GABI>> "Vamo’, Cacá! ‘Tamos atrasadas!"
CACÁ>> "Pra dá só uma variada..." – colocando então o último pedaço de pão na boca;
GABI>> "Veeem!" – indo para o carro fora de casa;
CACÁ>> "Tô indo, tô indo!"
Elas ainda não estavam de férias. Mas logo estariam. John as leva rapidamente para suas devidas faculdade e colégio, respectivamente. Já na entrada, Gabriela encontra com as suas amigas. Depois de alguns bons cumprimentos...
MARRIE>> "Sabe o que eu tava pensando? Em nós fazermos alguma coisa hoje à tarde."
Todas concordam.
GABI>> "Ih..."
MARRIE>> "Ih? Ih o que?"
GABI>> "É que não vai dar... não hoje pelo menos..."
POLLY>> "Ah, Gabi! Por quê não?"
GABI>> "É que os meus primos estão lá em casa. Eles vieram passar uns tempos por aqui."
DEA>> "Primos? Quê primos?"
GABI>> "Aqueles lá... de Tulsa e tal... o Zac, o Tay e o Ike... sabem?"
POLLY>> "O que??"
PRUE>> "Aquele Isaac??!! O gostoso da foto?!"
GABI>> "É..." – achando graça da amiga;
POLLY>> "O Agenor também?!"
GABI>> "Uhun."
DEA>> "E o menor?"
MAG>> "Ê Dea papa-anjo!!"
Risadas. Menos de Gabriela.
GABI>> "Também." – mais séria;
MAG>> "Ih, Gabi... acho que a gente vai ter que conhecer os seus primos."
GABI>> "Hmm... tudo bem." – todas sorriem – "Só que não hoje." – mudam a expressão para uma de decepção;
PRUE>> "Por quê não?"
GABI>> "É que eu não tô ainda muito íntima deles. Tá meio estranho ainda a coisa. Eu queria esperar pra apresentar ele pra vocês um pouco mais tarde."
POLLY>> "Amanhã já deu pra adquirir intimidade?"
Risadas.
GABI>> "É, quem sabe." – sorrindo;
O professor entra na sala. A aula começa.
Mariah dava as coordenadas para Lourdes para quando a irmã, o cunhado e os sobrinhos acordassem. Ela precisaria dar uma passada rápida na empresa em que trabalhava para providenciar alguns papéis para fechar últimos negócios antes de tirar suas tão merecidas férias, cujo havia transferido para o meio do ano por causa da inesperada visita de Diana. Após dadas as ordens, Mariah deixa a casa. Lourdes continua suas funções. Alguns bons minutos depois, ela ouve o barulho de alguém descendo as escadas. Lourdes coloca sua cabeça para fora da cozinha e vê Zachary e Mackenzie, de mãos dadas, na frente da escada, olhando ao redor como se procurassem alguém.
LOURDES>> "Bom dia, crianças." – sorrindo – "Acordaram muito cedo, não?"
ZAC>> "Ah... oi." – sorrindo um pouco sem jeito – "A nossa tia, cadê?"
LOURDES>> "Ela teve de dar uma saidinha. Coisa do trabalho dela."
ZAC>> "Aaah..."
LOURDES>> "Vocês não querem tomar café?"
Zac e Mackenzie se olham e sorriem.
MACKIE>> "Queremos."
LOURDES>> "Venham até aqui, então." – sorrindo.
Lourdes, em sua pouca altura, cabelos claros presos num coque sobre a cabeça, idade um pouco avançada, era o tipo de pessoa que cativava. Seu sorriso não saía de seu rosto por quase nenhum momento, simpatizando a todos que lhe cercavam. Zac senta com seu irmão menor na mesa da cozinha e passam a tomar café.
A manhã passa rápido. Camilla entra em casa. A barulheira que, nos próximos dias, se tornaria normal. Cacá havia se atrasado um pouco para o almoço por causa de Nathan, que insistia em querer lhe trazer em casa. Ela entra na sala de jantar e vê todos já sentados, preparando-se para almoçar. Todos a cumprimentam logo que a vêem.
Após a refeição, todos permanecem no quarto delas ouvindo um pouco de música e conversando. É quando a campainha toca. Lourdes aparece no quarto com Marrie acompanhando-a.
GABI>> "Marrie! Oi! Entra aí!" – sorrindo;
MARRIE>> "Oi..." – sem graça ao ver que havia mais pessoas ali.
Todos a olhavam.
GABI>> "Gente, essa aqui é a minha querida amiga Marrie."
ZAC>> "Oi, Marrie. Nome legal..." – sorrindo;
MARRIE>> "Obrigada... éééé..."
ZAC>> "Zac." – sorrindo com mais meiguice ainda;
Apesar de Marrie saber de quem Zac se tratava, preferiu perguntar pelo nome para parecer mais natural, já que é o normal em situações como essa.
GABI>> "Aquele é o Ike."
IKE>> "Oi." – sorrindo muito simpático;
MARRIE>> "Oi."
GABI>> "E o Tay."
Taylor apenas sorri suavemente.
MARRIE>> "Nossa, mas... da última vez que eu vim aqui não tinha tanta gente."
CACÁ>> "É que ‘cê num conheceu a criançada ainda. Hehehe..."
MARRIE>> "Nossa... então são esses os seus primos que ‘cês comentaram que iam vir?"
Marrie era extremamente discreta quando o assunto era disfarçar.
GABI>> "Ahan." – olhando-a com dizeres nos olhos – "Mas senta aí, Marrie...a gente só tá conversando."
Ela faz o que Gabriela sugere e senta ao lado de Zac, não muito próxima, na cama de Camilla.
ZAC>> "Você estuda com a Gá?"
Silêncio. Gabriela sente como se aquele "Gá" de Zac fosse uma carícia aos seus ouvidos. Há muito não ouvia alguém chamando-a assim. Ela sorri internamente. Zac coloca seus cabelos atrás das orelhas, como de costume quando fica nervoso, e reformula a pergunta.
ZAC>> "Com a Gabi?"
MARRIE>> "Ahan." – sorrindo;
Zac abaixa a cabeça. "Putz, que puta fora!!" ele pensa.
MARRIE>> "Vocês vão ficar aqui bastantão?’
IKE>> "Não sabemos na verdade. Vamos simplesmente ficando."
MARRIE>> "Aaaah..." – ela olha para Taylor – "Você não fala não?"
Camilla acha graça.
TAY>> "Eu? Ah... não, é que... ah, sei lá..."
MARRIE>> "Ah, sóóóó... ‘tendi."
Todos riem.
ZAC>> "Sabe o que é? O Tay é meio quase parando... Meio tatu..."
Risadas.
TAY>> "Haha! Muito engraçado!" – irônico;
MARRIE>> "Calma, gente, calma... sem brigas, por favor..." – ameaçando rir do comentário de Zac;
ZAC>> "Hehehe..." – olha para Marrie – "Ih, Marrie... o Tay nem stressa fácil... nah, quê isso..."
MARRIE>> "Sóóó..."
ZAC>> "Você percebeu, né?"
MARRIE>> "Claro, claro... hehe..."
TAY>> "Zac!"
Gabriela e Camilla riam. Começam a conversar todos juntos.
ZAC>> "Quantos anos ‘cê tem mesmo, Marrie?"
MARRIE>> "17. Você também, né?"
ZAC>> "Eu? Bom... é..."
TAY>> "Vai, Zac! Fala aê!" – como que se vingando;
ZAC>> "14."
TAY>> "Pirralho."
MARRIE>> "Ah, tá certo... a Gabi falou mesmo... eu que esqueci." – sorrindo;
ZAC>> "A Gabi falou, é?"
MARRIE>> "Ela disse a idade de vocês todos..." – sorrindo, disfarçando mais ainda;
ZAC>> "Aahh..."
MARRIE>> "Não sei se consola, mas você não parece que tem 14." – sorrindo;
ZAC>> "Já me disseram isso. Mas valeu." – sorrindo da maneira que só ele sorria. Sem forçar os lábios, sem os puxar, apenas sorrindo de leve, com meiguice. Gabriela o olha. Zac a olha também. Ela abaixa a cabeça.
MARRIE>> "Mas, viu, ‘cês precisam conhecer as outras meninas. Aliás, Gabi, é pra isso que eu vim aqui. Em nome das outras meninas, eu..."
GABI>> "Ahh!! O trabalho, né Marrie??!!" – levantando na mesma hora interrompendo Marrie. "Ai, só o que faltava ela falar aqui na frente dos meus primos que elas querem conhecê-los! Ô vergonha que iria ser!" ela pensa.
MARRIE>> "É... hehe... isso." – sabendo do que se tratava;
TAY>> "Tem mais meninas?" – quase que sussurrando, tímido.
Camilla não gosta muito daquele comentário.
MARRIE>> "Vix... é uma mulherada que ‘cê não imagina."
ZAC>> "E quando a gente vai conhecer?"
Gabriela sente-se incomodada com a pergunta de Zac. Na verdade, era exatamente essa a idéia dele. Tentar esnobar Gabi, por despeito talvez, coisa que ele jamais admitiria para si mesmo. O fato de a prima estar namorando com outra pessoa o fazia querer tratá-la mal, mesmo não sentindo nada por ela como antes. Esse sentimento de posse continuava com ele. Porém nada disso estava exatamente escancarado dentro de Zac. Era algo muito sutil e discreto.
GABI>> "Logo. Não se preocupe, Zac." – ressentida;
ZAC>> "Ah... tá." – sem graça. Por um rápido momento, se arrepende de ter feito tal provocação;
MARRIE>> "Ih, Zac..." – tentando descontrair – "Se ‘cê tá esperando alguma super model, esquece."
Zac sorri.
ZAC>> "Nah... desde que elas sejam legais..." – sorrindo;
MARRIE>> "Nossa... quem ouve ‘cê falando assim, ‘té parece que é isso que importa, né?" – risadas – "Nunca vi homem procurar uma menina ‘legal’. Mas... Bom, mas se for isso mesmo que ‘cê estiver atrás, ‘cê vai encontrar com certeza. As meninas são muito legais." – e sorri;
Zac sorri novamente.
CACÁ>> "Por que elas não vieram aqui com você?"
MARRIE>> "Porque elas tão me esperando na casa da Polly. A gente tá indo pra lá..." – como se os convidasse para ir junto;
GABI>> "Ah... manda um beijo pra elas e diz que amanhã a gente se vê. Hoje num vai rolar."
IKE>> "Gabi, tipo... nem se prenda pela gente. se ‘cê quiser ir..."
GABI>> "Não, mas eu quero ficar aqui com vocês."
IKE>> "Ah, então..." – sorrindo fingindo timidez. Risadas;
MARRIE>> "Bom, o papo tá muito legal, mas ‘devo-me’ ir porque elas tão me esperando." – sorrindo;
GABI>> "Tudo bem então. Vem, eu te levo até a porta."
As duas levantam. Marrie se despede de todos e vai embora. Gabriela retorna para o quarto.
ZAC>> "Ela é legal." – diz para Gabi;
GABI>> "É. Muito. Não é à toa que ela é minha melhor amiga. Ela e a Mag." – sorrindo;
ZAC>> "Quando que as suas amigas vão vir aqui?"
CACÁ>> "Aaah, Zac!! Haha... Já tá aí se assanhando por quê, hein?!" – tentando despistar o clima novamente. Zac ri – "Ih, Zac! Nem se preocupe. Elas viiiiivem aqui. Logo ‘cê conhece as figuras."
TAY>> "Olha o cara..."
IKE>> "Quem vê ‘té pensa que o Zac tá podendo desse jeito..."
Risadas. Gabriela ri aliviada. Não sentia-se bem com a idéia de que Zac pudesse estar tão interessado em garotas, sendo que ela, Gabi, estava por perto. Não. Ela não queria que você ela a procurada por ele. Só não queria que fosse qualquer outra.
Mais tarde, eles saem com a família toda reunida. Dia chuvoso, frio. Todos de casacos compridos, os menores com luvas e tocas. Se divertiram muito. Cacá e Taylor não tinham tanto problema em conversarem como primos, normalmente. Já Gabriela nem tanto. A cada menina bonita que passava, Zac não hesitava em olhar. Algumas vezes até mexia com elas. Teve até um momento em que Isaac comentou algo com Taylor.
IKE>> "Tay. ‘Cê notou como o Zac tá agindo estranho?"
TAY>> "Com certeza. Não pode passar mulher aqui que ele já vira o pescoço."
IKE>> "Não que seja anormal, mas... Sei lá, nem é o tipo do Zac fazer isso."
TAY>> "Você viu ‘quela hora que ele assobiou pra garota ali que passou?"
IKE>> "Sinistro..."
CACÁ>> "O que ‘cês tão cochichando aí??"
IKE>> "Ah, nada, nada..." – sorrindo sem graça.
E começam a andar juntos novamente, um ao lado do outro. Gabi não demonstrava que aquilo a incomodava como o fazia. Ela estava empolgada, rindo muito com as brincadeiras de Isaac e Taylor. Até mesmo porquê, não sentia-se exatamente triste. Digamos que decepcionada.
Depois do passeio, eles voltam para casa. John e Walker saem para fazer algo juntos. Diana e Mariah permanecem em casa conversando, discutindo planos para o próximo dia.
GABI>> "Vocês querem ver televisão?"
MACKIE>> "Desenho."
CACÁ>> "Hmm... a Lourdes tá vendo a novela agora. Você se importa de assistir aqui no quarto, Mackie?"
MACKIE>> "Não, não."
JESSICA>> "Que diferença faz aqui ou lá?"
CACÁ>> "É que aqui a televisão é menor."
JESSICA>> "Aaahh..."
Camilla liga o aparelho para as crianças.
GABI>> "A gente podia ir na varanda."
E vão. Todos nas cadeiras. Apenas Zac no chão, encostado na parede, perpendicular a Gabriela. A noite estava bonita, porém muito fria.
ZAC>> "Vocês nunca andam de shorts aqui não?"
CACÁ>> "Iiiiih... difícil."
IKE>> "Nossa..."
É quando eles vêem um carro parar na frente da casa. Adrian salta dele e, sem querer, olha para cima. Após acenar para todos muito simpático, faz sinal para que Gabi desça conversar com ele. É o que ela faz.
TAY>> "Namorado da Gabi?"
CACÁ>> "Uhun."
IKE>> "Gente fina?"
Camilla faz sinal de mais ou menos com uma das mãos. Gabriela chega até o namorado. Zac observava atento aos dois. O casal beija-se nos lábios. Pareciam conversar amigavelmente. Adrian deslizava os dedos nos cabelos de Gabi demonstrando carinho, fazendo-a sorrir algumas vezes. Zac espreme os olhos, afinando a vista, não gostando da cena. Inicialmente ele tentou não olhar, mas, sem perceber, sua cabeça acabava direcionada sempre para o mesmo ponto.
CACÁ>> "Nossa, o Adrian? Vixxx’... esse aí se não vê a Gabi pelo menos todos os dias, desidrata. Ele gosta muito dela. Se eles não passam o dia juntos, pode apostar que mais ou menos nesse horário, ele vai aparecer."
Um arrebatador ciúmes surge de repente, e total, em Zac. Parecia que lhe esmagaria o coração, numa mistura de ansiedade e desconforto. Adrian diz mais algumas coisas e puxa a namorada num forte beijo. Gabriela sabia que podia ver-se da varanda o que acontecia e, por isso, mostrava-se mais feliz do que de costume com a presença do namorado. Ela queria que Zac visse e sentisse o que ela passou durante todo o dia. Algo inconsciente, pois ela achava que era uma disputa que ocorria só da parte dela. Adrian beija-lhe uma última vez e entra no carro. Gabi espera ele sair e volta para a varanda.
IKE>> "Apaixonada, Gabi?"
Ela se acomoda.
GABI>> "Ah... nah..." – sorrindo;
TAY>> "Como é o nome dele mesmo?"
ZAC>> "Adrian."
Gabi o olha. Os dois ficam encarando-se. Naquele momento, o mundo em volta de Gabriela e Zac parou. Em rápidos segundos, o passado correu pela mente de ambos. A maneira séria com que Zac a fitava, facilitava a leitura de seus pensamentos. Eram os mesmo que os de Gabi.
ZAC>> "Não é?"
GABI>> "É. É sim."
TAY>> "Aaah... lembrei dele. Aquele dia que a gente veio aqui só por um dia, ele veio atrás de você."
Zac continuava sério observando a conversa. Camillla percebe que, tanto ele como Gabi, não sentiam-se muito à vontade.
CACÁ>> "Ô gente... ‘cês não querem entrar? Tá meio frio..." – se abraçando;
Todos concordam. Já estava um pouco tarde. Mariah logo vem lhes avisar do horário. Tudo arrumado, deitam para dormir. Naquela noite, Gabriela tem um sonho ruim com Zac e acorda assustada no meio da noite. Camilla acaba acordando também.
CACÁ (sussurrando)>> "Tá tudo bem, Gabi?"
GABI (sussurrando)>> "Tá sim... eu só preciso de água." – já levantando.
Desce até a cozinha no escuro. Enche um copo d’água e toma lentamente, ao mesmo tempo em que pensava. Resolve encher mais um para levar para o quarto. Quando estava começando a andar, já saindo pela porta da cozinha, no escuro, choca-se com outra pessoa. O susto fez com que Gabi larga-se o copo, mas num rápido reflexo, colocou o seu pé sobre o local no chão que iria cair e se quebrar, o que causaria um barulho capaz de acordar a todos. No momento em que o copo atinge o peito do pé de Gabriela, a dor que ela sentiu não foi das menores. Zac rapidamente acende a luz.
ZAC>> "Nossa, o que foi que aconteceu que eu não vi nada?" – assustado tanto quanto Gabi;
GABI>> "O copo... caiu no meu pé..." – sentada no chão com as mãos sobre o local em que doía. Havia água espalhada por toda a sua volta;
ZAC>> "Desculpe... eu não queria te assustar." – agachado ao lado dela;
GABI>> "Nah... Tudo bem... já tá doendo mesmo..." – sorrindo;
ZAC>> "Vem, eu te ajudo a levantar." – estendendo-lhe a mão;
GABI>> "Caracas, que bagunça." – já de pé.
Gabriela apanha um pano na área de serviço e trata logo de limpar aquela bagunça. Zac a ajuda, já que sentia-se um pouco culpado por tudo aquilo. Arrumação feita, Gabi guarda o pano.
GABI>> "E o meu copo d’água... era uma vez..."
Zac sorri.
ZAC>> "Não, não. Quer ver?"
Zac apanha um outro copo no armário, coloca água e dá para a prima.
ZAC>> "Tó." – Gabi segura o copo – "Você não vai nem sentir a diferença. Garanto que tudo o que o outro tinha, esse aí tem também." – sorrindo. Gabi acha graça;
GABI>> "Ah... hehe... ‘brigada."
ZAC>> "Até mesmo porquê, o outro copo nem quebrou. ‘Cês ‘inda vão poder contar com a companhia um do outro por algum tempo." – brincando novamente. Gabriela ri baixinho.
Silêncio. Zac os cabelos atrás das orelhas. Gabriela ajeita a camisola. Aquela cena repetia-se mais uma vez com eles. Pensam em dizer alguma coisa, mas acabam falando ao mesmo tempo.
GABI>> "Bom, acho que eu vou dormir."
ZAC>> "É. Cara, tô morrendo de sono."
GABI>> "É, eu também."
ZAC>> "Vamo’ subir então."
Eles voltam para os seus quartos. Apenas acenam um pouco de longe, como um desejo de boa noite. E vão deitar.