MICARETA DE FEIRA DE SANTANA

Festa popular mais famosa da cidade. Realizada em data móvel ( geralmente entre abril e maio de cada ano ), que ocorre há mais de 58 anos com exceção do ano de 1.964 em virtude do golpe militar.Atrai um grande número de turistas e conta com a participação de grandes nomes da axé music além dos artistas da própria cidade.

A cada ano, a Micareta de Feira de Santana vem servindo de modelo para ourtas cidades e capitais do país e atraindo a curiosidade de turistas de todo lugar.Antes não havia Micareta. O feirense extravasava sua alegria dentro do tradicional período momesco. Esse costume, de acordo com estudiosos, se repetia desde o final dos anos 20 até pouco mais de metade da década de 30. Apesar da concorrência com o Carnaval de Salvador, aparentemente não havia motivos ou intenções de acabar com a festa. A animação era intensa e as ruas ganhavam brilho especial com o desfile das grandes entidades carnavalescas. Mas os foliões foram levados a mudar de planos para não deixar o Carnaval inacabado.
Foto cedida pelo ex-Jornal Feira Hoje
Ocorre que o Carnval de 1.937 foi interrompido por causa de uma tempestade que se abateu sobre a cidade, já no final da festa. Inconformado, um grupo de foliões, liderados pelo professor Antônio Garcia, decidiu promover uma nova festa que a princípio seria denominada de "páscoa carnavalesca". Depois de muita polêmica, foi sugerido o nome de Mi-careme, extraído de uma expressão francesa. Mas o nome oficial ficou sendo Micareta, festejo que passou a ser realizado quinze dias após a Páscoa, como aconteceu naquele 27 de março de 1937.
Hoje a Micareta só tem crescido, reunindo a cada ano um número cada vez maior de foliões. A Micareta vem ganhando, a cada ano, uma variedade de sons e ritmos que leva todos ao delírios até as primeiras horas da quarta-feira.
Foto cedida pelo ex-Jornal Feira Hoje  
Da sexta até a terça-feira a cidade explode em alegria com dezenas de trios-elétricos comandados por cantores e bandas como: Chiclete com Banana, Netinho, Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Banda Cheiro, Durval Lélis, Pimenta Nativa, Gerasamba, Timbalada, Araketu, Banda Mel, Ivete Sangalo, Banda Pike, Banda Eva, etc, que trazem os blocos da cidade ( Bafo de Baco, Lá Vem Elas, Armação, da Praça, AV, Me Dê Amor, Animal e outros, com uma média de 2.000 participantes por bloco), além de outros trios contratados pela prefeitura para puxar o "povão".
Além dos trios há, não só, a opção dos palcos fixos, onde artistas em geral, comandam os foliões em lugares estratégicos da cidade (para diminuir o fluxo de gente no centro da folia), como também as festas nos clubes sociais onde se concentra um grande número de pessoas.
Foto cedida pela Secretaria Municipal de Comunicação Social.
(fotos: Reginaldo Pereira e Renivaldo Luz)

Retorna a página principal

Retorna a página anterior