Notícias de Jornais Electrónicos, via Internet



ÍNDICE    ACTUALIZAÇÕES

Jornal de Notícias     em: 02-DEZ-1998

Forças da CEDEAO a caminho da Guiné

Quatrocentos soldados serão colocados em Bissau e os restantes mil ao longo da fronteira com o Senegal

A força de verificação da CEDEAO que será enviada este mês para a Guiné-Bissau terá 1.450 soldados da Nigéria, Gâmbia, Benim e Togo, revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros senegalês. Jacques Baudin precisou que, no contingente especial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), entrarão 300 militares da Nigéria, 150 da Gâmbia, 500 do Benin e 500 do Togo.

Segundo os acordos de Abuja, firmados entre o presidente da Guiné-Bissau, "Nino" Vieira, e o líder da Junta Militar revoltosa, Ansumane Mané, 450 militares da ECOMOG (braço militar da CEDEAO) serão colocados na cidade de Bissau e 1.000 ficarão estacionados ao longo da fronteira com o Senegal. A força da ECOMOG terá apoio logístico da França.

Os Estados Unidos da América também se prontificaram a ajudar, mas antes desejam ser informados de que meios necessita a CEDEAO para fazer deslocar os militares de interposição na Guiné-Bissau, referiu Baudin.

Os representantes dos sete Estados membros da CEDEAO integrantes da força especial para a Guiné-Bissau (do total de 16 países membros da Comunidade fundada em 1975) apresentarão no próximo dia 11 ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, um estudo especificando as necessidades da ECOMOG para actuar no território da Guiné-Bissau.

Copyright © 1998 Empresa do Jornal de Notícias S.A.
Reservados todos os Direitos.



ÍNDICE    ACTUALIZAÇÕES


Contactos E-mail:
Geocities:  bissau@oocities.com

Outros endereços desta Página:

Guiné-Bissau, o Conflito no «site» FortuneCity

Guiné-Bissau, o Conflito no «site» Terràvista


     Get Internet Explorer