O potencial hidrogeniônico é a grandeza que mede a concentração de íons hidrogênio em uma solução. O pH de uma solução é o cologarítmo da concentração de íons hidrogênio.
pH = -log[H+]
Essa relação entre pH e [H+] pode também ser aplicada a [OH-], determinando o pOH de uma solução.
O valor do pH varia entre 0 e 14, assim como o pOH. Estabelece-se também que pH + pOH é igual a 14. Quanto menor o valor do pH de uma solução, mais ácida é essa solução e vice-versa.
A força dos eletrólitos pode também ser medida pelo grau de ionização. Quanto mais ionizado, mais forte é o ácido ou a base.
Constante de equilíbrio : todas as reações reversíveis que se passam em um sistema fechado podem ser entendidas como o resultado de duas equações contrárias e simultâneas.
Ex:
H2 +I2 -->2HI
No decorrer do tempo, a reação direta consome os reagentes, por isso suas concentrações diminuem continuamente, enquanto as concentrações dos produtos aumentam na mesma proporção. A partir de um certo instante, as concentrações tanto de produtos como de reagentes não se alteram e o sistema entra em equilíbrio. O ponto de equilíbrio é tal que sobre essas respectivas concentrações, as velocidades das reações direta e indireta permanecem constantes e iguais.
Equilíbrio iônico
A ionização de um eletrólito fraco é uma reação reversível que conduz ao equilíbrio: AB --> A + B
A constante de equilíbrio para essa reação recebe o nome de constante de ionização e revela a força dos ácidos e bases.