Notícias de Jornais Electrónicos, via Internet



ÍNDICE    ACTUALIZAÇÕES

Jornal de Notícias     em: 08-FEV-1999

Senegal nega reforço na Guiné

Rádio francesa noticiou chegada a Bissau de mais 200 soldados enviados por Dacar

O Estado-Maior General das Forças Armadas senegalesas desmentiu qualquer reforço das suas tropas na Guiné-Bissau e confirmou a intenção de retirar os seus soldados do país "depois das forças da ECOMOG terem assumido as suas posições".

De acordo com um comunicado do Estado-Maior, "o único movimento de tropas nos últimos tempos refere-se à substituição em Elinkine e em Cap Skirring (Casamança, sul do Senegal) das unidades encarregadas da segurança de localidades e complexos hoteleiros".

A Rádio France International (RFI) noticiou ontem que um contingente especial de 200 soldados senegaleses tinha chegado a Bissau para guarda pessoal do presidente "Nino". Mais de 2#000 militares do Senegal e da Guiné-Conacri apoiam as forças leais ao presidente "Nino" Vieira desde o início da rebelião liderada pelo brigadeiro Ansumane Mané.

As negociações entre os comandos militares das forças leais a "Nino", Junta Militar e ECOMOG foram adiadas para ontem. O tema central é a retirada dos militares do Senegal e da Guiné-Conacri. Entretanto, «Nino» anulou a ordem de expulsão do padre Mário Faccioli, que denunciara o envolvimento de tropas francesas no conflito.

O presidente respondeu favoravelmente a uma exposição da diocese de Bissau a apresentar desculpas pelo comportamento do prelado e a pedir a a anulação da expulsão, atendendo à sua avançada idade, 77 anos, e ao facto de viver há 45 anos na Guiné-Bissau.

Copyright © 1998 Empresa do Jornal de Notícias S.A.
Reservados todos os Direitos.



ÍNDICE    ACTUALIZAÇÕES


Contactos E-mail:
Geocities:  bissau@oocities.com

Outros endereços desta Página:

Guiné-Bissau, o Conflito no «site» FortuneCity

Guiné-Bissau, o Conflito no «site» Terràvista


     Get Internet Explorer