Os minerais estão por toda parte - nas ruas, casas, até no nosso corpo - e são usados pelo homem desde o início da civilização. Na pré-história, rochas duras eram utilizadas para fabricar flechas, armas e utensílios. Depois de experimentar outros minerais, o homem descobriu os metais, que, por serem menos quebradiços, passaram a ser mais utilizados. Desde então, os minerais têm sido usados das mais diferentes formas.
1) Pirita, também conhecida como " ouro dos trouxas".
2) A Apatita é um fosfato de cálcio que pode conter flúor, cloro e outros elementos em sua composição química.
3) Galena, mineral usado na fabrica de componentes eletrônicos.
4) Rocha vulcânica marrom, formada por resfriamento rápido do magma.
5) A Scheelita é um metal muito usado na indústria de ligas metálicas.
6) Malaquita, mineral de cobre, de cor verde forte.
7) Fluorita, cristal de cor arroxeada e branca.
8) Calcário, rocha usada na fabricação de cimento e cal.
9) Crisolita é um mineral verde formado pela combinação de sílica e cobre.
10) As fibras de amianto impedem a passagem de calor. São usadas na produção de caixas d'água, telhas e luvas.
A areia é um dos principais materiais de construção das casas. Pegue um pouco de areia e observe com lente de aumento. Você perceberá a presença de um material cinza, o quartzo, parecido com o vidro, mas mais duro e menos transparente. Na areia há ainda minerais como mica (em lâminas brilhantes), feldspato (bege) e minerais ferromagnesianos (preto e verde-escuro), que podem ser atraídos por um ímã.
Os minerais do corpo humano Em nosso próprio corpo existem muitos minerais, absorvidos através da ingestão dos alimentos. O cálcio, por exemplo, está nos ossos, nos dentes e na urina. O ferro está no sangue. As células têm sais de potássio. No cérebro, nos músculos e pulmões, encontramos apatita. Até nossa saliva contém minerais, como a apatita, a calcita e a whitlockita.