Eis o tempo favorável, de manifestação da graça e da bondade do Senhor, por Jesus Cristo! Vivemos, agora, a espera do Terceiro Milênio...
Entretanto, com a proximidade do ano 2.000, multiplicam-se as falsas expectativas e profecias de uma Nova Era... Nesse cenário da modernidade, em que o anúncio de uma data extraordinária desperta o fascínio do número, surgem as chances de mobilização da mídia, através de impressionante onda de "espiritualidade": anunciam-se, em nossa TV, os videntes, conselheiros espirituais ("Ligue já", a preços elevados!). Crescem, de forma alarmante, as crendices e superstições, contrastando com essa era da globalização, da racionalidade e das conquistas da tecnologia.
Vivemos todos num clima sensacionalista que gera insegurança e temor ante o futuro. E como o jovem, poderá se precaver dessas falsas expectativas? É comum, nessa fase inquietante de buscas e descobertas, envolver-se na sedução da resposta fácil, do caminho mais curto para atingir seus objetivos e integrar-se na sociedade. Na sedução da droga, do sexo livre, da libertinagem e de tantas outras "tentações" da modernidade, como ser autêntico, mantendo-se na pureza dos ideais mais nobres, ocultos no íntimo de seu ser, e fazê-los aflorar com liberdade e paixão? O final do milênio, para o jovem de hoje, apresenta grandes desafios.
O maior desafio, nesse tempo, é encarar Jesus de Nazaré, a verdadeira motivação para se preparar o terceiro milênio. Afinal, no ano 2.000, é Ele o aniversariante, o Filho de Deus, que assumiu a humanidade e a História, e sua vida coerente e autêntica fascina a todo jovem, despertando sempre maior desejo de conhecê-lo, amá-lo e propagar sua Boa Nova. Mas como conhecer a quem não buscamos? Na verdade, Ele é que vem a nós e convida a celebrarmos, já, a espera dos 2.000 anos de seu nascimento, e nos propõe caminhos para conhecer e seguir sua proposta libertadora. É preciso estar atento e acolher os sinais dos tempos à luz do seu Evangelho...
É nesse desejo de conhecer e seguir a Jesus Cristo que surgiu um grupo de leigos dispostos a assumir a vida com a coragem e a autenticidade que Ele viveu, inspirados pelo exemplo da primeira cristã, Maria, mãe do Cristo. E por que Maria, é modelo e exemplo? Porque foi ela a primeira a acreditar na chegada do Salvador, foi o primeiro sacrário que o recebeu e o gerou, a mulher forte, que, junto aos primeiros discípulos de seu Filho, plantou a semente do cristianismo numa terra árida e cheia das mesmas incertezas de nossa era atual.
Esse grupo, a FRATERNIDADE DE CARMELITAS LEIGOS, descobriu uma forma especial de viver o dia-a-dia, assumindo como fundamento de vida a Espiritualidade Carmelita, o exemplo dos cristãos que se denominavam "Irmãos da Virgem Maria do Monte Carmelo". Esses primeiros carmelitas aprendiam, do profeta Elias e de seus seguidores, no Monte Carmelo, o entusiasmo pela causa de Deus, a vida simples, contemplativa, a Leitura orante da Bíblia a exemplo de Maria, a que primeiro deu o exemplo de vida cristã.
Estamos próximos do Terceiro Milênio. Eis um caminho sedutor, uma proposta atraente ao jovem moderno, ansioso por perspectivas mais seguras para os tempos que virão, e, principalmente, para enfrentar os desafios da era atual: a experiência, alegre e vibrante da FRATERNIDADE DE CARMELITAS LEIGOS. É a leitura orante da Palavra de Deus, na contemplação do Senhor, presente nesse mundo moderno - caótico, mas também rico em sinais do amor e da bondade divina, através das conquistas do homem - que o jovem será capaz de encontrar e testemunhar o Cristo Vivo, atuante e corajoso, e de entregar-se pela causa do próximo. No convívio fraterno, encontrará o antídoto contra o individualismo egoísta dos tempos atuais. Na partilha, o jovem aprenderá a superar o desperdício do consumismo hedonista que gera os terríveis contrastes sociais... Enfim, é na simplicidade do encontro de irmãos, no exercício da humildade, que ele aprenderá a superar o orgulho, e a libertar-se dos preconceitos mesquinhos que lhe incute esse mundo tão desigual.
A FRATERNIDADE DE CARMELITAS LEIGOS é, portanto, uma comunidade de irmãos que buscam o caminho sempre novo, a verdade e a vida plena que Jesus deixou-nos nas Sagradas Escrituras. E, anunciando a Nova Era da paz, justiça e amor fraterno, os CARMELITAS LEIGOS procuram atingir a maturidade na fé, na simplicidade da luta diária, como a Mãe de Jesus, na alegre esperança de que um dia, em Cristo, todos os homens se tornem irmãos e proclamem, felizes: "Cristo ontem, hoje e sempre! Amém." (Hb 13,8)
Francis Paulina Lopes Silva - F.C.L.
Carmelita Leiga