiveram também presentes representantes da Comissão de Boa Vontade. Esta comissão é um órgão da sociedade civil guineense que pretende estabelecer pontes para uma resolução pacífica do conflito no país. Depois desta reunião e ainda durante a manhã, Jaime Gama seguiu para o comando da Junta Militar para um segundo encontro com o brigadeiro Ansumane Mané, comandante supremo da rebelião.
O primeiro encontro entre Gama e Mané decorreu, no sábado, logo após a chegada do MNE português a Bissau e durou cerca de 40 minutos. Estava previsto que o ministro Jaime Gama regressasse a Lisboa ainda antes da expirar o prazo de 48 horas de tréguas dado pela Junta Militar, em resposta ao apelo ao cessar-fogo apresentado quarta-feira por "Nino" Vieira.
Copyright © 1998 Empresa do Jornal de Notícias S.A.
Reservados todos os Direitos.
ÍNDICE ACTUALIZAÇÕES
Contactos E-mail: Geocities: bissau@oocities.com
Outros endereços desta Página:
Guiné-Bissau, o Conflito no «site» FortuneCity
Guiné-Bissau, o Conflito no «site» Terràvista

|