CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > V > Vila do Estreito de Câmara de Lobos
 

 

Vila do Estreito de Câmara de Lobos

 

A elevação da freguesia do Estreito à categoria de vila foi aprovada em sessão plenária da Assembleia Legislativa Regional de 15 de Julho de 1994, sendo publicada no Diário da República de 14 de Setembro de 1994, entrando por conseguinte em vigor no dia seguinte. Tem a seguinte redacção o diploma que eleva à categoria de vila, a freguesia do Estreito de Câmara de Lobos: A Lei nº 11/82, de 2 de Junho, estabelece, no seu artigo 12º as condições necessárias para que uma passe a vila e, na Região Autónoma da Madeira, a freguesia do Estreito de Câmara de Lobos apresenta-se com os requisitos mais do que suficientes para aspirar a tal desidrato.

Possuindo uma população exemplarmente laboriosa que se estima em cerca de 13.000 habitantes, conta, pelo menos com um agregado populacional contínuo superior a 4.000 cidadãos eleitores.

A grande maioria da sua população dedica-se à construção civil, ao comercio e à agricultura, com especial relevo para a cultura da vinha, sendo famoso o seu vinho negramole e, em menor escala, à horticultura e à fruticultura, destacando-se a cereja, que se produz praticamente nesta freguesia.

É muito típico desta freguesia o grande movimento que se regista no seu centro, todos os domingos de manhã, assemelhando-se a uma autentica feira, onde tudo se compra, desde produtos de mercado, materiais de construção civil, pronto-a-vestir, até animais, aproveitando-se para fazer os mais diversos negócios, como contratar trabalhadores ou proceder a acertos de contas por trabalhos prestados.

Nesta freguesia ainda existem algumas quintas com suas casas solarengas, outrora locais de férias de Verão de senhores nobres e comerciantes prósperos do Funchal, para além de alguns pontos turísticos, com belíssimas panorâmicas, tais como Boca dos Namorados, a Boca da Corrida e o Jardim da Serra.

A freguesia de Estreito de Câmara de Lobos tem, nos últimos anos, dedicado especial atenção à actividade cultural e a Casa do Povo do Estreito, recentemente criada, vem-se revelando muito dinâmica e criativa, o que está bem patente nas realizações levadas a cabo, com destaque para a Festa da Cereja e Festa das Vindimas.

As duas associações culturais mais significativas são o Grupo Coral do Estreito e o Grupo Desportivo do Estreito, este, sem dúvida a maior instituição cultural da freguesia, na medida em que exerce a sua actividade não só no âmbito desportivo, com a prática de diversas modalidades, mas também no campo puramente cultural, através da publicação da revista Girão e da Rádio Girão, que lhe pertencem.

A freguesia do Estreito de Câmara de Lobos possui hoje importantes equipamentos colectivos, sendo de realçar: dois centros de saúde, para assistência médica; duas farmácias; quatro consultórios médicos privados, uma Casa do Povo, com elevado espírito realizador; um grupo desportivo ecléctico e manifestamente empreendedor; biblioteca; serviço de táxis; uma estação dos CTT; um armazém de vinho Madeira, com a sua respectiva adega; muitos estabelecimentos comerciais, sendo de referir: mercado, supermercado, mercearia, restaurantes, bares, livraria, papelaria, talho, discoteca, fotógrafos, cabeleireiros, oficinas de reparação de automóveis, pronto-a-vestir, sapatarias, diversas empresas de construção civil, um posto de abastecimento de combustível, estabelecimentos de ensino que ministram a escolaridade básica e obrigatória e uma escola preparatória e secundária, e a Fundação D. Jacinta , com a sua creche e três agências bancárias, concluindo-se de tudo isto que esta freguesia passa por um apreciável grau de desenvolvimento.

Assim: A Assembleia Legislativa Regional, nos termos da alínea m) do nº 1 do artigo 229º e do nº 1 do artigo 29º da Lei nº 13/91, de 5 de Junho e ainda de harmonia com o artigo 12º da Lei 11/82, de 2 de Junho e com os artigos 5º e 6º do Decreto Legislativo Regional nº 3/94/M, de 3 de Março, decreta o seguinte:

Artigo 1º. A freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, pertencente ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, é elevada à categoria de vila.

Artigo 2º.  O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura