O AUTOR:

    Escritor cuja principal importância foi a introdução de um estilo de prosa altamente individual que procurou refletir a fala brasileira coloquial, em vez do português "correto". Foi também importante no Modernismo brasileiro.

    Mário de Andrade ajudou a organizar o que se revelou um evento-chave na vida artística futura do Brasil, a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em fevereiro de 1922. Sua própria contribuição, uma leitura de poemas extraídos de sua Paulicéia Desvairada, foi desde então reconhecida como um dos eventos mais significativos da poesia brasileira.

    Mário de Andrade chefiou o Departamento de Cultura de São Paulo de 1935 até sua morte, organizando pesquisas do folclore e música folclórica do Brasil. Seus próprios romances refletem a preocupação com temas folclóricos; Macunaíma está escrito em seu estilo altamente idiomático em uma tentativa de recriar a verdadeira fala brasileira. Os poemas completos de Mário de Andrade foram reunidos e publicados postumamente em Poesias Completas. Estas, junto com suas obras de crítica literária, continuam influenciando as artes no Brasil.

(extraído da Merriam Webster’s Encyclopedia of Literature, tradução de Ivo Korytowski)


volta.gif (161 bytes)