Notícias de Jornais Electrónicos, via Internet



ÍNDICE    ACTUALIZAÇÕES

Canal Público     em: 14-NOV-1998

Guiné-Bissau

"Nino" Não Se Demite

Sexta-feira, 20 de Novembro de 1998

O Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, esclareceu ontem que não tenciona abandonar o poder no âmbito do acordo de paz que estabeleceu com a Junta Militar, do brigadeiro rebelde Ansumane Mané. "A minha saída da Presidência não está na agenda", frisou "Nino" numa entrevista ao jornal pró-governamental senegalês "Le Soleil".

O esclarecimento de "Nino" é, aparentemente, uma resposta às declarações feitas a outro jornal senegalês, "Walfadjry", no passado dia 12, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia, Mamadou Lamin Jobe. "O espírito do acordo é o de que o Presidente Vieira formará um Governo de unidade nacional e abandonará o poder gradualmente, mantendo no entanto os privilégios de um chefe de Estado", disse Jobe, um dos intermediários do processo de paz.

"Nino" resolveu agora dar a sua própria interpretação do acordo que assinou com Mané, no início deste mês, em Abuja, na Nigéria. "Ninguém tem o direito de falar em meu nome. Eu ainda estou aqui. Sou o Presidente eleito e o meu mandato [que termina em meados de 1999] está em curso", sublinhou na entrevista ao "Soleil".

O acordo estipula a substituição por uma força regional da ECOMOG das tropas do Senegal e da Guiné Conacri que intervieram na Guiné-Bissau para apoiar "Nino", a formação de um governo de unidade nacional e a realização de eleições no fim de Março próximo.

A guerra na antiga colónia portuguesa começou em Junho deste ano depois de "Nino" ter afastado Mané da chefia do Exército sob a alegação de contrabando de armas para os rebeldes a província de Casamansa, no sul do Senegal. De momento, está em vigor um cessar-fogo mas, segundo a agência Lusa, persiste a tensão na linha da frente na capital.

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social, SA
Email: publico@publico.pt



ÍNDICE    ACTUALIZAÇÕES


Contactos E-mail:
Geocities:  bissau@oocities.com

Outros endereços desta Página:

Guiné-Bissau, o Conflito no «site» FortuneCity

Guiné-Bissau, o Conflito no «site» Terràvista


     Get Internet Explorer