PROFESSOR HENRIQUE JOSÉ DE SOUZA

 

Henrique José de Souza foi o pregador de uma idade nova, o anunciador e preparador da nova civilização que já alvorece no horizonte dos destinos da Humanidade; o homem que sonhou dar ao Brasil o comando dessa nova era, dessa civilização que segundo seus ensinamentos, herdará escombros e, com eles, construirá um mundo novo, um mundo fraternizado pelo espírito, unificado pelo amor e glorificado pela presença do Senhor do ciclo, que não será mais o Cordeiro da imolação, mas o Pastor da redenção, pela paz e pela justiça autêntica, não elaboradas pelas mãos imperfeitas do homem, mas criadas pelo Espírito de Verdade pairando sobre a Humanidade, como na alvorada dos tempos, o espírito de Deus pairava sobre o caos.

O Professor Henrique José de Souza, eminente e ilustre brasileiro, foi fundador e presidente da Sociedade Teosófica Brasileira e Grão-Mestre da Ordem do Santo Graal, um desses homens marcados pelo destino e pelos desígnios imponderáveis de Deus. Um homem feito dos materiais do tempo e das idades, acredita-se um espírito iluminado que desceu dos reinos insondáveis dos céus e subiu das profundezas do ventre da Terra, para testemunhar que o que está em cima é igual ao que está em baixo e que a linhagem de Kunaton, de Krishna, de Buda e de Cristo não pertence apenas ao mundo do passado, mas que vive no mundo de hoje e iluminará o mundo de amanhã. Um homem de espírito largo e generoso, de inteligência poderosamente criadora, de coração aberto a todas as crenças e esperanças, capaz de abrigar dentro dele, como num cosmos, as aspirações e os ideais da Humanidade.

Sua pregação trouxe o brilho da luz solar numa época de "apagada e vil tristeza", como dizia o épico da raça, num tempo de negação, de antropofagia, de crueldade, de miséria e sofrimento. Nesta noite que parece não ter fim e é dominada pelos fantasmas do ódio, pelos espectros do crime, pelos que, como verdadeiros vampiros, se nutrem do sangue e das energias dos homens e dos povos, escravizando-os fisicamente, moralmente, economicamente, intelectualmente e espiritualmente.

Abrindo o Livro da Sabedoria das Idades, revelou a humanidade riquezas espirituais inesgotáveis. Ao fundar a Sociedade Teosófica Brasileira deu corpo vivo e perene à sua mensagem de fraternidade, de paz e de justiça. Mostrou aos seus discípulos os caminhos que conduzem à Verdade e à Libertação. Seus ensinamentos fundiram o passado no presente, através da revelação dos mecanismos misteriosos das leis que regem a Humanidade e o Mundo, ano após ano, século após século, milênio após milênio. Através de seus ensinamentos construiu uma obra que se projetará para o futuro, quando as sementes que lançou no solo fértil do Brasil e nas gerações de hoje, florescerem na radiosa seara da civilização que a próxima centúria contemplará, numa vivência gloriosa de um novo e esplendoroso ciclo de Justiça, Fraternidade e Verdade.

O Professor Henrique José de Souza, segundo sua doutrina, foi descansar dos longos e notáveis trabalhos realizados, que lhe custaram sacrifícios, dores e tragédias, através dos calvários da incompreensão, Vias Crucis para outras idades, nessa ronda eterna do Espírito de Verdade, Deixou-nos no entanto, inestimável fortuna espiritual. Somos todos herdeiros da sua obra de sabedoria, de amor e de fraternidade. Cabe aos seus seguidores, o dever de aplicar esses conhecimentos em benefício da Humanidade, na preparação da Cidade Divina do amanhã, que segundo sua doutrina será o berço, o leito e o trono do Senhor Maitréia. Ele legou ao seu apostolado uma Missão de Amor e Fraternidade, que deverão cumpri-la com muita dedicação. Seus seguidores formam um Exército invencível para destruir todos os muros da vergonha que estigmatizam o nosso tempo, buscando iluminar a consciência dos homens de boa vontade, que não se perderam pelos caminhos nefastos do crime, da luxúria e da ambição, pelos caminhos malditos enfeitados pelas flores negras da eternidade corrupta da morte sem redenção.

Através de sua Obra, o Professor Henrique José de Souza procura levar o Brasil ao lugar que lhe compete e está assinalado nos Livros Eternos que Deus escreve há milhões de anos. Sua mensagem busca vencer a noite polar que pesa sobre a Humanidade, empunhando o facho da Verdade e, com ele, acender na consciência da humanidade o Sol da Verdadeira Liberdade. O Professor Henrique José de Souza não morreu, porque homens da sua estirpe não morrem. E a sua Obra, de luminosidade inextinguível, deixou-nos o legado do Bem e da Verdade, que constituem a essência sempiterna do Senhor.