Brazilian Stock Market Report

Relatório do Mercado de Ações Brasileiro

No. 4 - 6/4/1997

Paulo Romero Zanconato Pinto


SEÇÕES DESTA EDIÇÃO


NOTÍCIAS


CONCEITOS:

GAP: Da língua inglesa: DIFERENÇA - INTERVALO.

Quando o mercado de qualquer ativo sofre uma interrupção em sua negociação, existe a possibilidade de ocorrer também uma diferença entre o seu preço de fechamento e o seu preço de abertura, devido a um fato novo ocorrido neste intervalo que provoque uma reavaliação por parte dos agentes do mercado (investidores), no valor do ativo. Esta diferença de preços também é conhecida como PRICE GAP.

Um exemplo deste tipo de evento em séries históricas de cotações foi o comportamento das ações da TELEBRAS nesta última semana ( VER SEÇÃO NOTÍCIAS ) que foi influenciada por duas notícias ocorridas durante os intervalos dos pregões, uma negativa, no feriado da semana santa, e outra positiva, na noite da última quinta-feira.

O gap, quando ocorre numa série histórica, provoca uma espécie de janela ou lacuna na qual o preço não pode ser influenciado pelo mercado, sendo por isso uma incógnita qual seria o real movimento do preço caso não tivesse ocorrido este intervalo de tempo.

A observação de várias ocorrências deste tipo de descontinuidade (GAP) mostra que mais cedo ou mais tarde o preço do ativo volta a passar pelo mesmo intervalo.

O mais interessante é que quase 70% dos GAPs são "fechados" em no máximo 2 dias após a sua ocorrência. Isto significa que um grande salto ocorrido nos preços de um ativo em geral não reflete a avaliação da maioria dos agentes do mercado. Isto levou aos profissionais de mercado a enunciar uma teoria de que: "Todo GAP será fechado".

Se este tipo de observação tem algum valor científico não se sabe, mas o comportamento humano nem sempre pode ser explicado pela ciência ou pela matemática. A economia não é uma ciência exata e por isso com um forte componente estocástico (aleatório).


RECOMENDAÇÕES:

Observação: Cada previsão é seguida de uma chance (%) que representa a probabilidade da mesma previsão ocorrer, indicando assim a ocorrência mais provável em nossa opinião.

CURTÍSSIMO PRAZO: (1 A 7 DIAS)

CURTO PRAZO: (DE 1 A 2 MESES)

MÉDIO PRAZO: (DE 3 A 12 MESES)


FIM.

HOME