Entre os dias 01 e 04 de março de 1995, o Irmão Antonio Figliuolo e sua esposa, Cecilia Ribeiro Figliuolo, em um passeio a Vila Velha - ES, aceitaram o convite formulado pelo Irmão José Gonçalves da Silva, Grande Patriarca Regente do Rito Adonhiramita, e sua esposa, Vanda Cunha Gonçalves, para passarem um final de semana em sua casa. Juntos visitaram e participaram de uma sessão na Loja Ivan Neiva Neves, quando surgiu a idéia de ser fundada uma Loja do Rito Adonhiramita em Miguel Pereira - RJ, onde o Irmão Antonio Figliuolo tem uma casa de veraneio. A idéia foi crescendo e fortalecendo-se com adesão de outros Irmão das Lojas Templo de David II, União de Iguassú, Nafhtaly, Cedros do Líbano, Vitória Régia e União dos Mestres. O apoio fortaleceu a idéia do Irmão Antonio Figliuolo, que já vinha visitando constantemente as Lojas Cedros do Líbano e Deus e Humanidade, e com a aprovação e apoio de seus Veneráveis foi possível a realização de uma sessão do Rito Adonhiramita em Miguel Pereira. No dia 08 de novembro de 1997 a Loja Templo de David II, em conjunto com a Loja Cedros do Líbano, realizou uma sessão no templo da Loja Deus e Humanidade, a sessão foi presidida pelo Irmão Antonio Ferreira Sobrinho, Venerável Mestre da Loja Templo de David II, ao final dos trabalhos o Irmão Domingos Fernandes Dias, fez uma explanação sobre a filosofia e ritualística do Rito Adonhiramita, em seguida vários Irmãos teceram considerações a cerca do Rito, cada um com mais eloqüência que o outro. O clima ficou muito emotivo, e sobre esse clima de forte emoção, nascia naquele momento mais uma Loja Maçônica em Miguel Pereira. Com a presença de 65 Irmãos Membros das Lojas: Templo do Rei David II, Marquês do Herval, Deus e Universo, Cayrú, Vitória Régia , União dos Mestres, União de Iguassú, Cultura de Vassouras, Cavalheiros de Adonhiram, Luz do Oriente, Redenção, José Joaquim Fernandes, Maestro Antônio Carlos Gomes e Cedros do Líbano.
Como seria chamada a nova estrela que acabava de nascer? Diversos Irmãos deram suas sugestões, e passavam-se os dias sem que o nome fosse escolhido; quando ocorreu o novo encontro dos Irmãos, o Irmão Antonio Figliuolo mencionou que naquela semana havia desabrochado pela primeira vez, uma flor da acácia que ele havia plantado em sua casa em Miguel Pereira, sugerindo o nome de "RESPLANDECER DA ACÁCIA" para a Loja, o que foi aceito pelos Irmãos, ficando então definido o nome da Loja, sendo aceita a sugestão por unanimidade.
Ainda nessa reunião ficou definida a Administração Provisória da Loja assim constituída: Venerável Mestre - Irmão Antonio Figliuolo; 1° Vigilante - Irmão Jorge Antonio B. Bastos; 2º Vigilante - Irmão Silvio Rodrigues Laranja; Orador - Irmão Jorge Marques Pereira; Secretário - Irmão Fernando Antonio R. Figliuolo; Tesoureiro - Irmão José Antonio Teixeira; Chanceler - Irmão Evandro Henrique da Rocha. Sendo ainda escolhido o dia oficial da Fundação da Loja, que foi marcada para exatamente as 17:30 hs. do dia 27 de Abril de 1998, que seria a melhor data de acordo com estudos realizados pelo Irmão Domingos Fernandes Dias.
Na data e hora determinadas, o Irmão José Gonçalves da Silva, Grande Patriarca Regente do Rito Adonhiramita, deu a abertura a sessão, solicitando ao Irmão Jorge Marques Pereira, que fizesse uma prece referente ao ato que começava iniciar. O Secretário da Loja, Irmão Fernando Antonio R. Figliuolo, fez a chamada dos fundadores que assinaram a documentação legal exigida para o ato.
Entre os Irmãos presentes, encontravam-se os Irmãos José Coêlho da Silva, Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Tavares Romay, Grão-Mestre Adjunto, Grandes Secretários do GOERJ e vários Membros do Excelso Conselho na Maçonaria Adonhiramita.
No dia 16 de Maio de 1998, às 16:30 hs., no templo da Loja Deus e Humanidade, no Oriente de Miguel Pereira, foi realizada a primeira sessão ritualística da Loja "RESPLANDECER DA ACÁCIA".