Retrato Fisico

Vejiita é um tipo de estrutura baixa, cerca de 1,60 m, e pesa cerca de 75 Kg. O seu corpo é o mais bem constituido [e bem desenhado], que o tornam num dos mais elegantes da serie. Todo ele é proporcional e sem grandes abusos.
Como prova de ser um guerreiro bem vivido, Vejiita tem no corpo "lembrancinhas" de batalhas anteriores, pois o seu corpo, nas costas, no peito, e nos braços, apresenta algumas cicatrizes.
O seu cabelo é negro, tornando-se dourado quando em SSJ, assim como os seus olhos bem pretos, também adquirem uma cor esverdeada aquando SSJ.
Vejiita também tinha a cauda, a Trade Mark dos Saiyajins, mas foi-lhe cortada na primeira luta com Gokou. A cauda tinha uma grande utilidade para ele, mas quando ele viu que já não a tinha, não se importou lá muito. A função da cauda é permitir a transformação de um Saiyajin em Oozaru, alem de que se não for treinada, pode tornar-se um grande embaraço, porque é ela a principal fonte de energia de um Saiyajin e o seu maior ponto fraco, quando apertada.

Na serie GT, ele aparce com um corte de cabelo meio estranho e um bigode por fazer, estranho, porque no Japão, pelos na cara é considerado 'fora de moda'. Mas isso acaba depressa, pois na segunda vez que ele torna a aparecer na serie, no episódio 25, ele já mudou o penteado e fez o bigode. Caso para se dizer que fica extremamente KAWAII.^_-

Por ultimo é de salientar que ele anda sempre vestido com a cor azul, salvo algumas exepções, e a sua roupa é sempre bem justa ao corpo, o que lhe confere uma grande mobilidade.

Retrato Psicologico

O retrato psicologico de Vejitta é muito muito complicado, e longo, porque este tipo é todo ele pura maldade, como ele bem o diz..." Eu sou puro...MAL PURO!!" (ou "Eu tenho um coração puro... É só mal puro!!"). Na realidade, ele tem todas as caracteristicas para ser o melhor entre os maus e o pior entre os bons, mas as vezes tanto Mal junto ajuda...Mas isso é para depois.
Ok, vamos começar: ele é terrivel, temivel, cruel, irascivel, ironico, tem um ego insuportavel, é arrogantissimo, ciumento, tem espirito derrotista, e defende o orgulho cegamente, que por vezes tem tendecia de o conduzir à morte. É vingativo, principalmente quando se trata de defender o orgulho.
É frio para todos, e nunca dá a entender os seus verdadeiros sentimentos, até dele próprio os esconde. É extremamente obstinado, e quando mete uma coisa na cabeça não descansa enquanto não a conseguir realizar.
Não é dificil para ele fazer com que os outros percam a cabeça, e depois, com aquela mania das grandezas...
Tem acessos de raiva por vezes incontrolaveis que o fazer 'perder o norte', arrisca tudo e arrasa quase toda a gente que lhe faz frente ou o impede de continuar com a ideia que tinha. Gokou é um dos que possui a arte de o saber fazer parar a tempo leva pouco a serio as suas 'birras', o que o faz ficar infurecido [Vejiita], mas no fundo, ele adimira Gokou, por isso e não só, mas esse é um dos factores essenciais.
Bem, mas não se pode dizer que ele foi assim durante toda a serie, porque ele mudou bastante, ate a pontos de engolir o seu próprio orgulho. Ele não perdeu estas caracteristicas ao longo do tempo, elas apenas estão ou estavam adormecidas em si e por vezes renascem, o que traz muitas dores de cabeça aos seus. E quem é que o fez adormeçer ou pelo menos acalmar esta ira toda? A familia, é claro. E é pela familia que ele se sacrifica e 'come' o orgulho, mas só o adimite raramente.
Ele teve ciumes de Gokou e MiraiTrunks, porque eles podiam atingir o estado de SSJ e ele não, e logo ele, que "era o principe e o melhor querreiro de todos os tempos", e também teve ciumes de Yamcha, por causa de Bulma.
Quanto finalmente atingiu o estado de SSJ, voltou a renascer o seu ego, e a sua colera voltou á luz do dia, mas foi sol de pouca dura porque foi aí que ele se apercebeu que alguma coisa estava a mudar e decidiu deixar o destino tomar conta dele. E que destino...
O pior é o seu espirito derrotista, quando ele mete na cabeça que esta tudo perdido,e que não há saida, pode deitar tudo a perder, mas á sempre quem o faça ver as coisas de outra forma. É o proprio Vejiita que nos dá a entender os seus sentimentos mais profundos, o resto consegue-se ver atraves de uma observação minuciosa de todos os seus actos. No fundo, no fundo, ele é bom.
Digo isto porque Vejiita é o personagem com o caracter mais versatil da serie, e o que mais sofre mudanças de comportamento, e o que nos dá mais que pensar para lhe decobrir os seus sentimentos mais profundos e os porquês daquela maneira de ser tão estranha. Penso que são estes os factores essenciais que levam tantas pessoas a se apaixonarem por esta figura tão controversa, que tantos pesadelos e ataques de raiva que provoca a alguns.

Retrato Familiar

Pouca coisa se pode dizer àcerca da ligação que Vejiita tem com a sua familia. Sabe-se pois, que tem dois filhos e no final do DBGT, faz 31 anos que vive na Capsule Corporation, e 30 que está com Bulma. [imaginem, 30 anitos...]
O que se sabe àcerca da sua relação com a familia provem de revelações que ele faz , cenas familiares, e conversas de Bulma. Ele nunca deixa de ser frio, mas é extremamente protector, salvo uma vez, em que deveria ter salvo Bulma e ChibiTrunks, que estava na nave, tendo sido MiraiTrunks que os salvou. De resto, sabe-se que se sacrificou e se se sacrificaria novamente se isso fosse preciso para salvar a familia, até faz coisas que lhe agradam pouco, como a fusão com os Potara.
Ele acaba por ver que a familia é tudo o que ele tem.
O seu relacionamento com Trunks é mais de professor do que pai, mas depois de Majin Boo isso mudasse mais. Já Bura, que tem o feitio da sua mãe, não quer saber se o pai lhe liga ou não lhe liga, ela adora-o e nutre por ele uma grande adimiração, tal como Trunks, ela é talvez a personagem que não o larga e fa-lo fazer coisas meio estranhas, pouco normais para um guerreiro da sua estripe.
Já Bulma trata-o com indiferença, em certas alturas, pois ela é a pessoa que melhor o conheçe e sabe que ele só faz o que faz para preservar o orgulho, e entende-o como ninguém.

Continuar

Sujeito a modificações