O Cubo Soma
"Um problema vale ser enfrentado quando prova seu valor nos acertando de volta."
Piet Hein
O Cubo Soma é um quebra-cabeça criado pelo poeta e desenhista de quebra-cabeças Dinamarquês Piet Hein, em 1936. Ele consiste em um conjunto de sete peças tridimensionais, formadas pela união de pequenos cubos, combinadas de forma a criar um cubo maior. Não é uma tarefa simples, como pode se supor a primeira vista. Apesar de existirem 240 soluções distintas para o arranjo das peças no cubo, sem contar as simetrias, espelhamentos e rotações de peças que elevam o número total de soluções para mais de um milhão, muitas vezes acaba-se com uma peça na mão que não encaixa.
Mas a grande virtude do Cubo Soma é de não se restringir à solução inicial. Assim como no Tangram, em que além de se formar um quadrado com as peças também podem ser formadas uma infinidade de figuras, com o set tridimensional do Cubo Soma podem ser criados verdadeiras esculturas, ainda mais quando se combinam mais de um jogo de peças. Em um livreto que acompanhava o jogo produzido pela Parker Brothers, da década de 50, apareciam inúmeras formas para serem montadas. Hoje em dia, em alguns sites de aficcionados são disponibilizados milhares de figuras. Uma boa referência é o site http://www.fam-bundgaard.dk/SOMA/SOMA.HTM, que conta com mais de 2.000 imagens, o livreto já mencionado para download, chegando ao exagero de ter um programa destinado a resolver as várias configurações. Mas esse acaba com a brincadeira, servindo mais como curiosidade.
As peças são extremamente simples, podendo ser feitas até em casa. Existem conjuntos de plástico, madeira, papel-cartão e até usando bloquinhos Lego como matéria-prima. Preparei um com papel sulfite, e disponibilizei as instruções de como montar seu próprio conjunto logo abaixo. Basta uma impressora, tesoura, cola, e um pouco de paciência para fazer a montagem das peças. Mas a diversão é garantida por horas.
Finalmente, o nome Soma é inspirado na droga tranquilizadora do livro "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley. Nesse livro, a população é controlada por meio dessa droga, provocando sensações de bem-estar e conforto, e maravilha, não causa dependência. Essa é a única diferença para o Cubo Soma, pois quando menos se espera você está completamente dominado por ele.
Faça o download das peças clicando em cada uma delas. Imprima as figuras usando sempre a mesma configuração na impressora, para saírem com o mesmo tamanho, senão elas não encaixam. Depois corte, e use o bom senso para colar. Observe as figuras e use-as como guia.
Maurício Z. Mikola (mzmikola@mensa.com.br)
www.oocities.org/mzmikola/