CAMPANHA CONTRA OS CENTROS DE CONTROLE DE ZOONOSES DO BRASIL ( CCZs )
Os Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) vêm transgredindo frontalmente o Decreto Federal nº 24.605, Art.1 e a Lei Federal nº9.605, Art. 32 de 13.02.98. por atos de maus tratos e crueldade contra animais.
VOCÊ PODE AJUDAR A
MUDAR ESSA SITUAÇÃO!
Não podemos mais ficar indiferentes à carnificina que acontece a todo instante, nos Centros de Controle de Zoonoses em todo o Brasil, contra os animais.
Na saúde pública, sempre é usado o pretexto da transmissão de doenças de animais para os seres humanos, para justificar a prática de morticínios indiscriminados.A raiva mata! "Raiva", palavra que por si só desperta todo tipo de pânico na população desinformada. Quando se sabe que a hidrofobia é uma zoonose facilmente controlada por campanhas de vacinação bem organizadas, não havendo a necessidade dos extermínios diários de milhares de animais.
Espera-se que os órgãos competentes responsáveis pela saúde pública ajam com responsabilidade. Espera-se que sejam criteriosos e científicos em suas conclusões. Espera-se que divulguem apenas dados reais de fontes fidedígnas e que parem de associar os animais às doenças. Que realizem fiscalização e controle rígidos dos produtos consumidos e das verdadeiras causas das doenças que afligem a população. Espera-se também, que não usem o sacrifício dos animais, como falsa propaganda de eficácia. Espera-se muito mais: qua a proteção animmal consiga espaço para que, em parceria com os governantes municipais, estaduais, dirigentes e funcionários dos CCZs, seja concretizado um trabalho de preservação e de respeito aos animais, e consequentemente, ao homem.
Existe solução? Muitas!!
Enumeramos e esperamos algumas:1) Esterilização - a prefeitura, conjuntamente às sociedades protetoras, deve promover campanhas de esterilização gratuitas (semelhantes as que fazem para a vacinação contra raiva) para atender, principalmente, a população que por ignorância e/ou falta de subsídios, promove a proliferação dos animais que passam a viver nas ruas.
2) Todos os animais domésticos devem ser cadastrados nos centros de Controles de Zoonoses e receberem, se possível, um chip de identificação, para que quando encontrados, possam ser devolvidos a seus donos. Os animais que forem abandonados, terão a identificação do dono no chip e este será processado por MAUS TRATOS, COMO PREVE A LEI FEDERAL nº9.605, Art. 32 de 13.02.98.
3) Uma vez controlada a supopulação de animais, fica o CCZ responsável pela fiscalização de MAUS TRATOS e, ao encontrar um animal abandonado, ENCAMINHA O MESMO PARA AS ASSOCIAÇÕES PROTETORAS, para posterior adoção.
4) Educar as comunidades, especialmente as carentes, para que não abandonem seus animais. Isto pode ser feito através da mídia, panfletos, palestras em escolas, feiras, etc.
5) Centros de treinamento especializado para os cães recolhidos, para servirem como companheiros e guias de deficientes físicos
6) Campanha humanitária introduzindo animais como suporte afetivo para doentes em hospitais, asilos de idosos e orfanatos. Esse programa foi introduzido pela SF-SPCA em San Francisco, California, com 100% de êxito. Essa Entidade, juntamente com a prefeitura conseguiu fazer de San Francisco uma cidade onde a eutanásia é feita apenas quando o animal está em estado terminal ou em extremo sofrimento (vale lembrar que o método usado é injeção intravenosa com prévia anestesia.)
7) SE A EUTANÁSIA FOR NECESSÁRIA, QUE SEJA FEITA DE MANEIRA INDOLOR, RESPEITANDO A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS
Em termos de estatística eleitoral, os que se preocupam com a crueldade contra os animais são muitos. E é a legitimidade democrática que nos confere representatividade, para apresentar a todos os brasileiros e a cidadãos de outros países, o nosso grito de repúdio, de compaixão e espanto ante atos que desmerecem a razão, rebaixam o espírito e denigrem a espécie humana. Seria omissão inaceitável de nossa parte não falar contra tanta iniquidade praticada.
O QUE VOCÊ LEU ACIMA É COMO FUNCIONA NOS PAÍSES CIVILIZADOS!
VEJA AGORA COMO É NO NOSSO PAÍS.
Antes de falarmos especificamemte de algumas cidades, já adiantamos que
A GRANDE MAIORIA DOS CCZs NÃO ALIMENTA NEM DÁ ÁGUA AOS ANIMAIS DURANTE OS 3 DIAS DE ESPERA!!!
SÃO PAULO
CÂMARA DE DESCOMPRESSÃO.
Os animais são mortos por ASFIXIA. É cruel, impõe um grande sofrimento ao animal e se opõe ao código de ética dos médicos veterinários e frontalmente à NOVA LEI FEDERAL DE CRIMES AMBIENTAIS 9.605/98 QUE É SOBERANA E QUE EM SEU ARTIGO 32 ESTABELECE DETENÇÃO DE 3 MESES A UM ANO PARA QUEM "PRATICAR ATO DE ABUSO, MAUS TRATOS, FERIR OU MUTILAR ANIMAIS SILVESTRES, DOMÉSTICOS OU DOMESTICADOS..."OU PARA "QUEM REALIZAR EXPERIÊNCIA DOLOROSA E CRUEL EM ANIMAL VIVO, AINDA QUE PARA FINS DIDÁTICOS OU CIENTÍFICOS, QUANDO EXISTIREM RECURSOS ALTERNATIVOS "
O CCZ-SP está se utilizando não só de métodos que contrariam o próprio objetivo da existência do médico veterinário, como também, está agredindo a nova Lei e o Direito dos Animais Proclamados pela UNESCO.
CURITIBA
A capital do Paraná, estado considerado "ecologicamente correto" deveria ser um exemplo para o país. Lá os cães são mortos com injeção no coração, SEM ANESTESIA PRÉVIA, dada por peões! Leiam o e-mail abaixo:
" ....eles tb usam ar. A injeção é dada vazia, no coração... isto era usado nos campos de concentração de Hilter para experiências horrorosas... pergunte a qualquer médico o que acontece com ar injetado no organismo... isto porque, claro, os peões que fazem esta matança não acertam o coração do animalzinho na primeira e quando acaba o cloreto de potássio, vai ar mesmo... um veterinário daqui chegou a ver 14 picadas de injeção no peito de um cãozinho... fora isto tb ele viu que muitos peões erram a forquilha e o animal morre varado no pescoço... os carros que recolhem os animais (isto é inusitado) usam uma cadelinha no cio para atrair os machos da região... são laçados e muitos morrem enforcados... tb o motorista da carrocinha usa o método de atropelar...
Pra saber mais , ler artigos de jornais e depoimentos de cidadãos,
clique aqui
PONTA GROSSA
ELES PODEM SER OS PRIMEIROS A TRATAREM ESTA QUESTÃO COM HUMANIDADE!!
PREFEITURA QUER A CASTRAÇÃO DE CACHORROS
NÚMEROS DE CÃES DE RUA PODE SER REDUZIDO
NUM PRAZO DE 5 ANOS" Um projeto de Lei do Poder Executivo pretende acabar com a super população de cachorros que perambulam pelas ruas de Ponta Grossa. Menos radical que o extermínio, o método sugerido é o da castração, que em cinco anos pode reduzir o número de cachorros de rua em 70%. A proposta foi aprovada em primeira discussão por unanimidade entre os vereadores. O tema voltará a plenário e a aprovação deve acontecer com tranquilidade. Organizações não governamentais aprovam a proposta e prometem colaborar. Apesar de não existirem censos que quantifiquem a população de cachorros, ambientalistas estimam que o número de cães seja igual a 7% do total de habitantes. Pelo cálculo, Ponta Grossa teria perto de 20 mil cachorros, a metade sem dono. A redução da natalidade de cães de rua também irá ajudar no controle de doenças de origem zoonoses como a raiva e a leptospirose que é transmitida do rato para outros seres vivos.
TATUAGEM - Os cachorros que forem castrados terão tatuagens nas orelhas. O método, na avaliação de médicos veterinários, é o mais eficaz para identificar a população esterilizada. Pessoas que deixarem seus cachorros vagando na rua terão que se apressar no resgate. Se não houver a procura em tres dias , o animal será castrado e depois do período de recuperação, que vai de tres a cinco dias, liberado em algum ponto da cidade. Bueno afirma que não há alternativas a não ser colocar os cães de volta nas ruas, já que a procura pela adoção é pequena."
RECIFE
Em 18 de maio 1999, um representante da Associação dos Amigos e Protetores dos Animais (A.A.P.A), em Pernambuco, acompanhado da vereadora Luciana Azevedo foi agredido pelos funcionários do Centro de Vigilância Animal da cidade do Recife situado em Peixinhos, Olinda. O objetivo da visita ao Centro era tentar flagrar a maneira bárbara com que os animais são mortos naquele Centro. A AAPA tem denunciado a CVA ao respeito das irregularidades e houve uma audência pública onde a CVA negou os maus-tratos. Foi presenciada MATANÇA INDISCRIMINADA, IRRACIONAL e DESUMANA. Cadela prenhes, cães sadios e bem cuidados por seus donos esperam no "corredor da morte", onde são amontoados em em vários canis em condições deploráveis. Fiacam lá 3 dias, depois seguem para a morte.
"Os animais são molhados com jatos de mangueira e amarrados em uma mesa onde receberão a droga letal. Vimos empilhados nos chão, cerca de 100 animais, todos com vários tipos de ferimentos, com seus corpos ensagüentados, uma cena macabra! A matança é executada por peões, os mesmos que fazem a limpeza das dependências. Esses funcionários, totalmente despreparados, aumentam ainda mais o sofrimento dos animais, pois aplicam injeções de cloreto de potássio diretamente no coração, tentando encontrá-lo através de consecutivas tentativas, sem que seja aplicado um pré -anestésico para reduzir a dor e o desespero desses animais!"
"Depois da morte seus corpos são atirados em um caminhão com a carroceria aberta e levados para o crematório no Curado, onde, muitos deles, são queimados AINDA VIVOS."
SALVADOR
"Quando a pessoa vai pegar o cão no controle de Zoonoses, ela tem que pagar uma taxa de R$ 50,53 se o animal for vacinado e mais de R$ 70,00 se não for vacinado. Mas, como é que uma família pobre que ganha muitas vezes salário mínimo, vai poder pagar esta taxa para que seu animalzinho não seja sacrificado? Imagine uma família pobre, ver o seu animal de estimação preso, não ter o dinheiro para libertá-lo vendo-o fazer "festa" sabendo que ele vai morrer por não terem o dinheiro para evitar a sua morte. Para as pessoas que amam os animais, é o mesmo que deixar matar o próprio filho..."
"Com relação ao resgate exigido pelo C.C.Z., não se sabe em que é utilizado, pois os animais são colocados em locais sem qualquer condição para recebê-los e nem mesmo recebem água limpa e alimento. A única água existente, parecia um lodo semelhante ao encontrado nos pântanos."
"Os animais sofrem terríveis maus tratos desde o momento em que são capturados, sendo jogados uns em cima dos outros com toda violência dentro do carro, sofrendo diversos danos físicos. Pior ainda, é quando os funcionários do Controle de Zoonoses, resolvem deixar as fêmeas prenhas sem alimentação, com o objetivo de diminuir o seu trabalho. Meu pai, presenciou cadelas prenhas e filhotes sendo pisoteados pelos cães adultos devido a superlotação do local onde ficam. Além disso, muitos morrem de fome e sede antes de serem sacrificados."
Ainda não sabemos como os animais são mortos. Isto é segredo bem guardado. Por que será????
Já recebemos dezenas de cartas de cidadãos de Salvador, pedindo providênciass para o tratamento desumano com que a Prefeitura vem tratando os animais.
FORTALEZA
Cães de rua de Fortaleza são mortos todas as terças e sextas-feiras. Leia o e-mail abaixo:
"Tia, aqui em Fortaleza passou no jornal local um protesto de moradores de um conjunto. Eles estavam reclamando do mau cheiro vindo de onde a Secretaria de Saúde sacrifica os cachorros que são encontrados nas ruas e capturados pelas carrocinhas. Neste lugar terrível há sacrifício todas as terças e sextas, a população reclamava que depois de mortos nada era feito com o cadáver dos animais e estes ficavam ao relento causando um mal cheiro horrível. MUITOS ERAM APENAS JOGADOS EM VALAS OU NO LIXO. Nessa repotagem havia também uma informação que me chocou demais, falaram que no dia da matança, ninguém suportava ouvir os gemidos dos pobres animais. Será que a gente consegue ajudar esses bichinhos??? Clarissa "
BRASÍLIA
CÂMARAS DE GÁS
SE HOUVESSE RESPONSABILIDADE POR PARTE DAS AUTORIDADES, NENHUM SURTO ESTARIA ACONTECENDO. MATAR NÃO É SOLUÇÃO! É CRUELDADE! É CONTRA A LEI! É CONTRA O BOM SENSO! Isso fere todos os direitos dos animais e a lei 9605/98!!!!
COMO SERÃO AS CARROCINHAS EM OUTRAS LOCALIDADES ??? SE NAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PAÍS, TIDAS COMO "CIVILIZADAS", É DESSA MANEIRA BRUTAL. IMAGINEM COMO DEVE SER NOS LOCAIS ONDE A EDUCAÇÃO NEM PASSA PERTO!!
AJUDE MANDANDO CARTAS DE PROTESTOS JÁ ESCRITAS PARA TODAS AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS POR CADA UMA DAS CIDADES CITADAS ACIMA. VOCÊ SÓ TERÁ O TRABALHO DE COPIAR, COLAR, ASSINAR E MANDAR O E-MAIL PARA AS AUTORIDADES DE CADA UMA DESSAS CIDADES!! SE CADA UM DE NÓS FIZER A SUA PARTE, EXIGINDO O CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, ISSO VAI TER QUE MUDAR!!!
CLIQUE AQUI PARA AJUDAR ONLINE
Se onde você mora a situação também é de desrespeito para com os animais, escreva pra gente contando detalhes e, se possível, mande fotos ou artigos publicados.
info@apasfa.org
Esta campanha conta com o apoio das Entidades relacionadas abaixo:
- APASFA:
Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis - São Paulo - SP- USPA:
União Societária Protetora de Animais - Ilha do Governador - Rio de Janeiro- CLUBE DAS PULGAS:
São Paulo - SP- UIPA:
União Internacional de Proteção aos Animais - São Paulo - SP- QUINTAL DE SÃO FRANCISCO:
São Paulo - SP- SOCEDADE EDUCACIONAL FALA BICHO:
Rio de Janeiro - RJ- MOUNTARAT:
Sociedade de Prot.Ambiental - São Paulo - SP- AIA:
Aliança Internacional do Animal - São Paulo - SP- WSPA:
World Society for Protection of Animals - Representante no Brasil- SPASO:
Sociedade Protetora de Animais de Sorocaba - Sorocaba - SP
- AAPAR:
Associação dos Amigos e Protetores dos Animais - Recife - PE- LPCA:
Liga de Prevenção à Crueldade Contra Animais - Belo Horizonte - MG- SUIPA:
Sociedade Internacional de Proteção aos Animais - Rio de Janeiro - RJ- ALPA:
Assoc. Limeirense de Prot. aos Animais - Limeira - SP- CLUBE AMIGOS DOS ANIMAIS:
Santa Maria - RS- ACAPRA:
Associação Catarinenese de Proteção aos Animais - Santa Catarina- ASSOCIAÇÃO AMIGOS DOS ANIMAIS DE NOVA ODESSA:
Nova Odessa - SP- SNMPA:
Sociedade Norte Mineira Protetora de Animais - Montes Claros - MGAgradecimento especial ao site ANIMAIS S.O.S. , que sempre nos passa informações importantes mandadas para o e-mail do site por internautas de todo o Brasil.
( Esta página foi elaborada e autorizada a publicação neste site por Noeli Santisteban, voluntária da APASFA )
Esta página faz parte do site "Animais S.O.S." - www.oocities.org/RainForest/Vines/5011
Acesse as outras páginas deste site, clicando abaixo no assunto desejado.
Animais SOS (home) I Animais Domésticos I Animais Selvagens I Assuntos Gerais I Apelo de um cão I Pq alguém comeria seu melhor amigo? I Empresas que fazem testes em animais I Empresas que não fazem testes em animais I Links que devem ser visitados I Leis Brasileiras I Jornal Animal I Campanha dos Selos I Índice Geral do Site I
Copyright © 1997/ 98/ 99 Lenita Ouro Preto
Last update: 26 OUT 99
Webmaster & Webdesign: lenitaop@geocities.com