UJT
-Estrutura
Como se percebe só existe uma única junção. Entre o terminal B2 e o terminal B1 só existe material do tipo N ou P conforme sua fabricação. Entre B1 e B2 teremos a denominada resistência interbases da ordem de 4K a 17K, conforme o fabricante e tipo utilizado, seu simbolo é Rbb e a tensão entre bases de Vbb.
Ve é denominado tensão de entrada ou tensão de disparo. Para fazer funcionar um U.J.T. B1 é aterrado e B2 tem um potencial elevado de 6V a 30V conforme fabricante.
Entre emissor e base podemos representar para estudo DC a existência de um diodo para representar a única junção PN do transistor.
Devido a posição da junção ela se comporta como um diodo ligado a um divisor de tensão. Esta divisão de tensão nos dá uma importante caracteristica dos UJTs a relação intrinseca representada pela letra grega ETA.
VRb1=Vbb.(Rb1/Rb1+Rb2)
VRb1=n . Vbb
n (ETA) é normalmente encontrado entre 0,5 e 0,75 dependendo do fabricante.
Nota-se então que o diodo acima tem tensões dos dois lados e só entrará em condução quando Ve for 0,65 a 0,7 volts maior que VRb1.
Assim fica muito fácil saber que o valor de Ve deve ser de
Vbb. (relação intrinseca) + 0,7 volts
o 0,7 volts é devido ao diodo ser de silício.
APLICAÇÕES
O ramo RC é um temporizador dado por
T=R.C
a frequencia de carga e descarga é dada por
f=1/T
Quando o capacitor atingir um nível de tensão Vbb.(relação intrinseca)+0,7 volts o diodo conduzirá, descarregando o capacitor e a resistência entre bases será reduzida enquanto houver a descarga de C. Quando a tensão de C atingir um valor abaixo da de disparo o diodo interno deixa de conduzir e o capacitor começa a se carregar novamente. Enquanto isso a resistencia entre bases já cresceu novamente entre 4K e 17K. O ciclo se repetirá indefinidamente enquanto existir Vbb.
Observe a carga e descarga do capacitor como para que o diodo interno conduza e deixe de conduzir a variação de tensão Ve é muito pequena, na saída teremos somente pulsos.
NOTAS:
R2 será sempre na ordem de algumas dezenas de ohms entre 10 ohms e 50 ohms.(DATA BOOK)
R1 tem a função de limitar a corrente que passará entre bases e emissor e dar estabilidade térmica entre as bases, pois quando disparado entre as bases passará um valor considerável de corrente pelo emissor e bases.
O capacitor é sempre =<10uF
Em alguns circuitos acoplamos o oscilador U.J.T. a S.C.R.s via trafo no lugar de R2. Os chamados transformadores de pulso.
a) Calcule a frequencia de oscilação do circuito acima quando POT=min e POT=max
b) Se relação intrinseca=0,65. Calcule Vpico na saída de B2 e de B1.