Estudando a psicologia do comportamento (do inglês behavior), John Broadus Watson (1878-1958) montou um laboratório de pesquisa animal na Universidade de Chicago e os experimentos realizados levaram-no a uma posição sistemática sobre o tema. Em 1912, Watson recebeu a denominação de behaviorista.
Reagindo às inúmeras contradiçõesno compo psicológico , Watson defendeu a idéia de que a distinção entre o corpo físico e a mente psiquica, considerados entidades separadas, não era confirmada pela observação científica.
Watson não considerava a vida mental das pessoas (seus sentimentos, aspirações, interesses, decisões, etc.), mas somete seus atos, gestos, palavras, expressões fisiológicas, realizações, atitudes, etc. Essas manifestações exteriores da vida mental é que devem ser observadas pelo psicólogo. Esse método de estudo é chamado extrospecção.
O objeto de estudo do Behaviorismo é o comportamento, que é observável, mensurável e previsível. Para Watson, portanto, este método deveria ser o único método empregado pelos verdadeiros cientistas, os quais deveriam abandonar a introspecção.
Psicanálise é um método de tratamento baseado em uma investigação psicológica do inconsciente, tendo por escopo trazer à consciência os sentimentos obscuros ou recalcados. O fundador da Psicanálise foi um médico austríaco, Sigmund Freud, nascido em 1856, nas proximidades de Viena, cidade onde estudou Medicina.
Na origem, a Psicanálise era apenas um método de tratamento psicoterápico das neuroses; para o psicanalista, a exploração do inconsciente era apenas um processo terapêutico. Mas em nossos dias, tende a tornar-se uma auxiliar da Psicologia, e a exploração do inconsciente se efetua, especialmente aos exames psicotécnicos, paralelamente à observação dos estados de consciência que não são reclamados.
Freud mostra, com auxílio de casa clínicas, que muitas perturbações psíquicas não se explicam senão pelo recalque. É suficiente fazer reaparecer na consciência o estado afetivo recalcado para que a perturbação psiquica desapareça.
"O conjunto de reações ou respostas que um organismo apresentas as estimulações do ambiente."
Todo o organismo está contínuamente recebendo estimulações do ambiente e reagindo a elas. Por isso é que os cientistas afirmam que o organismo vive em um constante processo de interação com o seu ambiente. As relações que mantemos com o mundo que nos rodeia são de dar-e-receber. Recebemos inúmeras estimulações e damos respostas a elas.
Para representar graficamente esse processo de estimulação e reação empregamos o seguinte esquema:
E ------- R, onde vemos que:
"Um estímulo elicia uma reação", ou
"Uma reação é eliciada por um estímulo".
A aprendizagem é definida como sendo a modificação do comportamento ou a aquisição de novas respostas ou reações.
Para o behaviorista Watson, a aprendizagem consiste em condicionar respostas.
- Para os behavioristas, educar seria estabelecer condicionamento na infância.
Etmologia. A palavra personalidade parece ter se originado de persona, nome da máscara com que os atores de teatro romano antigo representavam seus papéis. O nome da máscara, per-sona, significa soar através.
Em psicologia, personalidade é o conjunto de nossos modos de agir, especialmente para com outras pessoas. Ela resulta das esperiências e influências que recebemos durante toda a nossa vida.
Cada um de nós tem uma personalidade única, diferente de todas as outras.
Freud expica nosso desenvolvimento emocional, dizendo que o ser humano passa por diferentes períodos desde que nasce até alcançar a adolescência. Em cada um desses períodos, a libido toma uma direção característica.
Em ordem cronológica, temos as seguintes fases:
Nesta fase aparecem, na criança barreiras mentais impedindo as manifestações da libido, barreiras essas que Freud mencionou como sendo a repugnância, a vergonha e a moralidade;
A principal característica da fase pubertária, também chamada homossexual, é a ligação afetiva que se estabelece entre jovens do mesmo sexo e de idade aproximada. É a idade em que as meninas têm sua amiga predileta e os meninos têm seu companheiro inseparável, com os quais trocam confidências;
Essa ligação emocional heterossexual, fora da família, vai exigir a emancipação do adolescente de seus pais. A separação emocional ocasiona, pelo menos por algum tempo, rejeição, ressentimento e hostilidade contra os pais e outras autoridades.
A Psicanálise não volta à introspecção clássica, que é incapaz de nos fazer penetrar nas profundezas que se trata de explorar. Pode-se mesmo considerar a Psicanálise um estudo do comportamento; mas sob a condição de que este abranja o comportamento total, tanto psiquico como físico, não interessando o segundo senão na medida em que esclareça o primeiro.
Do posto de vista metodológico, Freud faz uma síntese feliz da introspecção tradicional e do método objetivo, que consiste na observação do comportamento. Não se aproximando por isso do método behaviorista.
ø BARROS, Célia Silva Guimarães. "Pontos de psicologia geral". 13ª edição. Ed. Ática. São Paulo-SP. 1995.
ø FOUQUIÉ, Paul. "A psicologia contemporânea". 2ª edição. Ed. Nacional. São Paulo-SP. 1965.
ø ARAGÃO, Wanda Macedo de. "Psicologia, um estudo introdutório". 2ª edição. Ed. Rio de Janeiro-RJ. 1977.
ø "Enciclopédia contemporânea de psicologia e relações humanas". Edição 1986, Volume I. Novo Brasil Editora Brasileira LTDA. São Paulo-SP.